10 erros para evitar ao começar uma dieta

Emagrecer durante o verão é um desejo bem comum, afinal, é a época em que mais se mostra o corpo, seja na cidade com roupas mais curtas para aguentar o calor, ou na praia, de biquíni na beira da praia. No entanto, muitas pessoas apostam em dietas radicais ou restritivas procurando perder peso rapidamente. Ao fazer isso, cometem muitos erros.

– Uma dieta equilibrada não significa corte drásticos e nem restrição de alimentos e sim uma alimentação balanceada e feita com moderação – explica a nutricionista da USP, Patrícia Cruz.

Ela destaca a importância de manter uma alimentação regrada e lista os 10 principais erros cometidos por quem começa dietas. Preste atenção para acertar sempre:

01tftdieta12032015_al

 

1. Fazer regime sem passar por um processo de educação alimentar

Não adianta simplesmente resolver começar a cortar alimentos do cardápio, mudar horários para comer e fechar a boca: é preciso passar por um planejamento das atitudes alimentares, de preferência junto a um nutricionista.

2. Querer emagrecer muito em pouco tempo

Você não ganhou peso de repente, então também vai levar um tempo para emagrecer. Mais do que fazer regime, é importante aprender a comer bem.

:: 10 frases que as mulheres odeiam ouvir quando estão de dieta :: 
:: 10 aplicativos que te ajudam a manter a dieta e emagrecer ::
:: As 10 dietas mais buscadas da internet em 2015: veja os prós e contras de cada uma ::

3. Tentar dietas restritivas

Esse tipo de dieta exclui uma variedade de alimentos necessários para saúde e pode causar complicações para a saúde. Ao invés de cortar certos tipos de comida, troque-os por escolhas mais saudáveis.

Fonte: reprodução

4. Almoçar e jantar apenas salada e grelhados

A escolha pela salada + carne grelhada só vai resolver sua fome por um curto período. Logo, você estará querendo comer tudo que vê pela frente e, provavelmente, fará a escolha errada.

5. Substituir refeições por chás

Chás não alimentam e não irão resolver sua fome.

:: Nutricionista ensina a manter a dieta sem abrir mão do encontro com as amigas ::
:: “Corpo de verão”? Conheça os riscos de dietas que prometem a perda de peso em pouco tempo ::
:: Celia Ribeiro: O segredo da dieta saudável é mantê-la na rotina :: 

6. Pular as principais refeições

Muita gente acha que consegue ficar sem comer para não ficar “estufada”: também não resolve nada e ficar com fome ao longo do dia não é agradável, nem saudável. Aprenda a respeitar sua fome e seu limite de saciedade.

7. Ficar longos períodos em jejum

Na praia, podemos esquecer do horário e ficar muito tempo sem comer. A nutricionista indica legar frutas cortadas para a beira ou optar por uma espiga de milho nos quiosques para beliscar e não ficar em jejum.

8. Trocar comida por bebidas alcoólicas

Faça a opção de beber menos, mas coma sempre.

dietadetox

9. Não prestar atenção na quantidade de calorias dos sucos

Sucos de frutas estão sempre em alta no verão, mas quase todos são bem calóricos. Ao invés de tomar um suco adoçado, opte por beber água e comer a fruta em lanches ou como sobremesa.

10. Comer “só” salada, mas com muitos temperos

As saladas são frescas e alimentam, mas temperos comuns como o azeite e molhos prontos são muito calóricos e tornam a salada uma opção menos saudável.

:: Para incluir na dieta já: 7 frutas da primavera e seus benefícios para a saúde ::
:: Dietas desintoxicantes ajudam a limpar o organismo ::
:: Saiba quais são as melhores opções de chocolate para a saúde (e dieta) ::

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna