Vacina contra HIV espera autorização para testes em humanos

Imunização poderia estar pronta para sua comercialização na próxima década

Ju Paes está cotada para virar boneca
Ju Paes está cotada para virar boneca Foto: Jacques Dequeker, Divulgação

Uma vacina contra o vírus HIV desenvolvida por cientistas canadenses passou no teste de segurança feito em animais e está à espera da aprovação dos procedimentos em humanos por autoridades americanas, informou uma fonte científica à televisão pública canadense CBC.

Yong Kang, professor de microbiologia da Universidade de Ontário Ocidental e responsável pela equipe que desenvolveu a vacina, declarou à CBC que espera receber, em breve, a aprovação da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) para iniciar os testes toxicológicos e dois clínicos, em seres humanos.

Se for aprovada nos teste, Kang disse que a vacina poderia estar pronta para sua comercialização na próxima década.

Kang está desenvolvendo a vacina em cooperação com a empresa sul-coreana Curacom e um laboratório de Maryland, nos EUA. O profissional trabalhou na vacina contra o vírus da aids durante os últimos 20 anos e disse que a aprovação nos testes em animais “é um marco muito importante” para que o projeto se desenvolva.

Embora muitas vacinas tenham sido desenvolvidas contra o HIV nos últimos anos, muito poucas foram testadas em seres humanos e nenhuma teve sucesso.

Leia mais
Comente

Hot no Donna