Verão é época de exercícios ao ar livre: escolha a sua atividade física

Horários mais indicados são de manhã cedo ou no fim da tarde

Não tente recuperar o atraso do sedentarismo em um único fim de semana
Não tente recuperar o atraso do sedentarismo em um único fim de semana Foto: Guto Kuerten

Férias, sol intenso e temperaturas elevadas são um convite à exposição do corpo e, também, à prática de atividades físicas. Nem mesmo as pessoas mais sedentárias ficam imunes aos exercícios durante o verão. Entretanto, é necessário cuidados.

O primeiro deles, segundo a educadora física e professora da Universidade Cidade de São Paulo, Luciene Diniz, é fazer uma avaliação física e médica.

? Respeita-se, dessa forma, a individualidade biológica, que deve atender ao perfil e aos objetivos de cada um ? afirma.

Para ela, o verão estimula os sedentários e oferece mais opções às pessoas que já treinam com regularidade.

? Aqueles que não praticam exercícios, ou estão parados há muito tempo, devem observar alguns fatores importantes no início dos treinos, que é a característica progressiva. Por exemplo, ao optar por uma caminhada, a duração, intensidade e freqüência devem estar equilibradas ? recomenda.

Como começar?

A especialista orienta a começar com um treino de adaptação, uma vez que o organismo precisa se condicionar.

? O ideal são séries de curta duração com intensidade de baixa à moderada.  Com o tempo, pode-se alterar um desses fatores. A quantidade de treinos na semana (frequência) também respeita tal aumento progressivo. No início, alterna-se dias de treino com de descanso ? diz.

A professora explica que a prática de exercícios físicos deve ser regular e com duração mínima de 30 minutos.

? Sem a regularidade torna-se muito difícil conquistar o almejado condicionamento físico. A frequência de três vezes por semana, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas, é interessante para os iniciantes ? indica.

A intensidade do exercício pode variar de 50% a 90% da freqüência cardíaca máxima (própria para a idade), de acordo com o nível do praticante e seus objetivos. Nesse caso, também é preciso a avaliação de um educador físico.

? Com boa orientação, em quatro semanas pode-se obter resultados significativos na adaptação e progressão dos treinos. Aqueles que já o fazem, podem turbinar suas sessões. Além de optar por variações nas suas atividades, podem escolher novos ambientes e aumentar a intensidade dos exercício ? garante.

Qual é o melhor exercício?

Com relação ao melhor exercício ao ar livre, tudo depende dos objetivos.

? As pessoas que desejam perder peso devem optar por exercícios aeróbicos. Esses estimulam a utilização das gorduras, tão indesejáveis nessa época. A caminhada e a corrida são dois exemplos para um perfil mais aeróbico. Elas devem ter longa duração, mas com baixa intensidade ? explica.

No verão, os jogos, esportes em geral e brincadeiras são executados com tal perfil. É natural, em um dia ensolarado, as pessoas ficarem horas nas praças ou clubes praticando tais atividades.

Além das opções já citadas, no verão os esportes de aventura ganham força.

? Porém, é necessário cuidado, pois até as trilhas, que são vista por alguns como simples, são classificadas por grau de dificuldade. Muitos desses esportes são de alta intensidade, por isso os iniciantes devem ficar atentos quanto às suas escolhas ? orienta.

A prática de exercício ao ar livre também oferece opções como artes marciais ou até técnicas circenses.

? É relevante a escolha de atividades que ofereçam prazer e combinem com seu estilo de vida, pois assim a prática se torna mais fácil e estimula a adesão ao exercício por todo o ano ? incentiva.

Cuidados

Ainda assim, as atividades físicas, principalmente durante o verão, devem ser praticadas com cautela.

? Muitos passam mal por levar o exercício ao extremo ou por não levar em consideração algumas regras essenciais para dias ensolarados, como a hidratação. A ingestão de água antes, durante e após as atividades físicas é de extrema importância devido as altas temperaturas. O corpo perde mais água e sais minerais, o que aumenta o risco de tonturas e mal-estar. O cuidado com roupas e calçados também é crucial. Deve-se usar modelos confortáveis, tecidos leves e um bom tênis ? recomenda.

Outro fator importante é o horário. Os exercícios ao ar livre não devem ser realizados a qualquer hora.

? O mais adequado é no início da manhã ou no final da tarde, além do constante uso do protetor solar. As restrições impostas são as mesmas de outras atividades físicas e pessoas com qualquer doença, ou riscos iminentes, devem ter autorização e acompanhamento médico.

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