Vídeo: Pular corda promove gasto calórico, fortalecimento muscular e melhora da coordenação

Confira as dicas do personal trainer Diego Mottini para quem quer começar a praticar a atividade

Pinheiro Machado no refúgio em Ipanema, onde curte a vida e grava seu programa semanal
Pinheiro Machado no refúgio em Ipanema, onde curte a vida e grava seu programa semanal Foto: Adriana Franciosi

Parece brincadeira de criança, mas pular corda tem se tornado um exercício muito  popular também entre os adultos. Diversão, eficiência e praticidade são as características que mais atraem o interesse dos novos adeptos dessa atividade que alia alto gasto calórico, com fortalecimento muscular e melhora da coordenação motora.

Para quem abomina a academia e também não consegue dedicar o tempo necessário para uma boa caminhada, a corda pode ser uma ótima opção para manter a saúde em dia, sem precisar sair de casa, nem de muito investimento. O tempo e a velocidade do exercício variam de acordo com a performance da pessoa e poucos minutos de atividade diária já são suficientes. O equipamento é básico, basta uma roupa confortável e a corda adequada para começar a saltar. Pular corda exige fôlego, mas compensa o esforço com uma série de benefícios para o organismo.

? A corda ativa o sistema cardiorrespiratório e a circulação, promove um ganho na parte neuromuscular e, o mais importante, movimenta o corpo inteiro, braços, pernas, abdômen. É um treino super eficiente e ainda diverte e descontrai ? explica o professor da academia BodyOne e personal trainer Diego Mottini.

A educadora física Romy Leismann Lemos começou a pular corda há cerca de seis anos. Ginástica, natação, musculação e corrida já faziam parte de sua rotina, mas a corda acabou se tornando uma de suas atividades preferidas.

? Comecei a pular justamente porque queria variar os exercícios. Eu sempre gostei de atividades desafiadoras. A gente vai experimentando, pulando, aprendendo e vai sendo estimulada. O exercício pra mim é uma questão de diversão também.

Quer começar a praticar a atividade? Confira no vídeo dicas do personal trainer Diego Mottini:

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