Donna - ir para home

Ressaca de Carnaval? Ioga tem a cura!

Synergy-Seq-1308-Sirsa-Prasarita-Padottanasana

Era para ter começado esta semana, mas ambas tiveram, cada uma, um imprevisto. Me refiro a mim e a Jamile, minha nova professora de ioga. Outra das minhas resoluções de 2015 foi recomeçar as aulas de ioga. Eu andava praticando sozinha em casa desde que voltei a morar em Porto Alegre, mas o ano de 2014 foi um fiasco nesse sentido. Não tive a disciplina necessária para parar, me encerrar no meu quartinho e dedicar ao menos 40 minutos para flexibilizar corpo e mente, o que me gerou uma frustração tremenda.

Passei 2014 inteiro me cobrando nesse sentido. Me chicoteando, me punindo. Até que me dei conta de que não merecia tanta crueldade. Simplesmente estava passando por um momento profissional muito intenso em que essa disciplina estava difícil de ser mantida, mas eu tinha créditos comigo mesma. Era esperar a tormenta passar e reavaliar a situação. Tem vezes que a gente se cobra demais, vai dizer? Basta compreender que simplesmente não é o momento de algumas coisas acontecerem. Ponto. Mas a gente fica ali insistindo, insistindo, se estressando, se punindo.

mulher-doidissima1EU ME ODEIO

Um belo dia das nossas férias em Punta, Chico, Bento e eu sentamos na praia, durante uma caminhada com o animal, e ficamos ali, os três em silêncio, olhando para o mar. Refletimos sobre o ano que passou e este que se iniciava e conversando sobre o que gostaríamos de fazer diferente. Foi quando manifestei, entre outras coisas, a necessidade de ter a ioga novamente com frequência na minha vida.

croacia-5BONS TEMPOS EM QUE PRATICAVA ATÉ NO CAIR DO SOL DA CROÁCIA

De volta a Porto Alegre, fui atrás da grade de horários das aulas da BIJAN YOGA. No ano passado, já havia feito  uma aula experimental com a Tainá. Pesquisei sobre as aulas no site da escola e achei a modalidade Elements bastante semelhante com a Vinyasa, que eu praticava com meu guru Upendra, em Barcelona. No site, ela é assim apresentada:

:Uma semana de paz em Dubrovnik

“Essa aula é uma agradável exploração do seu corpo através de uma série de posturas baseadas no Ashtanga Vinyasa. Com elementos do método tradicional porém explorando e experimentando diferentes posturas das séries, você irá desenvolver a força, a coordenação do movimento através da respiração, integração corporal e flexibilidade. Essa prática também oportuniza uma integração corpo e mente despertando autoconsciência. Seja você um iniciante ou um praticante mais experiente, essa prática pode ser perfeita para você. Não é necessário experiência anterior”.

woman-yelling-istock-de28DESDE QUANDO TU GOSTA DE ASHTANGA, MARIANA?

Elements não é Ashtanga, ignorante. A sequência de posturas é a mesma, mas tudo é feito de forma muito mais suave e fluída, menos estressante para o corpo. Eu fiz ashtanga durante algum tempo e parei porque fui sentindo que estava machucando meu corpo. Sei de muitas pessoas que amam e outras que odeiam. Ashtanga é bem isso: ame ou odeie. Eu não odeio, apenas não é a minha prática.

:A história de quem escreve sua história

Amei a aula experimental de Elements, mas nunca mais consegui repetir em função dos horários que não casavam com os meus. Resolvi, então, me dar de presente de vida aulas particulares. Liguei para a Bijan e falei com a Jamile (já tinha ouvido falar muito bem da Jamile). Acertamos os ponteiros. Combinamos de praticar às quartas e sextas. Semana que vem começamos.

03-por-ai-mulher-gritando5ESTOU MUITO FELIZ

Quando o Carnaval chegar, já terei retomado minha prática de posturas, sobretudo de três posturas propícias para a época de folia. Explico: apesar de praticar ioga, não sou uma pessoa abstêmia de álcool. Isso significa que bebo minhas caipirinhas durante o Carnaval – independentemente de estar participando da festa ou não. Carnaval é Carnaval, sabe assim? Pois há três posturas que contribuem para melhorar a ressaca, sabia?

Olha!

uttanasanaUTTANASANA
Pernas esticadas e flexão do corpo para frente. Caso não consiga tocar o chão, pode flexionar os joelhos até alcançar. Relaxe completamente o pescoço, deixe ele cair bem soltinho e vá sentindo como a respiração ajuda a ir relaxando o corpo mais e mais em direção ao chão, descongestionando a cabeça. Esta postura estimula as funções metabólicas do fígado e dos rins, alivia a dor de cabeça e a insônia e reduz a fadiga e a ansiedade

 postura-prasarita-padottanasanaPRASARITA PADOTTANASANA
Divida o peso do corpo em ambos os pés. Se conseguir tocar a cabeça no chão, melhor. Caso contrário, deixe o pescoço bem frouxo, como na postura anterior. Se a cabeça tocar no chão, tenha cuidado para não depositar peso sobre ela. A cabeça é só um ponto de contato com o solo. É permitido colocar uma manta ou uma almofadinha, se ficar mais confortável. Essa postura contribui para revitalizar a mente, fortalece as pernas e a coluna e é de grande ajuda para suportar o fatídico dia seguinte.

fish-poseMATSYASANA
Também conhecida como a postura do peixe, promove uma abertura do peito e da garganta. Como na postura anterior, a cabeça é só ponto de contato, não jogue peso sobre ela. Todo o peso fica apoiado nos cotovelos e antebraços atrás das costas. Alivia muito maxilares, tira a tensão do pescoço.

bento1QUE HORAS TU VEM PRA CASA?

enxaqueca21VAI COMEÇAR…

bento1QUERO CONVERSAR SOBRE O MEU PRESENTE

Adivinhem há quantos dias o animal pede para conversar sobre o presente? Há uma semana! O animal está de aniversário neste domingo, 1 de fevereiro, e combinamos de fazer um cordeirinho em casa para celebrar o aniversário dele e o do Chico juntos (sim, eles fazem aniversário com apenas três dias de diferença. Sim, ambos são aquarianos. Sim, o aniversário do Chico foi ontem. Obrigada, eu transmito as felicitações). Achamos que um cordeirinho em casa já seria mais do que um belíssimo presente para o animal, mas é claro que ele quer mais.

bento1EU MEREÇO

É claro que ele merece, mas poderia simplesmente me dizer o que deseja a mais de uma vez por todas e não ficar atormentando meus ouvidos com trocentas mil ideias esdrúxulas cada vez que me enxerga. Já falou em um carrinho de água de coco para ter em casa (delirou), falou também de mais dois modelos de COLAR DE MANO (fora de cogitação) e de um revólver (pode?) para poder se defender, já que alega ser um xerife sem arma – e xerife sem arma não é xerife.

bento1NÃO ME RESPEITAM

Eu já expliquei que a falta de respeito não é porque ele não ostenta um revólver na cintura, mas porque simplesmente não se dá o respeito. Eu nunca vi um xerife que passa o dia inteiro dormindo de pelotas. Não tem como ser respeitado.

bento1QUE HORAS TU VEM PRA CASA?

mulher chorandoANHÃÃÃÃÃÃÃÃ

Você também vai gostar

Cabelo sujo e cara amarrada agora é moda!

coach_7114_635x

Da série “quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece”, acabo de topar com uma notícia que me vi obrigada a ler três vezes antes de tecer qualquer comentário. Sei que não é da conta de ninguém – e menos ainda da minha -, mas preciso comentar para dividir meus estarrecimento sobre até onde as coisas chegam. Pois vi que as tais celebridades resolveram que a nova moda é não sorrir para as câmeras. Resolveram que o melhor é ficar séria. Fechar a cara. Desculpa aí, mas como não sou celebridade….

gargalhada2QUE PALHAÇADA!

O precursor do modismo é ninguém menos do que Kanye West, a mesma pessoa que já se comparou a Jesus Cristo e que alega que sorrir “não é cool”. Explicou que esboçar um sorriso tem que valer muito a pena – e como poucas coisas na vida valem muito a pena, ele quase não sorri. Muito menos para as câmeras. Coitado de ti, amigo.

kanyeCARA AMARRADA NÃO TÁ COM NADA

O problema é que o lema está fazendo escola e amealhando seguidores – o que me preocupa um bocado. Como essa gente é formadora de opinião, só o que me falta é, apesar de todas dificuldades, ter que viver em um mundo de cara amarrada daqui pra frente! Das seguidores do rapper mau humorado, a primeira é sua respectiva esposa, a senhora Kim Kardashian, que consegue ainda ser pior quando abre a boca. Justificativa da Kardashian para não sorrir: “Provoca rugas”.

mulher-com-vergonha ALGUÉM ME ALCANÇA UM ESPARADRAPO, POR FAVOR

Não há embaixadora maior da cara amarrada do que Victoria Beckham, vai dizer? Claro que já perguntaram para ela o motivo de tanta antipatia em frente às câmeras. Em uma das respostas, que deu para o New York Times, falou: “Só sorrio em fotos familiares. Se estou andando pela rua e vejo os paparazzi, claro que não vou sorrir. Pareceria uma imbecil”.

gisele-ba-ndchen-sorri-para-paparazzo-em-nova-yorkd3a27d088f18e80cbe225cc36ac21cd7NEM EU NEM A GISELE CONCORDAMOS CONTIGO, VIC!

As atrizes Kristen Stewart e Rooney Mara e os atores Johnny Depp e Mark Wahlberg surfam na mesma onda.

Olha!

AFI FEST 2014 Presented By Audi Special Screening Of "Still Alice"KRISTEN STEWART
Está para nascer guriazinha mais enjoada


Penteado-Rooney-Mara-Golden-Globe-Awards-Globo-de-Ouro-2012-2_thumbROONEY MARA
Pois então… Eu gosto dela… Não sei porque faz parte dessa turma de mal com a vida. Acho que vou dar uma ligadinha pra gente conversar e ver se consigo reverter essa decisão equivocada

SHOWBIZ Insider 1JOHNNY DEPP
Preocupado em fazer cara de mau

Como eu tenho coisa mais interessante com que me preocupar, muito além dessa gente azeda, venho por meio desta informar que sair na rua de cabelo sujo agora é fashion. As marcas Coach, Marc by Marc Jacobs e Proenza Schouler foram três das grifes que sujaram os cabelos de suas garotas-propaganda nas últimas campanhas. As passarelas vêm comprovando a tendência. Mas atenção: não se trata de não lavar o cabelo ou simplesmente lavá-lo só com água e sem shampoo, como já prega o método No Poo. O cabelo que as grifes propõem para a próxima temporada é emaranhado, sujo, quase podre mesmo.

olivia10O BENTO VAI GOSTAR

bento1ODEIO TOMAR BANHO

Nas diferentes semanas de moda, marcas como Prada, Marni, Miu Miu, Calvin Klein, Balenciaga e Emanuel Ungaro levaram às passarelas modelos com raízes de cabelo quase nojentas, daquelas que aparentam uma semana longe do chuveiro, sabe assim? Agora, o melhor disso tudo, como sempre, é a justificativa dos estilistas e profissionais de beleza envolvidos no modismo. Atentem, por favor!

:Eureka! Sabia que há dois tipos de shampoo seco?!
:Shampoo sem sulfato é a esperança de cabelos mais lindos

- O cabelo árido (sim, porque na moda até cabelo sujo ganha nome pomposo) cria furor porque conecta com a nostalgia, com as emoções do passado, com o espírito vintage de algo que foi usado (ou que não foi, no caso o shampoo!) – explicou Oscar Guinea, eleito melhor cabeleireiro da edição 2013 do incensado prêmio Fígaro.

pasarela_pelo_sucio_8899_635xOS RABOS DE CAVALO DE PRADA, PACO RABANNE E CALVIN KLEIN
Quem disse que agora precisamos lavar o cabelo depois o exercício aeróbico?

O que parece simples (deixar o cabelo sujo) é mais complicado ainda. Para conseguir esse efeito, ensinam os experts, a maior arma é o shampoo seco. Eu percebo mesmo que, quando uso meu shampoo seco, sobretudo na franja (nesta fase em que a maldita está estacionada e não cresce), chego no meio do dia com ela imunda e gosmenta. Em compensação, o cabelo fica muito mais maleável com o shampoo seco – e é esta característica que faz a cabeça dos profissionais na hora de criar penteados sujos na cabeça das modelos.

:Você ficaria dois anos sem usar shampoo?

Os profissionais apostam que o que vai pegar mesmo é a tendência do cabelo sujo e preso – tipo mesmo quando a gente sai da academia ou se olha no espelho depois de um domingo inteiro de pijama em casa. Já a onda do cabelo solto, com aspecto meio molhado e mais colado no rosto eles acreditam ser mais difícil de rolar com as pessoas normais. Eu concordo.

marc_by_marc_jacobs_3910_635xVOCÊS TAMBÉM?

As famosas (sempre elas) já andaram atrevendo-se a exibir a tendência. Algumas já desfilaram o chamado “wet hair”, que consiste em um cabelo molhado na raiz e seco do meio para as pontas (quanto mais para a ponta, mais seco).

Olha!

pelo_celebrities__2294_635xGIGI HADID, SCARLETT JOHANSSON E ROSAMUND PIKE
Só gostei do cabelo da Rosamund. Este da Gigi é o ó!

 

Você também vai gostar

Coisas que acontecem pós-fechamento da revista Donna

donna

O fechamento (e por isso entenda-se a finalização e o envio para a gráfica) da REVISTA DONNA acontece a cada semana todas as quartas-feiras. O horário varia. Depende do trabalho que dá para fazer a reportagem de capa, de algumas intempéries pelo caminho e, sobretudo, da autora da reportagem principal – se é enrolada para escrever ou se tem métodos bem definidos e concentração o suficiente. Não vou citar nomes, cada uma aqui sabe o chapéu que mais lhe cai bem.

Woman-confused3NÃO É MESMO, MOMMY?

Ontem, conseguimos fechar a revista em um bom horário, por volta de 18h. Deu tempo para desopilar, jogar conversa fora, fazer uma boa revisão de todas as páginas no chão. Criamos o hábito de espalhar as páginas da revista no chão da redação, como se fosse um tapete, para que a gente possa conferir a edição como um todo – se há títulos repetidos, páginas que deveriam ser trocadas de lugar… E daí criou-se a tradição de fotografarmos nossos lindos pezinhos passeando por essa passarela.

Olha!

donnaA EDIÇÃO DE ONTEM FINALIZADA!
Camis com sua sandalinha cheia de strass puxando o trenzinho; Mel de sapatilha preta atrás, Carol de tênis, eu com os pezinhos dentro do túnel e Mommy atrás de mim com seu confortável e inseparável Crocs! Mari Scholze fez o registro e não sei onde foi parar a Thamis. Devia estar grudada no site. É preciso um maçarico pra tirá-la de lá.

Conversa fora daqui, conversa fora dali, Mari Scholze perguntou se conhecíamos o site LEMA 21. Hein? Nunca tinha ouvido falar. Ela estava com ele aberto e veio nos mostrar. Eu quase caí pra trás. Trata-se de um site de uma loja online de óculos com armações muuuito legais a partir de R$ 195. O frete é grátis. O site disponibiliza espelho virtual, ou seja, importamos uma foto nossa de rosto e experimentamos nela todas as armações e mais: também oferece o serviço de experimentar em casa.

chocada61HÃ?

woman-yelling-istock-de21EXPLICA MELHOR, MARIANA!

Podemos escolher quatro armações. Eles enviam para o conforto do nosso lar doce lar. Funciona assim:
1) Escolhemos quatro armações.
2) Pagamos um voucher de R$ 245.
3) Recebemos o kit em casa e podemos ficar com ele durante 4 dias.
4) Devolvemos o kit com os 4 óculos.
5) Usamos o voucher para comprar uma armação.

alto-la12ALTO LÁ!

Já sei qual vai ser a próxima pergunta: “E se a gente não quiser comprar nenhuma?”. Se a gente não quiser comprar nenhuma, a loja realiza o reembolso do total pago de R$ 245 + frete menos R$ 35 (que eles consideram o valor do gasto com gasolina, estacionamento, tempo etc. de visitar algumas óticas). Achei justo. Preço ok pelo conforto.

Olha!

 

Reflexões à base de flash tattoos

Flash-tattoos-ou-flash-tats-2

Bento já voltou a ser um cachorro sem berne. Melhor: Bento voltou a ser um cachorro sem bicheira. Dra. Neusa esclareceu hoje que era bicheira e não berne o orifício onde viviam muitas lesmas na barriga do animal.

bento1TU PODE PARAR DE FALAR SOBRE ISSO?

Só estou colocando o pessoal a par do teu estado de saúde. O que isso tem de mais? As pessoas estão me perguntando sobre as condições do xerife, sobre o estado de saúde e vida do comendador – e eu me sinto no dever de prestar satisfação, já que tu é um animal amado por todos, consideravelmente famoso e precisa prestar contas para a sociedade. É por isso que estou dizendo que as lesmas não mais habitam a tua barriga.

bento1ELA ESTÁ SE DIVERTINDO ÀS MINHAS CUSTAS

Eu não estou me divertindo com nada! Ou tu acha que gostei de ver lesmas caminhando diante do meu nariz? Coisa nojenta. Eu não vou te culpar das coisas agora, mas esse episódio só reforça o que venho te pedindo há tempos: que tu PA-RE de se coçar e abrir feridas no corpo. Porque isso só cria um território propício para bicheiras. Será que tu pode entender isso de uma vez por todas?

mulher-com-celular-na-boca1PODE?

bento1VOU TENTAR

Reflete sobre o que estou pedindo. Mais tarde a gente volta a conversar. Agora quero contar sobre uma novidade que a querida Célia Ribeiro me trouxe em mãos hoje: as Flash Tattoos. Já ouviu falar? Imagino que sim, pois é só no que se fala neste verão. São tatuagens temporárias, douradas e com motivos étnicos em sua maioria, que viraram febre na Califórnia graças à propaganda das famosas – e chegaram por aqui arrasando quarteirão.

Olha!

body-art-flash-tattoo-brazil-_0001_vinidallarosa5918-2xq53t1m7ihl58qlrl61vuA GARGANTILHA CHANEL É UMA FLASH TATTOO
(Sai com álcool viu?)

7306OS BRACELETES E OS DETALHES NAS MÃOS E PULSOS SÃO FLASH TATTOOS

Sheebani-flash-tattoo-on-black-bridal-blissOLHA QUE LUXO O CONTRASTE COM A PELE NEGRA!

article-2750897-212FDA5200000578-233_634x882BEYONCÉ ORNANDO AS SUAS TATTOOS

f5c61-tattoo2b6ALESSANDRA AMBRÓSIO ORNANDO SUAS TATTOOS

O que a Célia veio me trazer não foi a notícia da tendência em si, mas um lugar onde encontrá-las. Junto de duas cartelinhas de lindas tattoos, havia dentro do envelope um cartãozinho de apresentação assinado pela Mari Pinto Ribeiro e pela Carol Pegoraro. Célia explicou que as duas representam a marca BODY ART FLASH TATTOO.

Olha!

body-art-flash-tattoo-brasil-gold-silver-21-2xp18n70zfubislzn15de2A IMAGEM DE ABERTURA DO SITE

14x21---8
Esta foi uma das cartelinhas que a Célia me trouxe enviada pelas gurias. Os corações são uma gargantilha de corações. Aqui embaixo são várias pulseirinhas!

Admito que ainda não tinha me ligado muito nessa moda, mas confesso agora que meio que me apaixonei. Fui bisbilhotar as outras cartelas à venda no site e é uma mais linda do que a outra.

apontando_para_baixo_01Dá pra ver AQUI

bento1QUE HORAS TU VEM PRA CASA?

Acho que por volta de 8h, por quê?

bento1JÁ REFLETI E QUERIA CONVERSAR

mulher-com-vergonhaAÍ VEM…

olivia10SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI

Olhar pode até ser parecido, mas o inseto que nos picou….

MARIANA-KALIL

Dizem que os cachorros vão ficando parecidos com os donos à medida que o tempo passa – e vice-versa. Eu, que não acreditava muito nessa história, começo a desconfiar que seja a mais pura verdade. Anda existindo uma simbiose entre o animal e eu – tirando apenas a parte de que um veio ao mundo a trabalho (eu) e o outro veio a passeio (ele). A questão é que venho percebendo algumas coincidências em nossas vidas que me levam a pensar que não são meras coincidências. Faz parte dessa integração entre dois seres.

bento1PREPAREM OS OUVIDOS PARA O NHEM NHEM NHEM

Essa hipótese me ocorreu na ida para Punta de férias, quando eu estava mal do meu ouvido. Durante todas as idas para Punta, quem sempre está mal do ouvido é o animal. Desta vez era eu. Foi quando Chico atentou para o fato. “Tu já percebeu como vocês são parecidos? Até problema no ouvido têm igual!”. Dei uma risada alta e, com a estrada inteira pela frente, fiquei ali, em silêncio a divagar sobre essas semelhanças entre cachorro e dono. Seriam reais? Ficariam ainda mais intensas e evidentes ao longo dos anos de convívio? Será que eu havia chegado ao ponto de ter problema no ouvido durante as viagens justamente como acontece com o animal?

women_questionSERÁ?

Bento e eu não gostamos de grandes movimentações – sobretudo em casa. Claro, gostamos de receber amigos para jantar, mas confusão, festinha, entra e sai, barulho? Isso nunca foi muito a nossa praia. E é algo que tem ficado ainda mais intenso com o passar dos anos – o que leva o animal a se encerrar não apenas no quarto, mas no closet. Primamos pelo silêncio, fazemos ioga juntos (ele insiste em pegar um pedaço do meu tapetinho), precisamos do passeio matinal (eu brinco que ele incomoda pra sair, mas é minha cachaça também) e adoramos dormir cedo. São características mútuas que me vêm de imediato à cabeça.

woman-yelling-istock-de28FALA DAQUELA PESQUISA, MARIANA!

Essa pesquisa é sobre aparências. Para verificar se as pessoas realmente pareciam com os seus cachorros, o psicólogo Sadahiko Nakajima, da Universidade Kwansei Gakuin University no Japão, tirou fotos de 20 pessoas e os seus cães. Para cada dono, ele criou duas imagens: uma com o dono e o seu verdadeiro cachorro e uma com o dono e outro cachorro que não era o seu. Ele apresentou as imagens a 502 estudantes e pediu para identificar qual cachorro pertencia ao dono. Conclusão: 80% dos estudantes adivinharam corretamente.

sadahikoooCACHORROS E DONOS COMPARTILHAM O MESMO OLHAR

Intrigado para saber qual fator determinava se o cachorro era parecido com o dono, Nakajima cobriu as bocas dos donos e apresentou as imagens a um grupo. A taxa de acerto continuou alta: aproximadamente 73%. Quando o professor mostrou somente os olhos dos animais e dos donos para 50 estudantes, ainda obteve uma taxa de acerto de 70%. Porém, quando ele cobriu os olhos dos donos, a taxa de acerto caiu para 50%. O que isso revela é que o olhar de donos e seus cães podem ficar similar ao longo do tempo, deixando assim, os dois parecidos.

bento _2045279765_nSERÁ?

Há uma questão muito curiosa que sempre ocorreu em nossos quase 14 anos de convívio: quando eu não tenho tempo e/ou dinheiro, Bento sempre inventa algo. Quando morávamos em Barcelona e éramos dois durangos kids, Bento tinha o dom de arranjar algum problema de saúde cada vez que eu recebia por algum trabalho pela BBC. Ou seja: cada vez que eu achava que teríamos um respiro no orçamento que foi contado para a Espanha, o animal inventava algo: alergia, ouvido inflamado, problema na pata… E lá se iam todos os euros para a conta do veterinário. Sempre tinha alguma coisa que coincidia com a entrada de alguns euros na minha conta.

mulher-doidissima1SEMPRE

bento1ELA FICAVA BASTANTE IRRITADA

mulher-doidissima1COMO NÃO FICAR?

Em função do melanoma que tive há quase dois anos, sou obrigada a fazer exames de rotina a cada três meses. Em função de nódulos nos testículos, que não sabemos exatamente o que são, mas optamos por não castrar o animal, Bento é obrigado a fazer ultrassonografia a cada três meses. Conclusão: além de tudo, fazemos check up juntos. Como se não bastasse, domingo fomos ao Parque e sofremos duplo ataque de insetos. Eu fui premiada com um ferrão de abelha embaixo do braço. Nunca tinha levado um ferrão na vida – o que imediatamente me fez olhar as abelhas com outros olhos.

200415242-001INFELIZ, DESGRAÇADA, MALDITA

Senti o infortúnio na hora. Dói pra burro. Chico conseguiu tirar o ferrão ali no parque mesmo – e meu braço começou a formigar de dor. O infortúnio do Bento eu fui perceber ontem à noite. Jantava em casa quando olhei para trás e ele estava deitado gelando a pança no chão. Atrás da patinha direita, sangue. Bastante sangue. Encerrei o jantar e fui olhar. Coloquei ele em cima do balcão e espiei de onde vinha o sangue. Vinha de uma bola na barriga, próximo dos testículos. A bola tinha um furinho bem redondinho, de onde saía o sangue. Limpei e fomos dormir.

Hoje de manhã, o sangue continuava saindo. Fui olhar de novo. A bola parecia ainda maior. Então, justamente no dia que eu tinha tirado para ficar encerrada no escritório de casa escrevendo a matéria de capa da próxima revista Donna sem dar chance para outro tipo de concentração, o animal inventou de ter alguma coisa. Se em Barcelona, ele acertava em cheio os dias de um saldo bancário um pouco melhor, agora ele tem o dom de acertar em cheio os dias em que não posso fazer outra coisa que não trabalhar e trabalhar para cumprir prazos.

mulher-doidissima1ISTO É BENTO

bento1ELA ACHA QUE FAÇO DE PROPÓSITO

mulher-doidissima1ÀS VEZES, ACHO MESMO

Conclusão: pegamos o carro rumo ao Hospital Veterinário e de lá voltamos agora há pouco. No dia em que uma abelha largou um ferrão no meu braço, uma mosca varejeira largou larvas no animal.

mulher-vomitandoA BOLA NA BARRIGA DELE ERA BERNE

mulher-vomitandoEU VI AS LARVAS VIVAS NA MÃO DA DRA. NEUSA

bento1PARA DE FALAR DISSO

mulher-vomitandoNUNCA MAIS VOU ESQUECER

mulher-vomitandoE UM DIA PENSEI QUE DARIA UMA BOA VETERINÁRIA…

bento1CALA A BOCA

Eu acho berne um assunto muito sério. Tive um cocker spaniel, o Gordo, que perdeu o olho por causa de berne. Se eu tivesse lido sobre o assunto antes de ir na Dra. Neusa, teria visto que era evidente se tratar de berne. A bola na barriga do Bento tinha um furinho beeem redondinho beeem no meio. É o orifício central que as larvas usam para respirar e se manterem vivas. Elas perfuram e se instalam sob a pele, permanecendo no tecido subcutâneo (em baixo da pele) por 39 a 50 dias. Quando atingem de 5 a 6 cm., caem no chão e se tornam pupas, que originarão insetos adultos dentro de 32 a 43 dias. Os bernes são muito dolorosos, inflamam e podem formar abscessos principalmente quando a larva morre no interior do cisto.

woman-questionCOMO A MOSCA COLOCA LARVAS, MARIANA?

 A vida da mosca varejeira tem a duração de 24 horas, então ela não tem muito tempo para se reproduzir e proliferar os ovos. Como mecanismo de perpetuação de espécie, ela captura outro inseto (na maioria das vezes outras moscas) e deposita seus ovos nele. Esse inseto acaba encontrando um mamífero (neste caso, o Bento) e hospedando a larva em seu corpo. Por isso é comum existir cães com berne em um lugar sem moscas varejeiras.

Quando ela pousa sobre o animal, as larvas imediatamente se projetam para fora do ovo, caminham por entre os pelos até atingirem a pele. Ali criam uma pequena perfuração por onde penetram. É nesse local que a larva irá se desenvolver. Em cerca de 1 semana, a larva já aumentou 8 vezes de tamanho, podendo permanecer por 40 dias ou mais na pele do hospedeiro, crescendo continuamente. O orifício por onde a larva penetrou continua aberto durante todo o tempo, pois é através dele, como já disse antes, que ela respira. Por esse detalhe torna-se fácil reconhecer uma lesão causada por berne: um nódulo subcutâneo com um orifício bem visível na superfície da pele. Basta identificar um caroço com uma ponta esbranquiçada

bento1SÓ ELA NÃO PERCEBEU

A melhor coisa a fazer imediatamente foi o que fizemos: procurar um veterinário. As larvas devem ser removidas antes de qualquer coisa. Do Bento, foram retiradas cinco. Dra. Neusa acredita que existam outras. Deu uma medicação para que elas morram e consiga remover amanhã, pois terá que ir mais profundamente ao ponto.

bento1VAMOS VOLTAR AO HOSPITAL AMANHÃ?

Pois é. Vamos…

mulher-doidissima1NO DIA DO FECHAMENTO DA REVISTA