Tire suas dúvidas sobre a depilação íntima

Retirar os pelos da virilha não prejudica a saúde

Mulheres depilam a virilha mesmo após os meses de verão
Mulheres depilam a virilha mesmo após os meses de verão Foto: Jefferson Bottega

Retirar os pêlos da região íntima é hoje mais do que um ritual de beleza e se transformou em um item da higiene feminina. A prática já faz parte do ritual de higiene e beleza de muitas mulheres. Passado o verão, mesmo sem a exposição mais frequente do corpo, o hábito continua.

Com o aumento da procura, crescem também as dúvidas sobre a segurança dos procedimentos, principalmente os realizados na retirada total dos pelos da virilha e do ânus. Apostar em uma cera de qualidade, na temperatura correta e usada por pessoas treinadas é muito importante. Confira abaixo dicas e mitos sobre a depilação íntima:

:: Retirar todos os pêlos da virilha prejudica a saúde íntima?
Com a evolução dos tempos nosso organismo vem se preparando para acatar um menor volume de pelos. Hoje temos sabonetes íntimos especiais e outros produtos para cuidados que auxiliam na proteção da região e ficar sem os pelos não é mais nenhum problema. Porém é sugerido que a mulher faça a depilação que acredite ser mais adequada. A escolha é pessoal.

:: Depilar a região anal pode provocar hemorróidas?
As hemorróidas são a estrutura responsável por proteger o canal anal e que ajuda a manter a continência fecal e a realizar drenagem venosa da região. Muita pressão pode fazer com que as veias no reto e no ânus inchem e fiquem esticadas e aí chamamos de doença hemorroidária. A cera ou o ato de depilar a região não causa a doença. Porém, quem já tem a doença deve evitar o procedimento ou avisar a atendente para que tenha cuidado e não provoque desconforto ou dor.

:: Depilar a região íntima dói mais no período pré-menstrual?
No período pré-menstrual a mulher sofre grande alteração hormonal que reflete em todo o organismo de forma diferente para cada mulher. Em 90% dos casos as mulheres sentem mais dor no período pré-mesntrual. Porém, há mulheres que não sentem transformações tão evidentes nesse período e podem depilar tranquilamente.

:: É preciso fazer algum tipo de teste com a cera para a região íntima?
É indicado fazer sempre o teste da cera antes de aplicá-la em qualquer região a ser depilada. Caso a mulher tenha alguma alergia, o procedimento é fazer o teste no antebraço 24h antes de realizar a depilação.

:: Como saber se tenho uma mucosa mais sensível, a ponto de ter alergias ou irritações posteriores?
Na verdade, a cera nunca entra em contato com a mucosa, já que essa região não produz pêlos. A cera é utilizada na região ao redor da mucosa. De qualquer forma, essa também é uma área sensível e requer cuidados extras ao depilar para não machucar.

Fonte: Regina Jordão, fundadora da rede Pello Menos,
franquia de 40 unidades em todo o Brasil.

Leia mais
Comente

Hot no Donna