Alô, quem fala? Comendador?!

alexandre-nero-perfil-claudia-74764

Tenho levado o Bento semanalmente para banhos medicinais-dermatológicos-já-nem-sei-mais-o-quê no Hospital Veterinário. Tem adiantado. Toda segunda-feira, o animal é arrastado até lá, cai nos braços da Dra.Neusa, dá uns resmungos, fica de rabo baixo, mas quando volta de lá está todo pimpão, limpão e menos incomodado com as alergias.

bento1PASSEI A ODIAR AS SEGUNDAS-FEIRAS

Com a história dos banhos semanais às segundas-feiras, consegui fazer com que o animal entendesse um pouco o que se passa em meu estado de espírito neste dia desgraçado. Pelo menos agora ele anda um pouco mais compreensivo com a minha falta de paciência no início da semana.

:A ioga salva quando a segunda-feira ajuda
:O que faz você feliz na segunda-feira?
:Das coisas que só acontecem na segunda-feira

Tenho me preocupado mais com o banho do que precisamente com o corte de cabelo do animal. Resultado: foi crescendo, crescendo, crescendo… Até que ontem ele acordou, olhou pra minha cara e eu quase caí pra trás. Não dava para entender o que era bigode, o que era cílios, o que era cavanhaque, o que era cabelo. Parecia que Bento havia saído da máquina de secar roupa.

Não fosse a imensa autoestima do animal, ele teria tido vergonha de pedir para passear, de sair na rua naquele estado deplorável de mendiguez. Mas o animal não sofre de baixa autoestima, não. O animal, além de ostentar título de xerife, agora ele faz questão de, todo dia de manhã, se esfregar no cobertor, dar piruetas, roçar a orelha de um lado e outro no tapete, escabelar bem os bigodes – tudo para poder andar pela casa dizendo que está a cara de quem, de quem?

mulher-com-vergonhaNÃO CONSIGO NEM REPETIR

BENTO COMENDADORESTOU A CARA DO COMENDADOR

olivia10BENTO NÃO SE ENXERGA

BENTO COMENDADORSOU O SÓSIA DO COMENDADOR

Pior não é isso. Pior é que depois de me torrar todas as células da paciência insistindo para que eu ligasse para o Edson Celulari para avisar que o animal da série Animal, do GNT, devia ser ele e não o Edson Celulari, agora ele quer que eu descubra o telefone do Alexandre Nero para sugerir que ele o convide para uma participação especial na novela.

BENTO COMENDADORÉ O MÍNIMO

Ok, eu vou pensar sobre o assunto para que pelo menos agora tu me deixe trabalhar e não fique como uma matraca no meu ouvido repetindo que eu devo ligar para o Alexandre Nero.

BENTO COMENDADORMAS TU VAI LIGAR?

Depois que tu passar uma escova nessa cara e nesse bigode eu vou. Agora preciso trabalhar. Na verdade, preciso desopilar. É comum chegar à sexta-feira com a cabeça esgotada, precisando olhar para o horizonte e não pensar em nada. Como não há horizonte aqui pela volta, acontece de eu tirar alguns minutos para me distrair com bobagens. Por exemplo: por que os lanches do McDonald’s não apodrecem?

chocada61HÃ?

Frustrated_Woman_Medium1-202x300QUE PAPO É ESSE, MARIANA?

No início desta semana, o site Buzzfeed postou um vídeo que trouxe esse debate aos holofotes. Hambúrgueres de sete diferentes restaurantes de fast food foram armazenados em frascos de vidro diferentes por 30 dias. No final, alguns deles estavam cobertos de mofo, mas alguns (em especial os hambúrgueres do McDonald’s) não pareciam muito diferentes do que eram no primeiro dia.

Olha!

Pronto, já desopilei e voltarei a fazer algo de útil.

BENTO COMENDADORVAI LIGAR PRO COMENDADOR?

Depois que tu escovar esse maldito cabelo, talvez.

bento1E AGORA?

Você também vai gostar

Na aula de hoje, como harmonizar queijos e vinhos!

queijos_e_vinhos

Acho péssimo quando me vejo diante da possibilidade de comprar algo com conhecimento de causa e não tenho o tal maldito conhecimento. Me refiro à ida ao supermercado na terça-feira passada. Cheguei de Colorado às 19h e o Chico foi me buscar na rodoviária.

Dali, partimos diretamente para o supermercado. Chico gosta muito mais de um supermercado do que eu, e eu só tenho a agradecer que essas iniciativas de encher a despensa de casa quase sempre partam deste marido sensível às agruras de uma companheira meio fóbica a este tipo de programa.

mulher rezando de joelhosOBRIGADO, SENHOR

Havia algumas coisinhas para repor na geladeira – uma delas não era queijos e vinhos. Mas eu tenho uma queda por queijos e vinhos, sobretudo nesse horário de verão em que ainda é possível chegar em casa, montar uma linda tábua, abrir um lindo vinho e ser feliz na varanda vendo o sol se despedir.

Enquanto Chico, o marido proativo, percorria os corredores buscando os itens de primeira necessidade para casa, Mariana, a esposa quase inútil, admirava maravilhada o refrigerador de queijos imaginando quais precisaria para montar sua linda tábua.

mulher-doidissima1NÃO CHEGUEI A NENHUMA CONCLUSÃO

Eu até sei os tipos de queijos que gosto mais e tal (ok, às vezes me atrapalho um pouco com o Gruyère e o Emmental), só que eu queria montar uma tábua de queijos e estava com problemas de escolher quais seriam os eleitos para que minha tábua ficasse eclética e saborosa.

Mais: não sabia quais harmonizar com vinhos brancos e tintos. Foi então que o Chico me deu o sinal vermelho: já havia passado tempo suficiente prostada diante daquele cenário amarelo. Passou a mão em dois queijos, colocou no carrinho – e eu resolvi estudar melhor essa história toda de tábua e afins outra hora. Como amo assuntos de etiqueta e do bem servir, foi um prazer, durante a semana, sempre entre uma folguinha e outra de trabalho, entrar para o mundo maravilhoso das tábuas de queijos e vinhos e conhecer melhor o assunto.

desenho-apresentador-de-circoSENHORAS E SENHORES!

httpwpclicrbscombrporaifiles201307tamborpngBAM BAM BAM

apresentador-de-circo1Mariana orgulhosamente apresenta nossa aula de etiqueta de hoje: QUEIJOS E VINHOS!

palmas-1UHUUUUUUU!!!!!!

httpwpclicrbscombrporaifiles201212pinto-dancandof1gifQUEIJOS E VINHOS!

httpwpclicrbscombrporaifiles201212danca-hipogifQUEIJOS E VINHOS!

httpwpclicrbscombrporaifiles201212danca-ovelha54gifQUEIJOS E VINHOS!

httpwpclicrbscombrporaifiles201301vacaatt31gifQUEIJOS E VINHOS!

bento1ELA FICA DEMENTE NA SEXTA-FEIRA

03-por-ai-mulher-gritando5FICO MUITO FELIZ!!

A primeira descoberta que fiz em minha pesquisa quase me levou a desistir de tudo: queijos e vinhos são complementos comuns, mas não ideais, segundo os especialistas. “De onde essa agora?”, pensei. De onde que, para conhecedores do mundo do vinho, queijos são alimentos muito gordurosos e que dificultam saborear realmente a bebida, pois entopem as papilas gustativas da língua.

28mulher-assustada-jpeg1FALA SÉRIO…

“A ideia de que vinho e queijo são pares perfeitos é mito. O queijo é um dos alimentos mais problemáticos para a combinação com o vinho”, escreveu a especialista inglesa Joanna Simon no livro “Vinho e Comida”, da editora Companhia das Letras.

