Vídeo: Gaúcha é uma das treinadoras de cavalo mais requisitadas do país

Denise Bicca Fernandes, de 47 anos, lida com seus animais favoritos com gestos suaves, muita comunicação e nenhuma violência

Foto: 3bp

Dentro do espaço exíguo de um redondel de madeira, a pequena mulher olha diretamente nos olhos de um gigante de mais de meia tonelada. Um simples gesto de sua mão o faz caminhar. Correr. Parar. O toque suave na pata dianteira deita um garanhão puro sangue lusitano como se fosse um cachorrinho de estimação. Ela deita-se por cima dele, conversa, brinca e finalmente o convida a levantar. E vai em sua garupa, tendo o lombo por sela e a crina por rédea. É assim que a gaúcha Denise Bicca Fernandes, de 47 anos, lida com seus animais favoritos. Com gestos suaves, muita comunicação e nenhuma violência, ela ganha a vida — e o sentido para viver — no convívio com os cavalos.

Veja no vídeo as habilidades da gaúcha:

O dom impressionante que Denise demonstra no trato com animais de todos os tipos, dos mansos aos mais ariscos e traumatizados, não é, segundo ela, uma habilidade especial. Utilizando a técnica do Natural Horsemanship, ela garante que qualquer um pode repetir seus feitos. Difícil de acreditar, mas fácil de entender como ela consegue. Afinal, basta puxar um papo sobre cavalos que o olho dela brilha. Só o olho não. Toda a figura de pouco mais de 1m50cm se põe radiante para debater o assunto sobre o qual mais sabe, e mais quer saber.

Toda essa paixão já transformou Denise em uma das treinadoras mais requisitadas do país, chamada para palestras, cursos e missões de “resgate” em quase todos os Estados. Quer treinar cavalos para provas de rédea, rodeios ou competições de velocidade ou salto? Chama a Denise. Animais desobedientes, violentos, agitados, ou que já não têm mais jeito? Deixa com ela.

Leia mais
Comente

Hot no Donna