Sucesso em 1977, “O Astro” volta nesta terça-feira em nova versão

Remake da novela de Janete Clair terá Rodrigo Lombardi no papel de Herculano Quintanilha

Rodrigo Lombardi será o protagonista de "O Astro"
Rodrigo Lombardi será o protagonista de "O Astro" Foto: João Miguel Júnior

Remake de uma novela de grande sucesso assinada por Janete Clair e que foi ao ar em 1977, O Astro está de volta e vai ao ar na RBS TV. A partir de terça-feira, entra no ar o que vamos nos acostumar a chamar de novela das onze, e o protagonista, que um dia foi vivido por Francisco Cuoco, será agora interpretado por Rodrigo Lombardi. Já o mistério da novela quem matou Salomão Hayalla? será mantido (o que os autores não garantem é que o assassino será o mesmo da novela original).

Escrita por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, O Astro tem como uma de suas armas o grande elenco. Entre eles, Regina Duarte, Francisco Cuoco, Daniel Filho, Sérgio Mamberti, Rosamaria Murtinho e Alinne Moraes. É uma frase dita pelo (novo) personagem de Cuoco, Ferragus, que dá o tom da história: “Todos os seres humanos querem ser enganados”.

É a partir de um golpe frustrado e de um tempo passado na prisão que Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi) se transforma no Professor Astro. Dono de uma loja de quinquilharias na pacata Bom Jesus do Rio Claro, Herculano leva uma rasteira do parceiro de trambiques Neco (Humberto Martins), o que o leva a ser condenado à prisão. Lá, ele conhece Ferragus (Francisco Cuoco), um detento mais velho que Herculano, que, por causa de seus truques, tem muitas regalias na prisão. Encantado, Herculano se torna discípulo de Ferragus e, por ser um bom aluno, ganha como prêmio uma pedra ametista.

Anos mais tarde, Herculano vai parar em uma casa de shows no Rio, onde encarna o Professor Astro, mestre de cerimônia da noite de ilusionismo e vidência. Durante seus shows, Herculano conhece Amanda (Carolina Ferraz), por quem se apaixona e reencontra seu desafeto, Neco.

Durante um de seus espetáculos, o olhar do Astro se cruza com o de uma requintada mulher, e uma paixão surge entre eles. Ela é Amanda (Carolina Ferraz), herdeira da Construtora Mello Assunção, que está a ponto de falir. Ela, que sempre foi cética, assiste ao show com ar blasé até que Herculano (Rodrigo Lombardi) se aproxima e revela verdades sobre ela. Ao sair de lá, junto da amiga Beatriz (Guilhermina Guinle), ela diz:

— Eu tenho a impressão de conhecer esse Herculano há milênios.

Mais tarde, de tanto falar sobre Herculano com Beatriz, Amanda vai provocar a paixão da amiga pelo Astro também. É então que começa a disputa entre as duas pelo amor do protagonista da história.

De repente, um jovem de camiseta e jeans aparece e começa a distribuir dinheiro para o povo que está ao lado de fora da inauguração do novo supermercado. O púbico presente invade o supermercado e arremata todos os produtos que consegue pagar com o dinheiro recebido. O jovem que promoveu a ação é Márcio Hayalla (Thiago Fragoso), único filho e herdeiro do império de Salomão Hayalla (Daniel Filho) e que vendeu seu próprio carro para distribuir o pagamento à população.

Apesar de ser um homem honesto, Salomão valoriza excessivamente o dinheiro. Essa é a grande diferença entre ele e seu filho. Márcio (Thiago Fragoso) quer viver como um missionário, longe das seduções do mundo material, e abomina a hipocrisia e o culto ao dinheiro reinante na família. A guerra entre eles, no entanto, começa em uma grande festa promovida por seus pais, Salomão e Clô (Regina Duarte), na mansão da família. O motivo da comemoração é a inauguração de um novo supermercado dentro da rede.

Quando familiares, amigos, empresários e banqueiros já estão na festa, Márcio desce as escadarias tirando todas as peças de roupa até ficar completamente nu e dizer: “Pronto, pai! Agora sou um homem livre!”. Essa é a senha para que Salomão interne o filho em uma clínica psiquiátrica no dia seguinte.

Passado algum tempo, Márcio recebe a ajuda de Jôse (Fernanda Rodrigues), amiga de infância e eterna apaixonada. Assim, o rapaz consegue fugir da clínica e passa a vagar pelas ruas do Rio em companhia de seu trompete. É numa dessas ruas que ele vai conhecer Lili (Alinne Moraes) e se apaixonar por ela.

Interpretado por Rubens de Falco na versão original de O Astro, Samir Hayalla desta vez será vivido por Marco Ricca. Irmão mau-caráter do poderoso Salomão Hayalla e grande vilão da trama, Samir tem como objetivos assumir o comando da rede de supermercados Grupo Hayalla e se casar com Amanda (Carolina Ferraz).

Por causa de sua ambição, Samir será um dos suspeitos de ter matado Salomão. Após a morte do irmão, vê em Márcio (Thiago Fragoso) seu grande obstáculo para assumir o controle do grupo. Os outros irmãos de Salomão, Youssef (José Rubens Chachá) e Amin (Tato Gabus), também estão de olho na herança mas não têm a mesma ganância de Samir.

O casamento de Clô (Regina Duarte) e Salomão Hayalla (Daniel Filho) nunca foi uma maravilha, mas a internação do filho, Márcio (Thiago Fragoso), faz Clô se indignar com o marido. Decepcionada por não ter do marido a atenção que gostaria, ela se envolve com o jovem Felipe (Henri Castelli). Amigo de infância de Márcio, Felipe entra para um grupo de delinquentes de classe alta. Tudo vai bem até que Salomão descobre o envolvimento dos dois e dá um jeito de fazer Felipe sair do país. Depois de um tempo e escondido de todos, Felipe volta ao país. Logo depois, Salomão é assassinado em circunstâncias misteriosas.

A investigação criminal toma conta da trama, que inaugurou o clássico “quem matou” das novelas brasileiras. Na versão original, o assassino era mesmo Felipe. Mas, desta vez, os autores não revelam se irão manter o mesmo desfecho ou se vão criar outro criminoso.

A casa de espetáculos Kosmos, na qual Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi) faz seus shows, pertence a Natal (Antonio Calloni), empresário nascido e criado no bairro da Penha. Foi lá onde Neco (Humberto Martins) investiu o dinheiro que arrumou passando a perna em todo mundo. É nesse mesmo bairro que mora Lili (Alinne Moraes), cunhada de Neco. É por ela que Salomão Hayalla (Daniel Filho) vai se apaixonar, mas é com o filho dele, Márcio (Thiago Fragoso), que a bela jovem vai viver um grande amor.

Leia mais
Comente

Hot no Donna