Extra, extra! Como aproveitar cada folha de manjericão

manjericao

Dou o Bento de presente e a Olivia de brinde a quem acertar onde me encontro neste início de madrugada de terça-feira. Como a ideia é dar tempo para vocês pensarem (sobretudo se realmente estão aptas a conviver com o animal), vou me dedicar a falar sobre manjericão antes de fazer a derradeira revelação.

felizADORO MISTÉRIOS

No fim de semana, fui cortar as flores dos meus pés de manjericão verde e roxo. Havia várias crescidas e desde que o mundo é mundo sabe-se que é preciso cortar as flores (lindas, por sinal, o que dá a maior dó…) porque elas são inimigas para o crescimento e a vida saudável do pé de manjericão. Cortei, cortei, cortei e, obviamente, junto com as flores, vieram vááárias lindas folhas de manjericão ávidas por serem consumidas.

O problema é que não havia naquele momento, sábado, 10h da manhã, alguma intenção de consumir as folhas. E eu me vi sem saber o que fazer com elas – e com a maior dor no coração. Acabei colocando num copinho com água, mas não foi suficiente para evitar que murchassem rapidamente. Então, resolvi pesquisar qual é a melhor forma de preservar folhas de manjericão arrancadas do pé que não servirão para consumo imediato.

desenho-apresentador-de-circoSENHORAS E SENHORES

httpwpclicrbscombrporaifiles201307tamborpngBAM BAM BAM

desenho-apresentador-de-circoA MAIS NOVA DESCOBERTA DA MARIANA

Com vocês, algumas formas de conservar folhas de manjericão!

NA GELADEIRA
1) Coloque o manjericão fresco em um saco de polietileno.
2) Coloque o manjericão fresco em um recipiente com água (até aí eu fiz, mas….) e guarde na geladeira.
3) Coloque o manjericão fresco em um recipiente próprio para ervas (não sei qual é, mas descubro outra hora).

CONGELANDO O MANJERICÃO
1)
Retire todas as folhas dos galhos. Os talos podem ser descartados. Enxágue bem as folhas, tomando cuidado para não danificá-las. Remova o excesso de água das folhas usando um secador de saladas ou colocando-as sobre uma toalha. Guarde em um recipiente e congele.

2) Essa eu achei demais: congele o manjericão começando um molho pesto. Coloque uma ou duas porções de manjericão no processador e triture as folhas com azeite de oliva extra virgem e um pouco de sal. Cobrindo os pedaços de manjericão com óleo protegerá as folhas do ar, para que conservem a cor e o sabor. Coloque a mistura em um pequeno recipiente com tampa e coloque um pouco mais de azeite de oliva por cima. Depois de descongelar o manjericão, coloque no processador novamente adicionando seus ingredientes favoritos para finalizar o pesto.

03-por-ai-mulher-gritando5NÃO É SENSACIONAL?

SALGANDO O MANJERICÃO
(Trata-se de um método tradicional de pré-refrigeração para conservar o manjericão)

Salpique 1cm de sal em um recipiente limpo e seco que tenha tampa. Prepare as folhas, que devem estar limpas e secas. Então, coloque uma camada de folhas no recipiente. Polvilhe uma camada leve de sal sobre cada folha. Continue o processo até ter usado todas as folhas. A cada 10 camadas, pressione-as delicadamente para que fiquem firmes, mas não quebre as folhas.

Encha o recipiente até ficar com cerca de 5 cm livres na parte de cima. Pressione as folhas de forma delicada, mas firme. Conclua colocando mais sal para compactar tudo. Agite um pouco o recipiente para que o sal atinja todas as camadas. Guarde o recipiente em local seco e fresco (pode ser dentro do armário). Para usar, simplesmente retire quantas folhas quiser do recipiente, retire o sal das folhas e use como desejar.

flormanjericaoESSAS SÃO AS FLORES QUE DÃO A MAIOR DÓ DE CORTAR

Por fim, já que ainda preciso desvendar o mistério sobre onde estou…

MERGULHANDO O MANJERICÃO NO AZEITE DE OLIVA
Limpe as folhas e seque bem. Coloque-as em um recipiente. Salpique sal e agite o recipiente para que todas sejam cobertas pelo sal. Encha o recipiente com azeite de oliva. Tampe o recipiente e coloque-o na geladeira. As folhas ficarão em ótimo uso para serem usadas pelos próximos meses. Quando quiser usar, basta pescar as folhas necessárias dentro do azeite e voilà!

bento1NINGUÉM DESCOBRIU ONDE ELA ESTÁ?

olivia10BENTO ESTÁ COM MEDO DE SER DADO DE PRESENTE

bento1E TU DE BRINDE

Muito bem, ninguém adivinhou, certo? Estou em Colorado. Não, não vim esquiar em Aspen, no Colorado. Estou no município de Colorado, perto de Ibirubá, que é perto de Cruz Alta. Cheguei agora à noite, estou muito bem acomodada na cama do hotel CZ e amanhã bem cedo a professora Walkiria vem me buscar.

angry old woman (1)DE ONDE ISSO AGORA, MARIANA?

Trata-se do projeto Autor Presente, promovido pelo Instituto Estadual do Livro. Escolas públicas estaduais interessadas em realizar encontros entre escritores e leitores podem apresentar um projeto para o governo. Se aprovado, a escola recebe uma verba para compras de livros do autor que desejar. Foi então que a professora Walkiria e sua equipe, da Escola Schwengber, de Colorado, escolheu meus livros – Peregrina de Araque e Vida Peregrina – para os alunos lerem e estudarem.

03-por-ai-mulher-gritando5FIQUEI MUITO FELIZ E HONRADA

Estou muito curiosa também. Porque, além de terem lido os livros, os cerca de 180 alunos fizeram trabalhos sobre eles – e alguns foram selecionados para serem apresentados para mim amanhã. Não é incrível? Depois da apresentação, vamos fazer um bate papo – e a professora Walkiria já me adiantou que eles querem muito saber como funciona o blog e a coluna na revista Donna, porque estudaram sobre isso também.

bento1SOBRE MIM?

Sim, xerife. Estudaram bastante sobre ti e também sobre a Olivia. Mas antes que tu me pergunte porque tu não veio junto na peregrinação a Colorado, adianto que vim de ônibus. E quem é que adora dizer que não viaja de ônibus, apenas com motorista em carro com banco de couro e ar condicionado?

bento1EU

sorryPOIS É

O Beagle voador e o Bloody Mary sem asas

inline-i-2-beagle-of-lost-items

Se tivesse ao alcance das mãos, colocaria neste momento dois palitos de fósforo para manter os olhos abertos. Sim, tenho problemas com a virada do horário de verão. Passo os primeiros dias lesada, como se tivesse participado de uma rave madrugada dentro sem dormir.

Cheguei hoje de manhã na redação direto para a geladeira do bar atrás do Burn, o energético que vendem por aqui. Não é o meu favorito, prefiro o Red Bull no sugar, que, apesar de não me dar asas, não me convenceu a mover qualquer processo contra a empresa.

bento1PODÍAMOS ESTAR RICOS

Assim pensa um animal que vive de mesada e que veio ao mundo a passeio. Poderia ser diferente? Sim, poderia se ele se espelhasse no Beagle da KLM e oferecesse seus serviços a alguma companhia aérea brasileira.

Vejam, por favor, o novo serviço oferecido pela KLM. Não por acaso eu sou fã dos holandeses, que há anos luz descobriram a bicicleta como meio de transporte e agora este serviço que não poderia ter mais empatia com os passageiros.

Olha!

Se o animal se entusiasmou? Se ao animal que veio ao mundo a passeio e passa as tardes de pelotas se entusiasmou e vai procurar emprego semelhante?

bento1NEM MORTO

Como essa conversa não surtirá nenhum efeito financeiramente positivo, mudemos de assunto: acabo de saber que um dos meus drinques prediletos está de aniversário. E não é qualquer aniversário, mas um senhor aniversário.

De quem estou falando? Do Bloody Mary, esta maravilha com tomate.

absolut-bloody-mary1OOOOOHHHH!!!!

Da série vamos simplificar a vida, eu tenho em casa uma garrafa de suco de tomate temperado já prontinho para receber uma dose de vodca e algumas pedrinhas de gelo. Nunca me atrevi a fazer o Bloody Mary, mas sou daquelas que adora experimentar bloody maries pelos bares da vida.

professoraCONHECEM A HISTÓRIA DO DRINQUE?

Credita-se o surgimento do Bloody Mary à Revolução Russa, em 1917. Esta é a história que o tradicional Harry’s New York Bar, em Paris, gosta de contar para a clientela.

É lá que teria surgido a bebida, já que foi lá que o barman Ferdinand Petiot teria descoberto o suco de tomate enlatado dos imigrantes americanos e a vodca dos russos que fugiam dos bolcheviques – e juntou uma coisa com a outra.

httpwpclicrbscombrporaifiles201211sacougifCAPTOU?

Com o tempo, a bebida passou a receber outras variações. Em Londres, por exemplo, os barmans costumam servir a receita substituindo a vodca pelo uísque. Em Bangcoc, acrescenta-se um toque de coentro e outro de capim-limão.

:Bons drinques com o lobo chamado Leo
:Vinho, vilão das mulheres?

O uso de temperos também faz parte da diversão de preparar o Bloody Mary. Vale infusionar a vodca com pimentas, dill, cominho e outras especiarias. Dá até para substituir o molho inglês por shoyo, o sal comum por sal de aipo, e o tomate italiano por tomate-cereja.

alto-la12PERAÍ

Está tocando meu celular. (Mariana espia o visor e ali está escrito Hospital Veterinário).
- Alô?
- Mariana?
- Oi, Bianca!
- O Bento está pronto.
- Ah, tá, obrigada. Vou avisar o Chico, ele vai buscar.

bento1ELA ADORA ME ABANDONAR NO BANHO

The Body Shop inaugura sua primeira loja em POA

body3

Estou com uma mania péssima: comer chocolate branco depois do almoço. Laka, mais precisamente. Não sei por qual motivo, nunca fui muito do chocolate branco, ele é o menos nutritivo e o que mais tem gordura, mas fato é que passei a semana inteira dando de mão num Laka no bar da redação e devorando pedacinho por pedacinho.

nham nhamNHAM NHAM

Tenho programa para este domingo que me traz empolgação e apreensão ao mesmo tempo. Explico: neste domingo, 19 de outubro, data do início do horário de verão, será inaugurada a primeira loja The Body Shop em Porto Alegre, no Shopping Iguatemi.

03-por-ai-mulher-gritando5ESTOU MUITO FELIZ

(Até ali logo acima eu havia escrito há alguns minutos atrás. Então, eis que recebo no meu FB, após o post publicado, a informação de que a reforma da loja atrasou e que a inauguração foi adiada para a quarta-feira 22)

httpwpclicrbscombrporaifiles201212bob-esponja-okgifENTENDIDO?

Um pouco de histórico da The Body Shop então: a fundada em 1976, a marca mundial de beleza The Body Shop possui mais de 3.050 lojas em 63 países em todo o mundo  – e Porto Alegre (viva!!) é uma das primeiras cidades brasileiras a recebê-la.  No Estado, os produtos The Body Shop já estarão disponíveis gradualmente nas lojas do Empório Body Store presentes em diversas cidades a partir de amanhã.

: L’Oreal veio ciscar por aqui
: Minha seleção campeã de hidratantes s body splashes

A The Body Shop foi a primeira marca de beleza a se inspirar e buscar na natureza os melhores ingredientes do mundo para os seus produtos naturais, 100% vegetarianos e nunca testados em animais.

olivia10ISSO É BEM IMPORTANTE

Pioneira na prática do comércio justo, desde 1987 negocia com pequenos agricultores, artesãos tradicionais e cooperativas rurais dos quatro cantos do mundo as melhores matérias-primas para os seus produtos. Duas dessas comunidades, inclusive, encontram-se no Brasil (Soja e Babaçu).

