Veja como evitar o aparecimento do herpes labial, comum no calor

Bolhas doloridas nos lábios são causadas por vírus

Beijo é o meio mais comum de contaminação
Beijo é o meio mais comum de contaminação Foto: Divulgação, stock.xchng

A incidência do herpes labial, caracterizado por bolhas doloridas nos lábios, aumenta consideravelmente no verão. A lesão é causada por um vírus que, uma vez no organismo, permanece nele para sempre e manifesta-se quando a resistência está baixa, em situações de stress e quando os lábios ficam muito expostos à radiação solar. Como não há cura definitiva para o herpes labial, é importante ter alguns cuidados para evitar o aparecimento dele e tratá-lo para que suma rapidamente.

Utilizar filtro solar labial é a dica da dermatologista Silvana de Souza Moreira para proteger os lábios e, de quebra, prevenir o aparecimento de manchas permanentes no local onde houve a ferida.

– O filtro solar labial ajuda a hidratar os lábios e bloqueia os raios solares– explica Silvana.

Muitos batons contêm filtro solar e há inclusive protetores solares incolores para os lábios.

Além do protetor solar, o dermatologista Rodrigo Azevedo Brunnquell recomenda a ingestão de alimentos que contenham vitamina C. Estudos comprovam que a vitamina é um protetor solar natural.

– Acerola e laranja, entre outras frutas, contêm bastante vitamina C. Por isso, é importante consumí-las antes de se expor ao sol – indica o dermatologista, acrescentando que a vitamina também é importante no combate à manifestação do vírus, pois aumenta a resistência das pessoas.

A desidratação, mais comum no calor, também baixa a imunidade, “acordando” o vírus. Portanto, beba bastante líquido.

As feridas duram, em média, de cinco a dez dias e causam ardência e coceira. O médico infectologista Valter Araújo lembra que as bolhas não devem ser estouradas. Para ajudar na cicatrização, o dermatologista Carlos Perez indica o uso de cremes antivirais. Em casos mais graves e frequentes, é aconselhável até a medicação oral de antivirais. A transmissão do vírus causador do herpes labial ocorre no contato, somente quando a pessoa infectada pelo vírus está com a lesão.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna