Suor excessivo: saiba como evitar o desconforto

Axilas, mãos, pés, face e couro cabeludo são as partes do corpo que mais transpiram

Oprah desmente que tenha relacionamento com sua amiga Gayle King
Oprah desmente que tenha relacionamento com sua amiga Gayle King Foto: Reprodução

Só quem sofre com o desconforto do suor excessivo sabe o quanto isso incomoda. Seja na hora de um cumprimento ou mesmo ao praticar algum esporte. A hiperidrose ou sudorese excessiva é uma doença que atinge cerca de 1% da população.Pode causar além da transpiração exagerada, isto é, mais do que a necessária para o controle da temperatura do organismo, incômodos como sensação de umidade e forte odor.

A dermatologista do Hospital Moinhos de Vento, especialista na disfunção Fabiane Kumagai, explica que a transpiração excessiva pode ser tanto generalizada quanto localizada. No entanto, as regiões do corpo mais acometidas pela hiperidrose são as axilas, as palmas das mãos, as plantas dos pés, a face e o couro cabeludo. Fabiane alerta, que a sudorese pode ser considerada excessiva, quando passa a causar um desconforto físico ou emocional, levando a restrições sociais.

Para driblar os efeitos negativos da doença a dermatologista costuma indicar o uso de desodorantes antiperspirantes industrializados, loções com cloridróxido de alumínio manipuladas, a iontoforese (corrente galvânica) e medicamentos orais. Nos casos mais resistentes, revela que é possível utilizar a injeção de toxina botulínica, cirurgia de curetagem de glândulas ou a simpatectomia (cirurgia torácica assistida por vídeo).

Principalmente durante os dias quentes de verão, a dermatologista sugere evitar o uso de tecidos sintéticos, que aquecem e não permitem a absorção correta do suor, e que acabam aumentando o desconforto. As roupas de algodão, bem arejadas e trocadas com frequência diária junto aos desodorantes com sais de alumínio, são fortes aliados contra a hiperidrose axilar.

? Calçados abertos são da mesma forma úteis na prevenção da sudorese plantar ? aponta.

Para a hiperidrose em face (crânio facial), o uso de filtro solar em forma de pó compacto é mais um aliado contra o desconforto e contribui de maneira expressiva para evitar o aspecto brilhante da pele e o gotejamento de suor.

Mito

A dermatologista adverte ainda com relação a informações divulgadas através da internet relacionando os sais de alumínio e seus derivados (componentes dos antitranspirantes) a possíveis casos de câncer de mama.

? Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), após uma avaliação científica o parecer da instituição foi de que até o momento não foram apresentados dados capazes de provar a relação de sais de alumínio com a incidência de câncer de mama ? explica.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna