Xico Gonçalves: Novo navy

Qualquer mulher fica chique ao vestir referências navy
Qualquer mulher fica chique ao vestir referências navy Foto: Divulgação

Quase todos os estilistas do planeta, inclusive os brasileiros, aportaram em suas passarelas um toque marinheiro. Era natural que depois da aceitação popular do estilo militar a moda se voltasse a outros uniformes. A moda navy, ao contrário da militar, carrega muito estilo na bagagem. Qualquer mulher, em qualquer idade ou peso, se mostra chique com referências dos uniformes navais no blazer, blusa, vestidos ou nas calças, efeito que nem sempre a moda militar consegue comunicar.

Marinheiro de primeira viagem

Foi Chanel quem popularizou a moda navy. A apropriação do estilo dos marujos iniciou com o uso de calças pelas mulheres. Esta inovação foi aceita pela sociedade da época de forma gradual. Chanel fez muito para acelerar essa mudança, sendo inclusive muitas vezes fotografada usando calças estilo marinheiro, conhecidas como pantalonas de iate.

Durante os anos 1920, no auge da depressão econômica, a costureira simplificou as roupas e adotou a malha de tricô, típica dos marinheiros, para vestir as clientes endinheiradas da maison. Recriou para as mulheres as calças de marinheiro com boca de sino, os enfeites com sutache e detalhes navais. Também vestiu as mulheres de blazer e camiseta listrada, aplicou botões metálicos nos casacos e fez da gola de marinheiro um detalhe para vestidos e tailleurs.

Porto seguro
:: Formas assimétricas, listras, shorts, minissaias, alamares, calças largas, fileiras de botões metalizados e o uso do marinho e branco em muitas facetas refrescam o navy look neste verão.
:: As listras surgem em mil versões, direções e cores agregadas, como o dourado, bronze, turquesa, verde e amarelo cítrico, que completam a combinação vermelho-marinho-branco tradicional.
:: Siga as cores predominantes como o azul marinho, vermelho e branco, acompanhadas de tecidos como o jeans, brim, camisetas de algodão, macacões e blazers.

Dá pé
:: Peças de alfaiataria.
:: Short branco com o cós mais alto.
:: Blazers, paletozinhos, calças e coletes. 
:: Paletós e calças em azul marinho.
:: Pantalonas.
:: Listras verticais.
:: Acessórios e toques dourado.

Cuidado para não afundar
:: Blusa com cabeção e detalhes marinheiros evidentes.
:: Enfeites infantis de ancoras e timão.
:: Camiseta listrada horizontal em busto graúdo ou corpo volumoso.
:: Bonezinho de marinheiro ou outros detalhes óbvios.

Leia mais
Comente

Hot no Donna