Olha!

vinho-e-comida-001-copia11NÃO VOU LER PORQUE NÃO QUERO SABER DESSA HISTÓRIA

Voltando o foco para nossa aula: primeiro, a maneira de servir na tábua: alguns especialistas sugerem servir os queijos sem fatiar. Eu li em publicações de vida mais real que não há problema algum em sugerir cortes iniciais para orientar as pessoas. Depois, claro, deixamos que cada convidado corte os próprios pedaços – sempre garantindo que cada tipo de queijo tenha sua própria faca para não misturar os sabores.

Olha que interessante a ilustração que encontrei!

facas de queijo

UM JOGO DE TLAHERES ESPECÍFICOS PARA QUEIJOS SÓ PRA DIFICULTAR (E ENCARECER) AINDA MAIS A IDEIA DE SERVIR O QUE ERA PARA SER UMA SIMPLES TÁBUA DE QUEIJOS…

Pães são complementos ideais para o momento. Frutas frescas e frutas secas também! As frutas frescas, como uva e maçã, além de combinar com alguns queijos, ajudam a limpar o paladar para experimentação de novos sabores. Em geral, queijos de casca dura combinam com vinhos tintos; queijos frescos vão melhor com os brancos.

Quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve ter. Os queijos azuis, feitos a partir da maturação de fungos (gorgonzola, roquefort, stilton, maytag) combinam com vinhos mais doces, para quebrar o sabor rico, forte e salgado. Opções de vinhos neste caso dos queijos azuis são os vinhos doces e intensos, sejam tintos como os Porto, Recioto e Madeira ou brancos como os Sauternes.

bento1ELA ESTÁ SE ACHANDO DEPOIS QUE ESTUDOU

03-por-ai-mulher-gritando5ESTOU MUITO FINA!

Os queijos mais conhecidos são o brie, chamois d’or e camembert que vão melhor com vinhos brancos, do tipo chardonnay. Quem preferir a companhia de um tinto (como eu) pode optar por pinot noir. Parmesão e grana padano (amo grana padano!) são mais duros e geralmente usados como complementos em refeições. Podem ser harmonizados com vinhos do tipo pinot gris ou pinot grigio.

desenho-professora-2AGORA VAMOS À MONTAGEM DA TÁBUA DE QUEIJOS!

A escolha dos queijos é fundamental, claro. Para isso, deve-se buscar montar uma tábua com boa variedade de tipos. A ideia é escolher pelo menos um queijo mais familiar como o brie ou um queijo curado. O idel é eleger entre 3 e 7 tipos diferentes.

Fica a dica também na hora de eleger os fromages preferidos. Eles têm texturas e sabores variado: os mais macios (como o Brie e o Camembert), os mais firmes (como o Comté e o Emmental) e os azuis com fungos (como o Bleu D’Auvergne e o Gorgonzola). Para cada pessoa, calcule cerca de 150g. a 200 gramas

Como sempre, quanto mais colorida e diversificada ficar a mesa, melhor. Por isso, podemos complementá-la com frutas frescas ou secas, castanhas e oleaginosas, outros frios, azeitonas, mel e geleias (que combinam perfeitamente com o Brie e o Camembert). O importante é não escolher itens com sabores muito marcantes, apimentados ou intensos para que não se sobreponham aos dos queijos.

doremax_linguicacalabresaTIPO UMA CALABRESA FORTE, SABE ASSIM?

Pães são indispensáveis para acompanhar. O legal é providenciar pelo menos dois tipos com diferentes texturas, como os mais macios, os integrais ou com grãos, e torradas ou biscoitos mais crocantes. Na hora de organizar os queijos na tábua, a ideia é seguir uma ordem de degustação que vai dos tipos mais suaves aos mais marcantes, para que um sabor não interfira muito no outro. Um bom exemplo de sequência seria Brie, Emmental, Comté e Roquefort. Além disso, é importante que todos os queijos estejam em temperatura ambiente para garantirem a textura e o sabor próprios.

mulher-espertaE AÍ, GOSTARAM DA AULA?

portrait-of-a-group-of-business-people-laughing-against-white-baADORAMOS, MARIANA!!

bento1AGORA VAMOS?

Golden berry, a proteína em forma de fruta

PP

Poucas vezes me dá um rombo no estômago como me deu agora, justamente em um horário em que não tenho costume e não posso almoçar. Assim sendo, estou atracada, mas a-tra-ca-da em um panforte, que vem a ser um troço redondo com amêndoas, castanhas, avelãs, nozes, passas de uva, damasco e mel.

pirog-iz-suhofruktov-i-orehovParecido com isso, só que redondo e de levar na bolsa, embalado em papel celofane. Uma maravilha para momentos de desespero como este em que me vi agora!

É da Saúde na Cesta, uma loja pequeninha que tinha ali na 24 de Outubro – e que eu sempre frequentei – e que agora abriu as portas na 5ª Avenida Center, com entrada pela própria 24 ou pela Mostardeiro.

Minha mãe teve durante muitos anos a loja infanto-juvenil João e Maria ali no Quinta Avenida, e eu tenho a galeria como se fosse minha segunda casa.

mulher-de-boca-abertaESTOU BEM MAIS CALMA DA FOME, OBRIGADA

Não ia falar sobre o panforte, mas foi bom ter esse rombo no estômago porque daí já consegui falar também do novo endereço do Saúde na Cesta. Se estiver de passagem pela redondeza, vale a pena conferir. Tem muiiiitas coisas deliciosas, saudáveis e naturebas.

: É tapioca ou omelete?
: Sucos: amigos da boa forma e inimigos da dieta

Por falar e coisas saudáveis e naturebas, comecei a escrever este post porque ando ouvindo aqui e ali que essa gente que adora inventar moda tirou mais uma da cartola: a Golden berry. Mais conhecida por todas nós como… Physalis!!

Olha!

physalisA MUSA DOS DOCINHOS CHIQUES!!!

Depois da Goji berry, agora é hora de todo mundo falar da Golden berry e enumerar um sem-número de benefícios da frutinha (longe de doces, que fique claro). Diferentemente da Goji, originária da Ásia, a Golden  vêm da América do Sul, mais especificamente dos Andes peruanos e equatorianos.

: Minha Goji berry ameaçada
: Desjejum bombástico

Já é bem conhecida em outros países como África do Sul, Austrália e China e recebeu uma variedade de nomes como inca berry, cape gooseberry e cereja-do-chão peruana.

mulher-nova-gritando-feliz-thumb894324812FALA DOS BENEFÍCIOS, MARIANA!

A Golden berry é considerado um dos mais completos alimentos de origem vegetal da atualidade (não me perguntem o quanto de exagero existe nesta afirmação). Por ser rica em ferro, muitos consideram especialmente benéfico para vegetarianos e veganos, que não consomem carne.

bento1NÃO É O MEU CASO

olivia10NEM O MEU

Mas que fique claro: apesar de ser uma excelente fonte de ferro, a Golden Berry não tem a mesma quantidade de ferro encontrada na carne. A cada 100 gramas da fruta encontra-se 1,7 mg de ferro. Já a cada 100 gramas de carne vermelha estão presentes 3mg de ferro. Quase o dobro.

