Vale o que custa?

Especialista indica itens em que é melhor gastar ou economizar ao ir às compras

Saiba no que pode investir e no que deve economizar na hora de renovar o armário
Saiba no que pode investir e no que deve economizar na hora de renovar o armário Foto: Julio Cavalheiro

Na hora de renovar o armário, vem a dúvida: investir em uma peça supercara ou comprar 10 pelo mesmo preço em lojas de departamento? Nem tudo precisa deixar um buraco na conta bancária, mas algumas peças valem o sacrifício. Por mais que o limite do seu cartão de crédito permita, é um desperdício gastar muito em tendências que não vão durar mais do que uma estação. Também pode ser tempo e dinheiro perdidos comprar peças de qualidade duvidosa, só porque custam pouco, quando elas podem ser bons curingas para te acompanhar para todo o sempre em produções de inverno ou verão.

? Não existe uma peça que todo mundo tem que ter. Essa lista de básicos e tendências muda de acordo com a vida e o estilo de cada pessoa ? ensina a consultora de estilo e blogueira do Oficina de Estilo Cristina Zanetti.

É ela quem dá as dicas para gastar com inteligência na hora de ir às compras. Mas é sempre bom lembrar: pegue os ensinamentos e adapte ao que tem a ver com você e seu guarda-roupa.

ECONOMIZE

:: CAMISETA BÁSICA
A peça vai bem em todos os guardaroupas, mas nem por isso justifica etiquetas com mais de três dígitos.

? Se for 100% algodão ou se tiver pouco elastano e vestir bem, pode comprar ? ensina Cristina.

:: RASTEIRAS E SAPATINHOS INFORMAIS
Deixe para investir mais nos clássicos, que vão a ocasiões de mais pompa. Rasteiras, sapatilhas e sandálias da estação vale comprar nas lojas mais acessíveis. Até porque é o tipo de coisa que se usa até enjoar.

:: BIJUTERIAS
Baratas e divertidas, dão um belo efeito aos básicos e, dependo do estilo, vão até a festas mais formais.

? Biju é legal de ter um monte, para variar ou usar junto. Não adianta pagar caro. Em qualquer lojinha de esquina, dá para encontrar bons acessórios ? garante Cristina.

:: CINTOS
Como bem recomenda Cristina, é o tipo de acessório que também não justifica zeros a perder de vista na fatura do cartão:

? As tendências de cinto mudam muito. É mais legal ter um monte de cintos de cores diferentes do que só um supercaro.

INVISTA

:: JEANS
Escolha os clássicos, sem muita lavagem ou detalhes.

? É o tipo de peça que dá para usar a vida toda. Ele cabe em muitas situações e permite muitas combinações ? diz Cristina.

:: VESTIDO CURINGA
Não precisa ser o pretinho básico, mas a função é a mesma: um vestido elegante e com bom caimento, que possa ser um salvavidas em qualquer situação.

:: SAPATO FECHADO
Vale um bom escarpim ou outro que não deixe os dedos muito à mostra.

:: SOBRETUDO
Fique nos neutros, como cinza, preto ou bege, que vai bem com todas as outras peças do guardaroupa.

:: CALÇA DE ALFAIATARIA
Vai bem com camisas e blusas superfemininas. O modelo clássico e sempre atual é o de corte reto e bolso-faca. ? A lã fria é uma boa escolha de tecido, porque não amassa, dura muito e vai tanto no frio quanto no calor ? recomenda Cristina.

:: JAQUETA DE COURO
As mais clássicas podem optar por um paletó, enquanto as mais moderninhas vão se dar bem com uma perfecto.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna