5 estratégias para evitar o efeito sanfona

Foto: Pexels
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Quem faz dieta, sabe: manter o peso perdido pode ser uma dificuldade. Quando isso acontece, chamamos de “efeito sanfona”. Aquele eterno engorda e emagrece, que pode provocar, inclusive, problemas de saúde.

Estudos apontam que o segredo para uma perda de peso definitiva está sempre ligado a uma mudança de hábitos, que inclui o combo alimentação saudável + prática regular de exercícios físicos.

Mas existem outras estratégias que podemos adotar. A enfermeira esteta Mariane De Chiara, do Afine-se, separou algumas dicas para evitar o efeito sanfona. Confira:

Adote uma estratégia inteligente de emagrecimento

A maioria das pessoas quando quer perder peso se restringe apenas a dietas, exercícios físicos e até cirurgias e medicamentos. De fato, essas atitudes geram resultados na maioria dos casos, mas nem sempre duradouros! É preciso adotar uma estratégia incluindo novos hábitos na rotina de maneira permanente, criando metas possíveis e adequadas ao seu estilo de vida.

Saia do piloto automático

Segundo uma pesquisa da Universidade Duke, dos Estados Unidos, mais de 40% das ações que temos em um dia são provenientes dos hábitos, ou seja, se repetem frequentemente a partir de uma programação cerebral, como se estivéssemos ligados no “piloto automático”. O mesmo acontece com a alimentação, quando agimos por impulso e sem pensar no que estamos ingerindo em cada refeição. Crie uma relação diferente com o que você come.

Um novo hábito é conquistado através da repetição

Todo começo é difícil. Aprender uma coisa nova e executá-la com excelência demanda tempo e esforço. Um estudo de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology, afirma que são necessários 66 dias para transformar uma atividade em algo automático. Portanto, o importante é não desistir! Quanto mais vezes um comportamento positivo é repetido, mais o cérebro entende a nova “programação” e passa a substituir antigos hábitos nocivos.

Mantenha os novos hábitos

A mudança dos padrões mentais e de comportamento deve ser parte do dia a dia, para que aos poucos os novos hábitos façam parte do seu estilo de vida. É fundamental praticar constantemente os novos aprendizados.

Motive-se!

Resgatar a motivação todos os dias é essencial. Mesmo depois de ter aprendido novos hábitos saudáveis, deve-se manter sempre na memória o objetivo inicial. A força de vontade é o ingrediente mais importante de todo esse processo.

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