: Food Detective: você vai querer tirar sangue
: Nova pesquisa liberta o arroz do papel de vilão das dietas

Outro ponto positivo é que a Golden é rica em vitamina C, o que aumenta a absorção do ferro no organismo (mesma história de comer feijão com laranja, sabe assim?) A laranja contribui para a absorção de ferro do feijão.

mulher-vomitando1EU ODEIO LARANJA NO MEU FEIJÃO

bento1EXPERIMENTA PHYSALIS

Você também vai gostar

Quero usar mule com pantalona curta!!

desfiles-stylecom

Estou há quase um mês com vontade de comprar uma pantalona curta. Há modismos que mexem com a gente – e a pantalona curta mexeu comigo. Quero usar a pantalona curta que ainda não tenho com minha espadrille querida, que tanto amo de paixão – presente que minha mãezinha querida me trouxe da Lenny, depois de uma viagem ao Rio, isso tem uns dois anos.

gold-starA questão é que, não bastasse estar com ideia fixa na pantalona curta, estou agora com ideia fixa também em uma mule para chamar de minha. Eu fui apaixonada por mules quando tinha 17 anos. Tinha uma preta de camurça e salto que não tirava para nada.

gold-starDepois de um tempo, elas voltaram – e nesta época eu já andava preferindo salto mais baixo. Morando em São Paulo, sabe como é. Lembro de uma mule mostarda de couro baixinha que eu tinha. Usava até com meia no inverno. Super cool.

gold-starSou daquelas pessoas que se desfaz fácil das coisas. Sou daquelas que, para cada entrada de uma peça nova no closet, dou de presente para alguém a outra. Uma entra; outra sai. E nessas entradas e saídas doei todas as minhas mules.

gold-star

Não gosto e nunca tive mules abertas na frente, ressalte-se. Gosto de mules fechadas. Porque acho que o fato de ser aberta na frente e co salto acaba empurrando nosso pé pra frente os dedos saltam pra fora e eu não acho isso muito elegante.

mule-tendência-verão-2015-calçados-femininos4NÃO GOSTO DESSE MODELO

LEFASHIONBLOGCLASSICCOZYCHICMODERNDAYCAROLYNBESSETTE-KENNEDY3PREFIRO ESSE

A Lari, nossa sociela media que neste momento desfruta de merecidas férias no Chile, deixou pronta uma galeria no Pinterest de Donna de lindas mules e várias formas de usá-las. É inspirador. E estou hoje naquelas quartas-feiras de fechamento da revista em momento de otimizar tempo, sabe assim?

Então, em vez de sair por aí catando mil e uma maneiras de usar mule, nada mais lógico do que indicar o garimpo da querida Larisca.

apontandoparabaixo0113AQUI, Ó
www.pinterest.com/revistadonna

Sobre pantalona curta: fiquei sabendo que está dando o que falar no Rio. Mas quer peça mais arrumada-descompromissada do que uma pantalona curta? Algo como dizer: “Estou de pantlona, mas não estou levando essa calça (e nem a mim mesma) tão a sério assim”.

screaming-woman11MINHA CARA!

A pantalona curta também atende como pantalona cropped ou bermuda longa. O comprimento mídi faz dela uma peça polêmica e há vários exemplos de muito mau gosto. Trata-se, portanto, de uma peça perigosa – e a regra número 1 para usá-la é: se você é baixinha, suba no salto.

sapato-mule-141995628QUERO SUBIR NELE

Uma das estilistas que mais amo (e minha estilosa amiga Daniela Neuls, proprietária da loja Maria Helena também) é a Andrea Marques. Provavelmente, a Dani já deva ter recebido na loja alguma pantalona curta da Andrea Marques.

Li em algum lugar que ela criou pantalonas curtas com a cintura alta, justamente para alongar a silhueta.

PANTALONATIPO ASSIM
Não é lindo?

gostei-e-agora-pantalona-curta-wide-cropped-trouser-2TRIO MARAVILHA!
Olha que estilo mais descompromissado-chique! Nos casos da esquerda e da direita, a cintura continua alta, e eu gostei bastante dessa ideia, pois adoro cintura alta e acho que a peça combina com essa proposta. Na imagem do meio, uma ideia de usar a blusa solta por fora da pantalona curta. Me agrada muito também!

sophiess14-lfw-day4-045_TATRÉS CHIC
A cintura alta combina com a jaquetinha curta, e eu adorei a ideia do scarpin pink pra dar um toque divertido na combinação sóbria do look

Em todos os casos, reparei que me interessei mais pelas pantalonas curtas com a boca bem ampla, para ter um movimento bonito quando caminhamos.

ev2c1fÉ AÍ QUE EU ME REFIRO
Não fica muito feminino?

