Donna - ir para home

Muito prazer, Tiquira. Sou a nova cachaça!

tiquira

Já ouviu falar na Tiquira? Eu nunca até então. Trata-se de uma bebida genuinamente brasileira. É produzida de forma artesanal em apenas alguns municípios próximos aos Lençóis Maranhenses, no norte do país. Tem como característica o alto teor alcoólico (variando de 38 a 56 graus). Há uma lenda no Maranhão, que de tão forte, após tomar três ou quatro doses de Tiquira, as pessoas não deveriam tomar banho ou molhar a cabeça, correndo o risco de morrerem ou ficarem “aluadas” ou seja, ruins da cabeça.

vesga-gande2OI, TIQUIRA

A coloração é levemente rosa/azulada e um detalhe: é bem mais cara do que a cachaça – cerca de 60% mais cara.

woman-yelling-istock-de20POR QUE TÃO MAIS CARA, MARIANA?

É por conta da produção ser muito pequena em relação ao que se produz no Brasil de cachaça. A demora no processo de obtenção também provoca acréscimo no valor da bebida, já que, para a mandioca obter fécula suficiente para gerar uma boa Tiquira, é preciso esperar até 15 meses desde o seu plantio até sua colheita. Ah, sim: a Tiquira é feita por meio da destilação da mandioca e da adição de folhas de tangerina.

Pois a Tiquira é a queridinha da vez dos barmans do Rio de Janeiro, a cidade da invenção de moda. Chegou chegando – pleiteando o posto de única bebida 100% brasileira. Contra a cachaça, o argumento de que a cana de açúcar não é nativa daqui, foi trazida por colonizadores. A favor da bebida típica do Maranhão, o fato de o destilado resgatar origens indígenas no nome – tikira significa “líquido que goteja” em tupi.

:Cachaça Fashion é a bebida da vez

A versatilidade do destilado vem sido explorada à exaustão pelos barmans. Um dos drinques mais famosos na cidade leva Tiquira, pepino, limão siciliano e laranja, licor de laranja e folhas de manjericão frescas. Outro leva nozes, mirtilo, abacaxi e mel. Estou pensando seriamente em copiar a receitinha em casa.

bento1TU NÃO TEM TIQUIRA

hide-seek-winner-tree-woman-passed-out-drunk-13083465362MAS TENHO CACHAÇA

O dia em que saí mais leve do Me Gusta Brechó

Me-gusta-Brecho-50

Eu assisti à palestra da querida e talentosa Roberta Weber sobre estilo, eu redescobri o meu, eu fiz uma limpeza estrondosa no meu closet. Estão lembradas de toda essa novelinha? Pois bem, venho trazer o mais novo capítulo: minha ida ao Me Gusta Brechó com trocentas sacolas e alguns cabides embaixo do braço. Tinha muita roupa bacana e novinha no armário, visto que não sou uma destruidora de roupas e sapatos.

É sério. Sou famosa por usar durante anos as coisas e elas parecerem sempre que acabaram de sair da loja. Pois esta semana, consegui uma horinha livre e corri para lá com minhas peças amadas mas que não me representavam mais.

bento1EU FUI JUNTO

Sim, o animal se alçou para ir junto e, como havia tempo para tal, fomos os dois ao Me Gusta Brechó. Me perguntem se o animal ajudou a carregar alguma sacola, me perguntem! Pois uma imagem vale mais do que mil palavras.

Olha!

IMG_4562BENTO, O LHASA QUE VEIO AO MUNDO A PASSEIO
Reparem na empáfia do animal. Ou melhor dizendo, na falta de noção. Se o animal tivesse algum pingo de noção de vida, teria pelo menos oferecido ajuda. Mas não só não ofereceu ajuda como ficou deitado na porta do elevador. Portanto, não bastasse eu ter que carregar todas essas sacolas até o carro e mais alguns cabides que podem ser vistos ali na sombra da foto, ainda tive que convencer o animal a sair da minha frente

bento1ELA É MUITO ESTRESSADA

Carro carregado, rumamos para o brechó para levar as peças para avaliação.

Olha a selfie!

IMG_4564NA SINALEIRA DA BORDINI
Reparem na felicidade do animal. Se eu levar ele para ser executado na forca, ele vai sorrindo. Está para nascer cachorro mais saideiro

Para quem não sabe, o sistema do Me Gusta Brechó é o seguinte: a gente leva as peças, os avaliadores avaliam  e nos mandam por email a avaliação de cada peça com o valor correspondente. Eis o email que recebi da Rosane Cury, encarregada do estoque e da avaliação, após ter deixado as sacolas e cabides por lá.

Prezada Mariana
Abaixo vai nossa sugestão de preços para as peças que trouxeste em consignação, e uma explicação sobre nosso funcionamento.

FUNCIONAMENTO:
Os valores finais de venda dos produtos, são sempre divididos em 3 partes iguais, ficando 1/3 para o fornecedor, 1/3 para o lucro da loja e 1/3 para despesas operacionais (impostos /taxas cartões e etc). O fornecedor (no caso, tu) recebe a cada dia 5, o valor de suas vendas mensais à vista, embora nós parcelemos para nossos clientes. Ficaremos aguardando teu ok para colocar as peças a venda. Agradecemos tua escolha por nós e confiança em nosso trabalho.

bento1ESTAMOS RICOS

enxaqueca9NÃO HÁ QUEM TIRE ESSA IDEIA DA CABEÇA DO ANIMAL

Deixamos as peças em consignação. Se vender, receberemos 1/3 do valor – e ele já faz planos de ir para a Europa co o dinheiro, eu mereço? Encasquetou que quer rever Barcelona. Só que eu já expliquei trocentas vezes também que combinei de trocar meus créditos por vale-compras no próprio brechó. Eu ando numa fase de trocas (e não me vejo saindo dela tão cedo por tudo que tenho lido sobre o mundo e sentido como ser humano e cidadã). Ando a fim de passar adiante as minhas coisas e trocar pelas coisas dos outros. Não ando a fim de produzir mais lixo, não ando a fim de colaborar com mais desperdício, não ando a fim de pagar o preço que as coisas não valem.

Portanto, assim sendo, todo dia 5 de cada mês receberei avisos se minhas peças estão sendo úteis para alguém e fazendo outras pessoas felizes e se estarei com crédito para ser feliz com as peças de outras pessoas. Não é legal? Eu acho muito legal! E mesmo que não tenha créditos, lá pretendo aparecer na próxima semana, até porque minha amiga Tinti quer conhecer e fiquei de ir com ela.

Voltaremos em breve, viu, Rita?

IMG_4567SIM, TEVE FOTO PARA A POSTERIDADE

Você também vai gostar

Razões pelas quais (achamos que) estamos sempre com fome

hungry-woman-120727

Eu fazia coaching nutricional com o querido Fernando Rebello, que mudou-se para Santa Catarina com a querida Flora, minha ex-professora de pilates. Isso foi há um ano e pouco mais ou menos. Aprendi muuitas coisas incríveis de alimentação com o Fernando, algumas relatadas aqui no blog em alguns posts como O SALMÃO CONQUISTOU MEU RESPEITO e O SMOOTHIE QUE É VIDA. Entre tantas coisas, uma delas nunca esqueci: muitas vezes, quando a gente sente fome, na verdade pode não ser fome, mas sinal de desidratação. Está faltando beber água. Bingo! Faz todo sentido.

:O que é importante ler (e saber) no rótulo das embalagens
:Vai ter mais sucos dentro das caixinhas. Viva!

Dia desses, estávamos na cozinha, Chico e eu, preparando a janta quando o animal adentrou o recinto gritando. Queria comer. Gritou um pouco, eu olhei para a cara dele, perguntei qual o motivo do estardalhaço, ele parou de gritar, dirigiu-se para seu pote de água, bebeu, bebeu e bebeu, deu as costas e foi embora. De novo, a teoria do Fernando fez todo sentido. “Viu?”, falei para o Chico. “Era sede e ele achava que era fome”.

bento1ELA QUE PENSA

Pois andava fazendo minhas leituras matinais nesta manhã de sexta-feira, cuja temperatura aponta para mais verão do que outono, quando leio uma notícia no jornal O Globo que corrobora a tese do Fernando sobre fome e desidratação. Dizia assim: “A desidratação suave pode ser mascarada pela sensação de fome, segundo a Academia Americana de Nutrição e Dietética. A confusão acontece no hipotálamo, parte do cérebro que regula fome e sede: quando a pessoa está desidratada, os sinais ficam trocados e, em vez de beber um copo d’água, a pessoa devora um saco de batatas fritas”.

marycSABE BEM O QUE É ISSO, NÉ, MARY?

Mary, minha amiga e subeditora aqui de Donna, vira e mexe bebe uma garrafa de água com gás. “Ah, me deu fome, não sabia o que comer e resolvi beber água com gás” – já vi ela dizer e fazer isso um zilhão de vezes. Está certíssima. Há outros fatores que aparentam fome e na verdade não são, o que faz parecer a muitas pessoas que elas estão sempre com fome.

woman-yelling-istock-de20QUAIS SÃO ESSES FATORES, MARIANA?

Quando dormimos pouco, por exemplo. Isso acontece direto comigo: sempre que durmo pouco, tenho vontade de comer coisas que não fazem parte do meu hábito alimentar. Coisas mais pesadas e gordurentas. Pois diz o estudo americano que, quando a pessoa dorme pouco, dois hormônios relacionados ao apetite começam a conspirar contra ela: grelina (que estimula o apetite) e leptina (que promove a sensação de saciedade). A falta da sono também favorece a fadiga grave. O cérebro desesperado por energia provoca ânsia de carboidratos, por exemplo.

ÍndiceDAÍ A VONTADE DELE
Sempre tenho vontade dele quando estou com horas de sono a menos

Outro fator que é ba-ta-ta: já reparou que um biscoito recheado sempre leva a outro? Que o digam as bolachinhas de Oreo, que o digam os Bis. Pois a voracidade é química! O fato de não conseguir parar em uma bolachinha de Oreo só acontece porque, carboidratos simples, aqueles cheios de amido, como biscoito e pães, liberam muito açúcar na corrente sanguínea de uma única vez, fazendo com que, pouco tempo depois, o corpo sinta mais e mais necessidade de açúcar, caindo num círculo vicioso.

shouting-woman11AÇÚCAR É VÍCIO, OUVIU?
Quanto mais a gente come, mais o corpo precisa

Por fim, o último fator que nos leva a pensar que estamos sempre com fome tem a ver com medicamentos como antidepressivos e corticoides usados nos tratamentos de alergias e alguns tipos de câncer. Eles são conhecidos por afetar o apetite. “Já a tensão faz com que o sistema aumente a produção de hormônios do estresse – adrenalina e cortisol”, diz a reportagem. Níveis altos desses hormônios enganam o cérebro, que pensa estar sob ataque e pede energia. Ou seja: o cérebro acha que está com fome (quando na verdade você está estressada) e pede comida. Daí, além de estressada, você come o que não queria e engorda.

Como é que se diz mesmo, Bento?

bento-de-pelotas2COMO É BOM SER CACHORRO

Você também vai gostar

Vai um escondidinho de carne seca com mandioca? Nham Nham!

escondidinho-de-carne-seca

Daqui a pouco me vou. Respirar ar puro, mas só até a chegada em outro ambiente fechado, a Perestroika, uma escola genial onde estou fazendo meu segundo curso de muitos que ainda farei. Indico MUUUITO uma bisbilhotada no site.  É genial. Abre a cabeça, refresca as ideias, faz um bem danado para a vida.

Mais uma vez não terei jantado, mas hoje trouxe minha lancheira para a redação, então está tudo certo. Almocei salada de atum com tomate + alcaparras + alface roxa, lanchei uma bergamota (e um Diamante Negro que não precisava) e agora há pouco comi meu sanduíche de pão sem glúten da Bem Nutrir com requeijão Lac Free e presunto cru. Isso me sustenta até à noite, quando chego em casa e como um cacho de uva antes de dormir.

:As magníficas papas a la crema de mamãe
:Wok no jantar: porque sonhar não custa nada

Antes de sair por aí, deixo aqui uma sugestão de receita de escondidinho que recebi da Bunge Brasil e que me deixou salivando, claro. Adoooro escondidinhos, sobretudo no inverno. Assim que tiver tempo, obviamente colocarei em prática, pois pareceu bem fácil.

Olha!

Escondidinho de mandioca com carne seca(1)OOOOOOOOOOOOHHHHHHH!!!

desenho-apresentador-de-circoSENHORAS E SENHORES

httpwpclicrbscombrporaifiles201307tamborpngBAM BAM BAM

desenho-apresentador-de-circoA RECEITA DE ESCONDIDINHO DE CARNE SECA COM MANDIOCA

Ingredientes
800 gramas de carne seca dessalgada e desfiada
30 ml de azeite
1 unidade(s) de cebola picada
2 dentes de alho
2 colher(es) de sopa de cheiro verde picado
600 gramas de mandioca cozida
pimenta a gosto
1 sachê de 150g de maionese
150 gramas de queijo de coalho ralado

Modo de preparo
1. Junte a carne seca e refogue no azeite por alguns minutos.
2. Finalize com cheiro verde picado e pimenta. Reserve.
3. Amasse bem a mandioca até que vire um purê, junte a maionese, metade do queijo coalho ralado e misture bem.
4. Em um refratário disponha a carne seca, e cubra com o purê de mandioca e salpique queijo de coalho ralado por cima.5. Leve ao fogo para gratinar, em temperatura média de 180ºC, por cerca de 40 minutos.

Tempo de preparo
90 minutos

Rendimento aproximado
8 porções

 httpwpclicrbscombrporaifiles201301baby-kissgifBOA NOITE E BOM PROVEITO

bento1TU VAI DEMORAR?

Vou demorar tanto quanto estou demorando todos os dias desta semana, querido. Vou chegar em casa por volta de 11h da noite. Por?

bento1ESTOU COM DAS FOMES

Pede comida para o Chico.

bento1ELE ESTÁ NO TELEFONE

Espera ele desligar e pede pra ele.

bento1ESTOU COM DAS PRESSAS

Deixa eu ver se entendi: tu quer que eu vá em casa te dar comida porque o Chico está no telefone e tu não pode esperar. É isso?

bento1MAIS OU MENOS

O que mais, então?

bento1É QUE ELE VAI ME DAR DAS RAÇÕES

E tu acha que eu vou te dar o quê?

bento1DOS ESCONDIDINHOS DE CARNE SECA E MANDIOCA

enxaqueca9EU MEREÇO

Você também vai gostar

Tem figurino gaúcho nas novelas da Globo

21xx Margot

Ando bem a fim de usar um fim de semana qualquer para dar um pulo na Serra Gaúcha e fazer o roteiro das malharias. Nunca fui e sempre morri de curiosidade. Engraçado como a gente deixa sempre para depois o ato de prestigiar mais quem nos cerca, vai dizer? Sempre acompanhei os trabalhos da Biamar e da Malharia Anselmi. Gosto bastante e há um tempinho já tenho vontade de falar sobre eles. A última campanha da Biamar foi realizada na minha adorada Espanha, portanto me causou um carinho a mais.

colecao13_4LINDA, LINDA ESSA BLUSA CINZA DE MEIA-ESTAÇÃO

colecao15_1OLHA ESSE CASACO PRETO!
Pra ser feliz sem perder todo o conforto que a gente merece. Tenho um parecido da marca, mas o meu é preto com cinza e um pouco mais levinho

A Anselmi é referência no mercado têxtil brasileiro e é considerada sinônimo de moda e inovação no desenvolvimento e criação de malhas para o público masculino e feminino. Nomes como Grazi Massafera e Flávia Alessandra já estamparam outdoors e revistas da marca. A atual garota propaganda é a atriz Juliana Paes. Ou seja: a Anselmi flerta com as globais. Tanto que está presente no figurino de duas novelas, I Love Paraisópolis (que emplacou) e Babilônia (que patina desde a estreia).

Olha!

21xx MargotMINHA MUSA MARIA CASADEVALL
A personagem Margot veste uma malha com golão no tom mostarda da Anselmi

21xx Patrícia 02NÃO SEI O NOME DESSA ATRIZ
Mas gostei do casaco em estilo meio tribal

21xx PatríciaOLHA O LINDO CASACO DE COSTAS!

21xx Letícia 02VILÃ QUENTINHA
Nunca chego em casa na hora da novela, mas das poucas vezes que assisti alguns pedacinhos já entendi que a Letícia Spiller é a loira má da hora. Aqui aparece quentinha de Anselmi, já que vive no frio de Nova York

21xx bruna marquezineETERNA MOCINHA SORRINDO
Bruna Marquezine e uma da mantinhas da personagem Mari, minha xará

21xx brunaETERNA MOCINHA CHORANDO
Bruna Marquezine e outra das mantinhas da personagem Mari, minha xará

21xx FERNANDA MONTENEGRODIVA MÓR
Em Babilônia, Fernanda Montenegro elegantérrima, como sempre, de Anselmi

bento1JÁ VI TUDO

mulher-com-vergonhaVOU VOLTAR FALIDA

Você também vai gostar