Veja sete dicas para manter a concentração e cumprir as tarefas do dia

Família, amigos, ginástica, faculdade. Com planejamento, dá tempo para tudo.

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Telefones, smartphones, notebooks, celulares, e-mails, redes sociais. A todo instante, fatores de dispersão atrapalham o foco no trabalho.

– Há pouco tempo, para garantir nossa concentração no ambiente de trabalho e manter a produtividade em alta, precisávamos nos preocupar apenas com alguém fazendo barulho na mesa ao lado ou entrando sem ser convidado em nossa sala – constata o consultor de treinamento e desenvolvimento de pessoas Pedro Gomes. – Atualmente, no entanto, nossa atenção é desafiada constantemente com o bombardeio do mundo online.

Neste cenário caótico, sete dicas podem ajudar a aproveitar melhor o tempo no trabalho e na vida pessoal.

1. Chegue cedo no trabalho: Trinta minutos a menos de sono podem render oito horas de menos estresse. Em meia hora, dá para encarar a caixa de e-mails sem outras distrações, responder mensagens pendentes com mais calma e limpar a caixa de entrada antes que a ofensiva matinal de e-mails recomece.

2. Mantenha um planejamento diário: As mesmas ferramentas digitais que atrapalham podem ajudar. O grande desafio de um planejamento diário é acreditar que funciona. Para que isso aconteça, responda a duas perguntas: 1) tem que ser hoje?, 2) tem que ser eu?. Respeitando essas perguntas, a lista fica eficaz, o dia produtivo, e sobra disposição e energia até a hora de parar.

3. Não adie: É uma arte a ser aprendida: fechar o dia sem deixar para trás nenhuma pendência.

4. Saiba dizer não: Quando realmente necessário, dizer não é uma habilidade fundamental para garantir a execução do planejamento diário, evitando as sobrecargas. Dizer não evita desempenhar atividades que não são diretamente suas, deixando suas próprias prioridades para depois.

5. Esteja presente: Reuniões entediantes? Mesmo assim preste atenção. Você gasta mais tempo depois, recuperando o conteúdo. Se possível, desligue o telefone, coloque no silencioso e deixe-o no bolso. Evite ficar checando os e-mails. Mais foco é garantia de mais tempo bem aproveitado.

6. Não se disperse: Nada é mais eficiente do que a internet para induzir à dispersão. No livro O Poder do Hábito, o jornalista Charles Duhigg, do The New York Times, afirma que a chave é reconhecer o motivo que leva uma pessoa a surfar na web. Se for apenas para arejar a cabeça, cinco ou 10 minutos – e não horas – no Facebook ou no Twitter não prejudicam o desempenho.

7. Proteja o tempo particular: Smartphones podem acorrentar digitalmente ao escritório. Se não puder desligar quando sair do trabalho, ao menos decida em quais horários é importante estar desplugado e proteja esse tempo. Ter momentos exclusivamente para você, sua família e amigos traz uma tranqüilidade que pode reverter em mais produtividade no trabalho.

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