Veja como tornar o cardápio da festa junina menos calórico e mais saudável

Alimentos tradicionais da comemoração de São João são ricos em calorias

Cardápio da festa combina com o frio e é de dar água na boca, mas é muito calórico e pouco saudável
Cardápio da festa combina com o frio e é de dar água na boca, mas é muito calórico e pouco saudável Foto: Tatiana Cavagnolli

Não se pode negar que o cardápio das festas juninas combina perfeitamente com o frio e é de dar água na boca. No entanto, os alimentos tradicionais da comemoração de São João são bastante calóricos e, principalmente em função da quantidade de sal ou açúcar, não muito saudáveis. Contudo, tornar a festança mais light não é impossível.
Confira as calorias de cada item e saiba como cortá-las  do cardápio junino.

:: Espiga de milho (100 g): 130 kcal
:: Pipoca (30 g): 150 kcal
:: Pipoca doce (30 g): 230 kcal 
:: Quentão (150 ml): 400 kcal
:: Bolo de fubá (1 fatia fina): 95 kcal
:: Pé de moleque (1 unidade): 70 kcal
:: Pinhão (100g): 280 kcal
:: Chocolate quente (150 ml): 250 kcal
:: Canjica de milho (50 g): 180 kcal
:: Amendoim (15 g): 80 kcal

Veja as dicas da nutricionista Julia Dubin Melnick:

:: Reduza pela metade a quantidade de açúcar indicada na receita para ingerir menos calorias ou utilize adoçantes feitos para cocção no lugar do açúcar. Outra opção é misturar os dois;

:: Utilize leite desnatado nas receitas no lugar de leite integral;

:: No quentão, coloque adoçante sucralose no lugar do açúcar. Ele é natural e menos calórico;

:: Se fizer chocolate quente, utilize os achocolatados  lights  no lugar do comum. Você pode utilizar também o cacau em pó;

:: Utilize gorduras lights no lugar da comum. Por exemplo, se na receita diz para utilizar margarina comum, utilize a light. O mesmo vale para o creme de leite;

:: Cuidado com a quantidade: não vá à festa com muita fome, procure comer algo antes;

:: Após a festa, retome sua alimentação ainda no mesmo dia para manter o peso;

:: Amendoim é muito calórico, mas se quiser ingerir mesmo assim, prefira o não tostado sem sal, é mais saudável pelo menos.

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