Pois não é que agora eu acabo de me lembrar que tenho uma pantalona cropped da Farm? Ela é marrom, de um veludo meio molhado e trabalhado, muito bonita. Comprei há tempos até. Tanto é que nem tinha me dado conta que tinha.

imbecil-large-msg-1108329028-211BAITA IMBECIL

A questão é que ela é calorenta, boa para o inverno. Se der uma esfriadinha, até me habilito. O que eu preciso agora é de uma pantalona cropped para o verão. Tinha mais imagens de ideias de pantalonas curtas para me inspirar, mas Chico e Bento estão me ligando, pois são 8h30min da noite e me esperam para jantar.

crianca-chateada-2ADEUS PANTALONAS CROPPED

Pedi para a Rosa fazer arroz negro para acompanhar sobrecoxas com alecrim. Estou fascinada por arroz negro depois que fiz o post Extra, Extra! Nova Pesquisa Liberta o Arroz do Papel de Vilão da Dieta. Só quero saber de arroz negro agora.

bento1EU QUE O DIGA

Você também vai gostar

Extra, extra! Como aproveitar cada folha de manjericão

manjericao

Dou o Bento de presente e a Olivia de brinde a quem acertar onde me encontro neste início de madrugada de terça-feira. Como a ideia é dar tempo para vocês pensarem (sobretudo se realmente estão aptas a conviver com o animal), vou me dedicar a falar sobre manjericão antes de fazer a derradeira revelação.

felizADORO MISTÉRIOS

No fim de semana, fui cortar as flores dos meus pés de manjericão verde e roxo. Havia várias crescidas e desde que o mundo é mundo sabe-se que é preciso cortar as flores (lindas, por sinal, o que dá a maior dó…) porque elas são inimigas para o crescimento e a vida saudável do pé de manjericão. Cortei, cortei, cortei e, obviamente, junto com as flores, vieram vááárias lindas folhas de manjericão ávidas por serem consumidas.

O problema é que não havia naquele momento, sábado, 10h da manhã, alguma intenção de consumir as folhas. E eu me vi sem saber o que fazer com elas – e com a maior dor no coração. Acabei colocando num copinho com água, mas não foi suficiente para evitar que murchassem rapidamente. Então, resolvi pesquisar qual é a melhor forma de preservar folhas de manjericão arrancadas do pé que não servirão para consumo imediato.

desenho-apresentador-de-circoSENHORAS E SENHORES

httpwpclicrbscombrporaifiles201307tamborpngBAM BAM BAM

desenho-apresentador-de-circoA MAIS NOVA DESCOBERTA DA MARIANA

Com vocês, algumas formas de conservar folhas de manjericão!

NA GELADEIRA
1) Coloque o manjericão fresco em um saco de polietileno.
2) Coloque o manjericão fresco em um recipiente com água (até aí eu fiz, mas….) e guarde na geladeira.
3) Coloque o manjericão fresco em um recipiente próprio para ervas (não sei qual é, mas descubro outra hora).

CONGELANDO O MANJERICÃO
1)
Retire todas as folhas dos galhos. Os talos podem ser descartados. Enxágue bem as folhas, tomando cuidado para não danificá-las. Remova o excesso de água das folhas usando um secador de saladas ou colocando-as sobre uma toalha. Guarde em um recipiente e congele.

2) Essa eu achei demais: congele o manjericão começando um molho pesto. Coloque uma ou duas porções de manjericão no processador e triture as folhas com azeite de oliva extra virgem e um pouco de sal. Cobrindo os pedaços de manjericão com óleo protegerá as folhas do ar, para que conservem a cor e o sabor. Coloque a mistura em um pequeno recipiente com tampa e coloque um pouco mais de azeite de oliva por cima. Depois de descongelar o manjericão, coloque no processador novamente adicionando seus ingredientes favoritos para finalizar o pesto.

