Tom nude segue forte no verão: saiba como usá-lo na maquiagem

Maquiador Lázaro Lambertucci fala sobre as tendências do verão

Boca deve ser apagada, olho pode ter mais cor
Boca deve ser apagada, olho pode ter mais cor Foto: Diego Redel

O verão 2011, como foi mostrado nas passarelas no Brasil e mundo afora, pede roupas mais leves e curtas, muita cor e estampa. A maquiagem, que completa a produção, também recebe influências das novidades da estação.

O tom nude, que foi tendência das roupas e acessórios do outono/inverno continua forte no verão e invade também a maquiagem. Prova disso é o make todo nude de Luiza Salgado, personagem interpretada peça atriz Guilhermina Guinle na novela Ti-ti-ti, da Rede Globo.

Ela se transformou no ícone fashion da novela e virou referência em maquiagem, roupa e cabelo. Sua produção é uma das mais elogiadas e copiadas da Rede Globo no momento. Ela abusa de muita máscara de cílios e sombra nos tons amendoado e marrom. Além do esmalte fosco sempre nos tons terrosos.

Linda no verão

Com a pele bronzeada, as mulheres querem o make up que valorize sua cor. Mas, a dúvida de muitas delas é se devem usar ou não maquiagem nesta época do ano, quando a transpiração é maior e a pele está naturalmente mais oleosa.

Para responder a estas e outras perguntas conversamos com o maquiador mineiro, Lázaro Lambertucci, experiente nas passarelas de moda do país e nas produções de editoriais. Ele marcou presença nos principais eventos fashion do país em 2010, como São Paulo Fashion Week e Minas Trend Preview.

Começando pela grande dúvida das mulheres, o maquiador afirma que as mulheres não devem abrir mão da maquiagem nunca, nem nos dias mais quentes do ano.

? Muitos produtos, como bases, corretivos, pó compacto e batom possuem filtro solar e protegem a pele contra os raios ultravioletas. Além disso, a maioria deles, hidratar a pele e evita a oleosidade em excesso ? revela.

O risco de a maquiagem ficar borrada nos dias mais quentes é alto. Para que isso não aconteça, Lázaro dá dicas infalíveis.

? Um pouco de sombra em pó seca, próxima aos cílios superiores e inferiores faz com que o lápis ou o delineador não escorra. E ainda, molhar a sombra com o pincel deixa o produto mais aderente às pálpebras, facilitando a aplicação.

Já para uma maquiagem mais tropical, o segredo está no blush. O produto garante um aspecto saudável ao rosto para quem ainda não ganhou aquela “corzinha” na pele, além de destacar o bronzeado de quem já está mais morena.

? As mais branquinhas devem optar por um blush mais rosado. Os tons bronze e marrom são ideais para peles morenas. O produto deve ser aplicado de fora para dentro, desde a raiz dos cabelos para o centro do rosto ? explica Lázaro.

Tendências verão 2011

Duas tendências opostas serão utilizadas nos rostos com foco no verão. A primeira é uma maquiagem mais divertida, onde as mulheres poderão brincar e abusar das cores.

? Os batons coloridos nos tons rosa e laranja vão dominar o look no verão ? aposta Lázaro.

A máscara para cílios e o lápis de olhos ou delineador também ganham cor. As sombras em tons flúor vão completar o visual.

? As principais cores da maquiagem são: laranja, verde, rosa, roxo, azul, além dos tons nude e dos metálicos ? destaca.

? Nos desfiles, os batons e as sombras apareceram em diversas cores e tons fortes, mas com efeito opaco. As apostas de maquiagem são olhos ou boca bastante carregados, nunca os dois juntos. O recomendado é utilizar sempre o tom nude junto com uma cor viva para que apenas uma parte do rosto ganhe destaque. Por exemplo, se o batom for colorido, opte por uma sombra nude e vice-versa ? orienta o maquiador.

A segunda tendência, com foco no dia-a-dia é o make nude total. O objetivo é deixar o rosto mais natural e leve, como se não tivesse usando nada. Para isso são utilizados produtos nos tons pastéis e marrons.

Para finalizar, Lázaro Lambertucci releva os segredos do kit básico para este tipo de maquiagem: sombras bem claras e escuras, lápis marrom ou cinza, máscara para cílios preta, iluminador, blush, batom cor de boca e gloss labial.

Confira os oito passos para uma make nude:

:: O primeiro passo, como em qualquer processo de maquiagem, é limpar, tonificar e hidratar o rosto. Não esqueça o filtro solar.

:: Aplique corretivo um tom mais claro que a pele, somente nas imperfeições, como olheiras, espinhas e cicatrizes.

:: Escolha base ou pó no mesmo tom da pele, estes produtos devem ser aplicados do centro do rosto para fora, de forma uniforme.

:: Mesmo em tons claros, é possível brincar com as sombras. Escolha um tom médio nas pálpebras e um mais escuro no côncavo. Utilize um iluminador levemente nas extremidades, apenas para dar um toque de luz.

:: Passe lápis marrom em todo o olho, em cima e embaixo, delineando bem.

:: Os cílios devem se destacar. Utilize uma máscara preta nos cílios superiores e inferiores, repetindo o processo de duas a três vezes.

:: O blush deve ser aplicado levemente de dentro para fora, apenas para dar um ar mais saudável à pele. Os tons mais indicados são marrons ou rosa queimado.

:: Para finalizar, contorne os lábios com um lápis marrom e utilize batom cor de boca. Se preferir um brilho a mais, o gloss transparente é uma ótima opção.

Leia mais
Comente

Hot no Donna