10 dicas para atravessar o inverno sem engordar

Você já estava conformada em ganhar uns quilinhos durante os meses frios? Pois saiba que a tendência é essa mesmo, já que o inverno é sinônimo de refeições mais fartas e calóricas e muito, muito menos disposição para encarar a atividade física. Mas a boa notícia é que, com um pouquinho de esforço e disciplina, é possível, sim, encarar o período sem jogar fora toda a boa forma conquistada durante o verão.

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Mas aí você já vai dizer que sente muito mais fome (e vontade de beliscar) no inverno. E, convenhamos, quem resiste a um belisquete embaixo das cobertas enquanto assiste a um filme ou lê um livro? A ciência explica: O aumento do apetite é real com o frio, pois o corpo tende a gastar mais energia para manter a temperatura entre 36,5ºC e 37ºC. Além disso, nesta época acontece uma diminuição da produção de serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. Para suprir esta queda, o caminho mais rápido é mesmo compensar com os alimentos.

Mas isso não precisa ser sentença de quilos a mais. A consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima), Alessandra Godoy, aponta dez dicas para uma alimentação que promova ânimo e ajude a driblar a preguiça.

Papel e caneta na mão?

1. Ao contrário do que as pessoas pensam, o inverno é a melhor estação para emagrecer, pois o corpo gasta mais energia com o frio. Anime-se para manter a atividade física e não ficar parado! Antes dos treinos, uma torrada com geleia e um suco natural ou fruta são ótimas opções para o fornecimento adequado de energia.

2. Para saciar a vontade de preparações mais quentinhas, abuse das sopas, mas dê preferência às opções menos calóricas. Para isso, troque batata e mandioquinha por legumes. Para sopas cremosas, opte pelas versões light do leite, do creme de leite e da margarina. Acrescentar talos de folhas, além de ser uma ótima estratégia para aproveitar integralmente os alimentos, deixa o prato muito mais nutritivo e rico em fibras. Misture legumes com carnes e temperos.

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3. Ainda sobre as sopas, evite adicionar queijos amarelos, ricos em gorduras saturadas. Dê preferência aos tipos magros, como a ricota e o queijo fresco. Ótimos acompanhamentos para deixar a refeição completa são o pão e o macarrão. Mas lembre-se de eleger apenas um por refeição!

4. No inverno, nossa preferência por comida fria, como saladas, diminui. Para compensar, capriche mais na porção de legumes cozidos e refogados para garantir a fibra da dieta, que aumenta a sensação de saciedade e melhora o funcionamento do intestino. Adicionar cenoura ralada ou vagem ao arroz ou carnes cozidas é uma boa opção. Outra estratégia é incluir o macarrão quente a um prato de salada. Além de ser bem saboroso, contribui no acréscimo de fibras.

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5. No frio, a tendência é beber pouca água. Os chás entram como boa opção no cardápio para manter a hidratação. O verde e o branco são ricos em antioxidantes, como as catequinas e metilxantinas. Além disso, ajudam a acelerar o metabolismo.

6. Uma banana ou maçã cozida no microondas com canela pode ser uma ótima sugestão de sobremesa leve e quentinha para turbinar o cardápio no inverno. A adição da canela, além de dar um toque especial na preparação, tem um benefício extra para quem deseja perder peso: ela é considerada um alimento termogênico, ou seja, contribuiu para o aumento do metabolismo.

7. Procure comer frutas diariamente e, sempre que possível, consuma alguma que seja rica em vitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina, morango) para aumentar a resistência a gripes e resfriados.

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8. As massas com molhos brancos ou muito elaborados são muito calóricas e devem ser consumidas de forma esporádica. Prefira as opções com molho simples de tomate ou a bolonhesa. Uma sugestão para tornar o molho branco menos calórico é utilizar o leite desnatado no preparo.

9. Não abre mão do fondue de queijo nesta época? Opte por pães integrais como acompanhamento. Além de deixar sua refeição mais gostosa, a opção acrescenta fibras e diminui a absorção da gordura. As fibras ajudam a gerar mais saciedade e a comer menos. Inclua tomate cereja e brócolis como acompanhamentos e modere no vinho e na sobremesa.

10.Troque o chocolate quente tradicional pela versão light. O cacau em pó é rico em flavonóides, antioxidante que combate o envelhecimento e reduz o risco de doenças do coração.

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