03-por-ai-mulher-gritando5NÃO É SENSACIONAL?

SALGANDO O MANJERICÃO
(Trata-se de um método tradicional de pré-refrigeração para conservar o manjericão)

Salpique 1cm de sal em um recipiente limpo e seco que tenha tampa. Prepare as folhas, que devem estar limpas e secas. Então, coloque uma camada de folhas no recipiente. Polvilhe uma camada leve de sal sobre cada folha. Continue o processo até ter usado todas as folhas. A cada 10 camadas, pressione-as delicadamente para que fiquem firmes, mas não quebre as folhas.

Encha o recipiente até ficar com cerca de 5 cm livres na parte de cima. Pressione as folhas de forma delicada, mas firme. Conclua colocando mais sal para compactar tudo. Agite um pouco o recipiente para que o sal atinja todas as camadas. Guarde o recipiente em local seco e fresco (pode ser dentro do armário). Para usar, simplesmente retire quantas folhas quiser do recipiente, retire o sal das folhas e use como desejar.

flormanjericaoESSAS SÃO AS FLORES QUE DÃO A MAIOR DÓ DE CORTAR

Por fim, já que ainda preciso desvendar o mistério sobre onde estou…

MERGULHANDO O MANJERICÃO NO AZEITE DE OLIVA
Limpe as folhas e seque bem. Coloque-as em um recipiente. Salpique sal e agite o recipiente para que todas sejam cobertas pelo sal. Encha o recipiente com azeite de oliva. Tampe o recipiente e coloque-o na geladeira. As folhas ficarão em ótimo uso para serem usadas pelos próximos meses. Quando quiser usar, basta pescar as folhas necessárias dentro do azeite e voilà!

bento1NINGUÉM DESCOBRIU ONDE ELA ESTÁ?

olivia10BENTO ESTÁ COM MEDO DE SER DADO DE PRESENTE

bento1E TU DE BRINDE

Muito bem, ninguém adivinhou, certo? Estou em Colorado. Não, não vim esquiar em Aspen, no Colorado. Estou no município de Colorado, perto de Ibirubá, que é perto de Cruz Alta. Cheguei agora à noite, estou muito bem acomodada na cama do hotel CZ e amanhã bem cedo a professora Walkiria vem me buscar.

angry old woman (1)DE ONDE ISSO AGORA, MARIANA?

Trata-se do projeto Autor Presente, promovido pelo Instituto Estadual do Livro. Escolas públicas estaduais interessadas em realizar encontros entre escritores e leitores podem apresentar um projeto para o governo. Se aprovado, a escola recebe uma verba para compras de livros do autor que desejar. Foi então que a professora Walkiria e sua equipe, da Escola Schwengber, de Colorado, escolheu meus livros – Peregrina de Araque e Vida Peregrina – para os alunos lerem e estudarem.

03-por-ai-mulher-gritando5FIQUEI MUITO FELIZ E HONRADA

Estou muito curiosa também. Porque, além de terem lido os livros, os cerca de 180 alunos fizeram trabalhos sobre eles – e alguns foram selecionados para serem apresentados para mim amanhã. Não é incrível? Depois da apresentação, vamos fazer um bate papo – e a professora Walkiria já me adiantou que eles querem muito saber como funciona o blog e a coluna na revista Donna, porque estudaram sobre isso também.

bento1SOBRE MIM?

Sim, xerife. Estudaram bastante sobre ti e também sobre a Olivia. Mas antes que tu me pergunte porque tu não veio junto na peregrinação a Colorado, adianto que vim de ônibus. E quem é que adora dizer que não viaja de ônibus, apenas com motorista em carro com banco de couro e ar condicionado?

bento1EU

sorryPOIS É