Travesseiros, toalhas e roupas ao sol: combatendo alergias de outono

Foto: Morgue File

O outono é a estação mais seca do ano e por isso inspira cuidados com a saúde respiratória. Mexer em roupas de cama e banho, casacos pesados e até mesmo arrumar a casa pode desencadear crises de asma, rinite e gripe. Para prevenir problemas é preciso manter os ambientes sempre bem ventilados e livres de poeira e sujeira.

O momento de mudar as roupas de lugar no armário, deixando as de inverno mais acessíveis, também costuma causa crises ou agravar doenças como a rinite e a sinusite. O pediatra André Pereira orienta ter cautela.

– É comum tirarmos cobertores e blusas de lã do armário e usá-los diretamente. Porém, essas roupas guardadas estão cheias de ácaros, que são alguns dos principais ativos das crises alérgicas – alerta.

Para se prevenir a recomendação é lavar roupas e cobertas, secando-as ao sol, antes de usá-las. Os travesseiros também podem ser expostos à luz solar para auxiliar no combate aos ácaros. As roupas de cama merecem cuidado. É preciso lavá-las com mais frequência, pois elas também acumulam ácaros, que se proliferam com facilidade nesse período mais seco.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna