Vestuário masculino ganha nova padronagem de roupas

Os novos padrões atlético, normal e especial se aliam às medidas P, M e G

As novas medidas podem entrar em vigor no segundo semestre deste ano
As novas medidas podem entrar em vigor no segundo semestre deste ano Foto: sxc.hu

Se você não sabe o tamanho do seu quadril, tórax ou cintura está na hora de descobrir. Esses indicadores serão essenciais para quem deseja renovar o guarda-roupa. As etiquetas do vestuário masculino, atualmente, seguem a padronagem P, M e G, mas daqui pra frente, se você quer comprar uma camisa G, você vai encontrar três tipos: G convencional, G para pessoas atléticas e G para quem tem a circunferência do abdômen maior. As regras foram ditadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. A nova etiqueta está em discussão para começar a valer a partir do segundo semestre de 2011 e trará os tamanhos em centímetros. Em setembro é a vez do vestuário masculino e em novembro, o feminino.

A falta de padronização faz com que cada fabricante use medidas diferentes na confecção de suas peças e, com isso, o consumidor sai perdendo, pois além de levar várias roupas para o provador, ele não sabe ao certo qual tamanho comprar.

 moda

A norma da Associação incluirá as peças de tecido plano como camisaria, alfaiataria e também malharia. Algumas lojas de departamento como a C&A já se adequaram com as novas medidas. A norma não é obrigatória e as confecções podem ou não adotá-la. De acordo com a ABNT, o principal objetivo da norma é o estabelecimento de um sistema de designação de tamanho que indica (de maneira simples, direta e significativa) o tamanho do corpo do homem ou rapazes em que uma peça de vestuário deve servir exatamente. Desde que a forma de seu corpo (conforme indicado pelas dimensões apropriadas) tenha sido determinada com exatidão, este sistema facilitará a escolha de roupas que servem exatamente ao usuário.

 assunto

Um guarda-roupa sob medida
As medidas que podem vir estampadas nas etiquetas das roupas:

No paletó: tórax, cintura e estatura
Na calça: cintura e comprimento interno da perna
Na jaqueta: tórax e altura
No suéter: estatura e tórax
No short: cintura, quadril e estatura
Na cueca: cintura
Na camisa social: tórax e altura 

 

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna