Verão é uma boa época para tirar as fraldas

Maturidade da criança é necessária para iniciar o processo

Nem todos estão prontos para dar adeus às fraldas
Nem todos estão prontos para dar adeus às fraldas Foto: Daniel Marenco

As folhas do calendário anunciam que o ano está chegando ao fim e que o verão se aproxima. Com o calor, as escolinhas começam a contagem regressiva para o processo de retirada das fraldas diurnas dos bebês. É hora de os pequeninos se acostumarem com a idéia e aprenderem algumas regrinhas. Mas será que todas as crianças estão preparadas?

Por mais que as professoras se empenhem em sala de aula e que a estação do ano favoreça, devido à alta temperatura, nem todos estão prontos para dar adeus às fraldas, afirma a pediatra Rosanna Nejedlo, membro do Comitê de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Estado. Na verdade, os pais precisam ser bons observadores para perceber a maturidade dos filhos – física e psicológica – para aceitar esta nova fase da vida. E, para isso, as crianças dão sinais, geralmente entre os dois e os três anos, como demonstrar desconforto e avisar aos pais quando percebem a vontade de fazer as necessidades em um lugar que não seja a fralda.

– Quando falamos em desenvolvimento infantil é importante saber que as crianças fazem as coisas por imitação aos pais. Elas têm o desejo de abandonar a fralda para agradar o pai e a mãe, e não a creche. Mas para isso é preciso que elas tenham o controle do esfíncter – explica a pediatra.

Quando demonstram estar preparados, os pequenos precisam ser incentivados. Conversas sobre o momento vivido e propostas para ir ao banheiro ou ao penico podem ajudar a criança, diz a psicóloga clínica Maria Fernanda Hennemann. Mas os locais de evacuação precisam estar adaptados para as experimentações (com redutores de assento e banquinho para apoiar os pés, por exemplo) e os pais precisam de paciência, pois cada criança tem seu tempo.

– Com o passar dos dias, eles pedirão para ir ao banheiro. Mas, se o processo for feito de maneira ríspida, as crianças podem apresentar problemas mais tarde – diz Maria Fernanda.

Especialistas indicam que a melhor receita é brincar com as crianças que estão ganhando independência. Quando as técnicas dão certo, parabenize. Se a criança acaba fazendo as necessidades na roupa, não fale nada, porque, com o passar das semanas, a criança evoluirá.

E se o verão ajuda? Sim, mas a estação mais quente do ano se transformou em época para a retirada das fraldas porque ajuda os pais na hora da limpeza.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna