VÍDEO: Aprenda a usar pincéis de maquiagem

Há um tipo para cada situação

Cada pincel cumpre uma função específica na maquiagem
Cada pincel cumpre uma função específica na maquiagem Foto: Reprodução

Os pincéis são itens essenciais para quem gosta de se maquiar. Além de facilitar a aplicação, ajudam na fixação, permitem vários truques especiais no make e contribuem para evitar o desperdício dos produtos. Mas como saber qual o pincel mais adequado? Qual modelo escolher? Existem diversos de pincéis, alguns multifuncionais. O consultor estratégico de maquiagem Make B. de O Boticário, Fernando Torquatto, recomenda investir em opções versáteis e de boa qualidade.

– Mesmo sendo mais caras, o custo-benefício das marcas confiáveis vale a pena. Bem cuidados, esses produtos duram a vida toda – afirma.

Pincel Para Sombra Côncavo: Usado para aplicar a esfumar sombras. As suas cerdas, com formato anguloso, permitem desenhos e contornos mais precisos. Perfeito para marcar o côncavo da pálpebra. Também serve para esfumar os traços de lápis e delinear a base dos cílios.

Pincel de Esfumar Sombra: Possui cerdas curtas (em média um centímetro), com formato de remo. Esse modelo é ideal para aplicar, misturar, esfumar sombras, delinear e criar olhos gráficos e mais conceituais.

Pincel de Delinear Sombra e Boca: Nos olhos, é ideal para obter um efeito delineado com traço marcado ou esfumado. Na boca, proporciona mais precisão na coloração dos lábios.

Pincel para Blush: O formato mais comum é o arredondado, pouco menor do que o para pó e com cerdas menos espessas. Além de aplicar o blush e sombrear, pode ser também utilizado para harmonizar formas do rosto que deseja destacar ou esconder, com pós de tons claros e escuros.

Pincel para Base: Possui cerdas em forma quadrangular. Possibilita ótima retenção da base (fluida, cremosa ou líquida) sem desperdiçar como as esponjas. Desliza facilmente, preenche microfissuras e proporciona cobertura uniforme.

Pincel para Base/Pó Facial: O formato é arredondado, para uso de bases, pós faciais compactos e iluminadores. Sua escova espessa ajuda a criar texturas suaves ou ressaltar a cor do rosto com efeito natural e cobertura uniforme.

Pincel para Pó Facial: É o mais encorpado, maior e macio de todos. Função: aplicar e espalhar pós finos pelo rosto, pescoço, ombros e colo.

Pincel Fan: Em formato de leque, retira excessos de sombras e pós. Ou seja, tem a função de retirar resíduos de produtos que caem na pele.

Principais cuidados

– Mantenha-os fora da umidade e lave-os sempre, principalmente os usados na área dos olhos e bocas e aqueles utilizados em produtos cremosos ou líquidos.

– Se você não possui um produto específico para limpá-los, deixe-os de molho por, no máximo, meia hora em uma vasilha com água morna, um pouco de detergente ou xampu neutros. Para secar, deixe-os escorrer sobre um toalha.

Leia mais
Comente

Hot no Donna