Entre seus produtos icônicos está a primeira Body Butter do mundo, lançada em 1992 e hoje com uma unidade vendida a cada dois segundos.

Olha!

RedigertThe_Body_Shop_Body_Bu[1].73433Disponível em 10 diferentes fragrâncias, de Moringa a Morango, de Karité a Blueberry, cada uma delas reflete a textura do ingrediente natural e mantém a pele hidratada por até 24 horas.

As linhas Bath and Body Care que estarão no Brasil neste primeiro momento são Moringa, Karité, Mel, Oliva, Manga, Coco, Satsuma, Pomelo, Morango, além de uma edição limitada de Blueberry, com preços de R$ 19,90 a R$ 69,00.

:Não há vida sem Lolita

Para cuidados das mãos, as linhas Absinto, Amêndoa e Rosa Mosqueta, com preços de R$ 24,90 a R$ 44,90.
Para cuidado dos pés, a linha de Hortelã, com preços de R$32,90 a R$39,90. E ainda a linha SPA África, inspirada em rituais africanos de beleza, com preços de R$ 69,00 a R$128,00.

bento1VAI TERMINAR COM O SALÁRIO ANTES DO FIM DO MÊS

O lançamento oficial da The Body Shop no país acontece em 2015, quando todas as lojas do Empório Body Store se transformarão em The Body Shop. E é aí que reside minha maior apreensão e eu preciso que alguém da The Body Shop ou da Emporio Body Store me responda: meu amado hidratante Lolita vai sair de linha?

hysteria10DIGAM QUE NÃO, POR FAVOR??!!

Enquanto espero uma resposta, aproveito para apresentar mais dois best-sellers da The Body Shop.

14323m_lCom aroma que parece o da fruta colhida do pé, os produtos à base de manga são dos mais procurados nas lojas The Body Shop pelo mundo. Entre eles, o shower Mango (R$ 30), além de óleos corporais e esfoliantes

HEMP_FullLineUp-AUSTA marca causou alvoroço e polêmica quando lançou a linha Hemp, derivada do cânhamo. Cultivado numa comunidade na Inglaterra, o ingrediente é super-hidratante e está presente em cremes para áreas ásperas e também no formato lip balm

hysteria10ALGUÉM ME RESPONDE AINDA HOJE SOBRE O LOLITA?

bento1PELO BEM DOS MEU FIM DE SEMANA

Você também vai gostar

Nova pesquisa liberta o arroz do papel de vilão da dieta

shutterstock_74847544_brown-rice

Estou assistindo e me divertindo com a versão brasileira do programa Masterchef, na Band, apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão, uma das mulheres que mais admiro. O reality show é sucesso em todo o mundo (foi visto por mais de 250 milhões de telespectadores em 145 países), e a ideia é levar o talento e a paixão pela culinária dos participantes ao limite.

Ao longo de 17 episódios, o MasterChef brasileiro vai transformar um cozinheiro amador em um chef profissional. Grandes nomes da gastronomia julgam os pratos preparados pelos 16 candidatos: Erick Jacquin (Tartar&Co), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia) e Paola Carosella (Arturito). Eles dão medo, sério.

Olha!

elenco-master-chefDe todos eles, o mais carrasco é o Erick Jacquin (o chef com o rolo de massa em riste). Não sei se já não teria dado uma cuspida na cara dele se fosse uma das participantes

No episódio de alguns dias atrás, o desafio dos participantes foi preparar um prato com arroz. O arroz precisava ser o protagonista do prato. Colocaram em frente aos candidatos os mais variados tipos de arroz. A maioria escolheu o óbvio e mais conhecido de nós, o branco. Medo de errar no ponto dos outros, talvez. O vencedor da etapa foi um candidato que escolheu preparar arroz com galinha.

httpwpclicrbscombrporaifiles201303sacou1gifSACARAM?

mulher-nova-gritando-feliz-thumb894324812ARROZ COM GALINHA!

httpwpclicrbscombrporaifiles201302danca-ovelha5411gifMEU PRATO PREFERIDO!

Foi a deixa que eu precisava para escrever sobre algo que queria há hooooras: os benefícios do arroz. O pobre do arroz carrega o fardo de ser um carboidrato inimigo dessas dietas que vivem inventando de secar barriga. Sou solidária ao arroz. Ele teve sua redenção quando estourou essa febre das dietas sem glúten, j[a que ele não contém a substância. Eu acho uma bobagem essa história de dieta sem glúten – a menos para quem é celíaco ou tem alguma alergia, claro.

: A chacota que um frango provoca
: Barriga vazia em cima dos patins

Agora, uma nova pesquisa vem ajudar a tirar meu amigo da galeria de vilões. Feita pelo Baylor College of Medicine, um centro de estudos do Texas, a pesquisa comprovou que quem consome uma porção de arroz diariamente (branco ou integral) tem no organismo menos gordura e mais minerais, como potássio, ferro e magnésio. Além disso, ajuda a equilibrar a pressão arterial, os níveis de colesterol e contribui para a prevenção do diabetes.

: Um dia a gente volta

Além dos minerais, o cereal é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, que contribuem para a formação de glóbulos vermelhos e estimulam a regeneração celular. As pesquisas indicam que a me;hor maneira de consumi-lo ainda é apostar na tradicional combinação com feijão ou outra leguminosa, como lentilha ou grão-de-bico. Um prato de arroz com feijão tem proteínas semelhantes às de uma porção de carne, sabia?

emagrecer-arroz-feijaoNHAM NHAM

Como o povo vive contando calorias, vale falar que o valor calórico de todos os tipos de arroz é bem parecido: de 100 a 130 cal/100g. O que mudam são os benefícios de acordo com a variedade. E como este é também um blog de utilidade pública, sobretudo quando o animal está dormindo e me deixa raciocinar, vamos às variedades mais comuns por aqui e suas principais características.

desenho-apresentador-de-circoSENHORAS E SENHORES…

httpwpclicrbscombrporaifiles201307tamborpngBAM BAM BAM

apresentador-de-circo4ELE, O ARROZ!

como-fazer-arroz-IntegralINTEGRAL
É fonte de fibras, minerais e óleos essenciais. Estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo

arroz-vermelho-para-emagrecer-rapido-160933992VERMELHO
Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração

raw-rice-8062272BRANCO
Contém basicamente carboidrato e sua função principal é fornecer energia. É o mais consumido no Brasil, mas o menos nutritivo, pois as vitaminas e sais minerais ficam na casca, que é retirada durante o polimento. Fica a dica, hein?

Arroz SelvagemSELVAGEM
Apesar de ser conhecido como arroz, ele é, na verdade, um tipo de grão. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura, o que o torna ótimo aliado para dietas.

DSC_0044NEGRO
Pra mim, a maior surpresa: rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. E olha isso: tem quase o TRIPLO do valor de proteínas e o DOBRO de fibras em relação ao integral.

bento1JÁ VI QUE SÓ VAI TER ARROZ NEGRO AQUI EM CASA AGORA

felizNADA COMO 13 ANOS DE CONVIVÊNCIA

Sábado temos encontro pet na Estação ZH. Vamos?

mari e bento 2

Bento jaz na pose “mezzo dos ladeados mezzo de pelotas” neste momento, início desta quinta-feira. Não é pra menos. O animal viu fantasmas, vampiros e assombrações esta noite. O altivo xerife, aquele da estrela no peito, o malandro do colar de mano, a independente e irônica criatura que adora soltar umas piadas engraçadinhas sempre que pode se percebeu em maus lençóis na madrugada.

Se algo muito grave aconteceu? Apenas chuvas, raios e trovoadas lá fora.

bento-barriga-pra-cimaPORQUE NÃO FOI CONTIGO

Acordei, ou melhor, fui acordada por volta de 2h da madrugada com um miado no meu ouvido. Era o animal, sobre as duas patas traseiras, com a fuça encostada na minha cara querendo subir na cama. O animal odeia subir na cama. O animal odeia qualquer tipo de contato físico comigo (a menos quando quer alguma vantagem, como passear ou fugir dos trovões). Pois ali estava o animal, às 2h da madrugada, rabinho entre as pernas, reconhecendo que precisava de colo.

bento-barriga-pra-cimaESTAVA DOS APAVORADOS

Realmente chovia bastante, trovejava bastante. Como a porta do quarto estava aberta, de vez em quando se notava uns clarões dos relâmpagos no corredor emanando a luz para próximo da cama. O animal, em vez de deitar e dormir, uma vez que já havia subido e conquistado seu espaço, permanecia sentado, estaqueado e com os olhos esbugalhados olhando para a porta que dava para o corredor.

bento-barriga-pra-cimaESTAVA VENDO COISAS

Só que o animal é acalorado, então ele não consegue ficar muito tempo próximo do calor humano. Foi assim que pediu para descer da cama. E pediu para subir depois. E pediu para descer. E pediu para subir, e pediu para descer, subir, descer, subir, descer, subir, descer.

MULHER PANICSUBIR, DESCER, SUBIR, DESCER

Só terminou com a brincadeira da gangorra e me deixou dormir quando a chuva cessou, duas horas e tanto depois. Mas então, como o animal veio ao mundo a passeio e levanta na hora que bem entende, agora está aí, sem saber se escolhe a posição dos ladeados ou a posição de pelotas. Já eu, a pobre bicho que precisa trabalhar para trazer a ração pra dentro de casa, estou aqui, feito um zumbi, com aquele olhar parado de quem dormiu menos da metade do que precisava.

bento-barriga-pra-cimaPRECISO ME RECOMPOR

olivia10ELA TEM MUITA PACIÊNCIA COM O BENTO

bento-barriga-pra-cimaFALA DO MEU ENCONTRO PET NA ESTAÇÃO ZH

olivia10DÁ UM TAPA NA ORELHA DELE

Não bastasse estar mezzo de pelotas e mezzo dos ladeados enquanto eu tento fazer quatro coisas ao mesmo tempo, o animal ainda dá ordens. Mas eu vou obedecer sob pena de ele ficar matraqueando nos meus ouvidos e não me deixar trabalhar. É o seguinte: no próximo sábado, dia 18 de outubro, das 15h às 16h, Bento, Olivia e eu estaremos ali na Estação ZH no Parcão – a segunda casa do animal – participando de um encontro pet.

O que vem a ser este encontro pet: as gurias que trabalham na Estação ZH convidaram nós três para um momento de cheirar gramas e bater papo. É uma espécie de confraternização entre donos de cachorros.

Bento e eu tivemos a ideia de convidar a Dra. Rosana Pacheco, uma das veterinárias do animal, para um bate-papo do tipo “tire agora todas as suas dúvidas”. Porque a ideia é, além de um cheirar a bunda do outro (desculpem o palavreado, mas é isso que eles fazem mesmo), promover um momento “conteúdo”, sabe assim?

bento-barriga-pra-cimaDIZ PRA DRA.ROSANA NÃO LEVAR O TERMÔMETRO

Não te preocupa, meu bem. Não é disso que se trata. A Dra.Rosana vai levar a lhasa dela em vez do termômetro. E a ideia é promover esse encontro informal de falar sobre cachorros, suas delícias e suas mazelas. Então, esta é uma espécie de Save the Date, ok?

Se chover, o encontro será transferido. Daí eu aviso. Se estiver um dia bonito, está marcadíssimo: apareçam. Se estiver nublado com cara de chuva? Para isso eu ainda não tenho resposta, mas terei até a manhã de sábado e posto na nossa fanpage no Facebook – que quem não curtiu já deveria ter curtido.

httpwpclicrbscombrporaifiles201210mulherbrava1pngDÁ PRA SER OU TÁ DIFÍCIL?

bento-barriga-pra-cimaDESSE JEITO NINGUÉM VAI APARECER

httpwpclicrbscombrporaifiles201301baby-kissgifELES SABEM QUE ESTOU BRINCANDO