Suplementos em cápsulas podem ser aliados do bronzeamento

O betacaroteno ajuda a produzir a melanina

Suplementos à base de betacaroteno auxiliam o processo de bronzeamento
Suplementos à base de betacaroteno auxiliam o processo de bronzeamento Foto: Emerson Souza

Quanto mais próximos chegamos do verão, mais as pessoas se preocupam em adquirir o bronzeado ideal. Em busca desse objetivo, vale tudo, desde que a saúde seja priorizada em primeiro lugar. Segundo nutricionista Audrey Abe, da Rede Natural em Casa, muitas pessoas acabam consumindo suplementos que auxiliam nesse processo.

A especialista explica que esses suplementos, amplamente disponíveis no mercado, são ricos em um nutriente especial: o betacaroteno.

? Ele é um micronutriente precursor da vitamina A. Uma vez ingerido, este micronutriente é convertido em vitamina A e auxilia a produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. É por isso que é conhecido pela sua contribuição acentuada no bronzeado ? afirma, ressaltando que, além da função foto-protetora, atuando na prevenção dos prejuízos causados pelo excesso de exposição solar, o betacaroteno atua também como antioxidante, neutralizando a ação de radicais livres e reforçando o sistema imunológico.

Audrey destaca que o consumo dessas cápsulas não deve ser feito sem orientação pois ele pode trazer efeitos bastante indesejados.

? Caso prefira consumir esse tipo de produto, consulte um médico ou nutricionista antes ? alerta.

Conforme a nutricionista, para garantir um bronzeado mais intenso e duradouro, deve-se procurar aumentar o consumo de betacaroteno algum tempo antes de se expor ao sol.

? Os efeitos da dieta rica desse micronutriente costumam aparecer em 10 a 12 semanas ? ressalta.

? Em relação à quantidade, a ingestão de betacaroteno tem sido expressa até agora como parte da Dose Diária Recomendada (DDR) para a vitamina A, variando assim, conforme sexo e faixa etária ? destaca.

A nutricionista afirma ainda que o corpo humano só sintetiza o betacaroteno em vitamina A quando necessário, de modo que o seu consumo em excesso não é tóxico ao organismo. O único efeito colateral do consumo excessivo é o surgimento de uma tonalidade mais amarelada da pele, que costuma desaparecer conforme se adequa a ingestão desse micronutriente.

Audrey ressalta ainda que, para quem prefere aposta mais na alimentação, muitos alimentos podem contribuir para um bronzeado mais bonito e uniforme.

Alimentos que são fonte de betacaroteno

:: Frutas amarelas/ laranjas:

Mamão, manga, carambola, nectarina e pêssego.

:: Vegetais amarelos/ laranja:

Cenoura, abóbora, beterraba e batata doce.

:: Vegetais folhosos verde escuro:

Espinafre, brócolis, endívia, couve, chicória, escarola e agrião.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna