4 passos que vão te ajudar a reduzir a TPM no verão

Três em cada quatro mulheres, em algum momento da vida, já sentiram pelo menos um sintoma da Tensão Pré-Menstrual, a detestada TPM. É uma dor de cabeça aqui, uma cólica acolá – ou aquele mau humor que te isola do mundo.

E, nos dias de calor, o desconforto de quem sofre da síndrome – provocada pelo desequilíbrio de hormônios como o luteinizante (LH), estrogênio e progesterona – só aumenta. Sintomas como irritabilidade e retenção de líquidos tendem a gerar ainda mais desconforto.

Manual da TPM
:: O que comer e o que evitar quando estiver naqueles dias
:: Chocolate melhora a TPM? Confira mitos e verdades sobre o tema

Mas calma, há como passar pelo período mais complicado do mês com o mínimo de incômodo possível! Convidamos o especialista em controle do estresse Marco Fábio Coghi para ensinar algumas mudanças no dia a dia que podem ajudar quem convive com a TPM:

1. Abuse dos líquidos

Pernas inchadas e com marcas de pressão das meias ou sapatos podem significar que você está retendo líquido. Neste caso, é importante abusar da água para se manter hidratado e fazer com que o sangue circule melhor.

11601_bridzhit-dzhons-grani-razumnogo_or_bridget-jones_1600x1200_(www.GdeFon.ru)

2. Reduza o estresse

Quem tem TPM forte deve investir em práticas para alcançar o equilíbrio e muitas mulheres encontraram na tecnologia uma aliada. Por meio de sensores de biofeedback cardíaco, é possível monitorar e orientar a pessoa a alcançar o equilíbrio emocional. No Brasil, uma tecnologia não medicamentosa conhecida como cardioEmotion podem ajudar no controle do stress e da ansiedade. Coghi, que é pesquisador na área, explica que os jogos disponíveis no site são exercícios controlados pela concentração e respiração com resultados comprovados para alcançar o equilíbrio emocional. Apenas alguns minutos de treinos por dia são suficientes e ajudam a diminuir os sintomas da TPM.

giphy

3. Evite exposição excessiva ao sol

Com a chegada do verão é quase impossível evitar a exposição ao sol. Porém, durante dos dias de TPM evite tomar sol entre os horários mais quentes do dia – das 11h às 15h30. A alta temperatura pode intensificar os sintomas e aumentar os incômodos. Se você estiver de férias na praia e não quiser perder um dia lindo de verão, procure um local coberto para aproveitar o dia nos horários em que o sol estiver mais forte, sem tirar a graça de estar ao ar livre.

4. Exercícios também durante a TPM

Atividades físicas durante o ciclo menstrual também são recomendados. Estudos mostram que apesar de aumentar o metabolismo do corpo, os exercícios melhoram os níveis de endorfina, serotonina e outras substancias químicas relacionadas ao prazer. Uma vida saudável diminui também o risco de câncer nas mulheres.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna