Ainda não encontrou o exercício ideal? Saiba o que está bombando nas academias

Foto: André Ávila/Agência RBS
Foto: André Ávila/Agência RBS

Camila Maccari

Ao primeiro sinal de calor, você calça seu tênis, se matricula na academia e se empolga para suar o top e perder alguns quilinhos. Quem nunca se jogou em um projeto verão que “foi bom enquanto durou” e só voltou na academia para a próxima temporada de calor? Que tal aproveitar essa pilha, aliar os objetivos estéticos com os cuidados com a saúde e dar continuidade na prática de atividades físicas?

Leia mais:
:: Veja 20 hábitos simples para você adotar no dia a dia e melhorar sua qualidade de vida

Se você encontrar uma modalidade pela qual se apaixone, essa ideia não é tão difícil assim. Para o coordenador fitness da BodyTech, Diego Rouxinol, aí está o segredo para seguir se exercitando mesmo após o projeto verão:

– É importante entender que a gente precisa, obrigatoriamente, estar em movimento. Cada vez mais nosso estilo de vida é sedentário, por isso devemos resgatar esse movimento. Fazer uma atividade física diariamente melhora a qualidade do sono, desestressa, ajuda tanto a saúde física quanto a emocional.

Com o objetivo imediato de perda de peso, as modalidades aeróbicas são as queridinhas de quem está chegando agora às academias: ajudam a queimar calorias e, aliadas a uma dieta saudável, permitem um shape mais enxuto logo nas primeiras semanas. Se puder aliar o treino cardiovascular com um treino de força, melhor ainda:

– Além de proteger e fortalecer toda a musculatura, o exercício de força ainda evita que você perca massa magra durante o emagrecimento, o que ajuda a manter a forma conquistada. Um dos maiores fatores motivacionais para as pessoas não pararem de fazer atividade física é ver o resultado – explica Franciely Kunzler, educadora física da Bio Academia.

Diego, Franciely e Andrea Silveira da Fontoura, professora da INEEX Academia, apontam as modalidades mais procuradas para o projeto verão – e listam motivos para você seguir com a prática, mesmo quando os dias de calor ficarem para trás.

Bike hiit

André Ávila/Agência RBS

André Ávila/Agência RBS

Uma aula de bike com características do treino intervalado de alta intensidade, a Bike HIIT proporciona alto gasto calórico em pouco tempo de execução: em menos de 30 minutos de pedalada, sua frequência cardíaca pode chegar a 90%. Isso faz com que seu corpo continue queimando calorias mesmo depois do exercício.

– Vários estudos mostram que um treino intervalado de alta intensidade promove os mesmos benefícios que uma atividade com mais duração – explica Diego Rouxinol.

Pessoas saudáveis podem praticar sem problema, mas Diego alerta para quem tem fator de risco para doenças cardiovasculares. Nesses casos, recomenda-se procurar um cardiologista para receber liberação para a prática.

– Vale lembrar que o indicado é investir na modalidade no máximo três vezes por semana: por ser de alta intensidade, seu corpo precisa de um tempo maior de recuperação. Nos outros dias, se quiser, pode fazer uma atividade menos intensa – destaca Diego.

Benefícios

Além de auxiliar no processo de emagrecimento e deixar com um shape bacana para o verão, a atividade é indicada para quem não tem muito tempo para a academia. Com a prática contínua, Diego aponta a melhora da capacidade de resistência para atividades cotidianas, como subir escadas ou fazer compras no mercado:

– Além disso, pedalar em num protocolo de treino intervalado de alta intensidade aumenta o condicionamento cardiorrespiratório, importante para prevenir doenças como hipertensão e diabetes.

Power jump

Foto: Isadora Neumann/Agência RBS

Foto: Isadora Neumann/Agência RBS

Uma das modalidades mais populares nas academias, o Jump é uma mistura de coreografias musicais e exercícios em uma cama elástica. As aulas de alta intensidade têm duração de uma hora e são uma boa alternativa para quem busca a queima calórica e o emagrecimento a curto prazo, como explica Franciely Kunzler:

– A não ser que a pessoa tenha alguma lesão ou proibição médica, o jump é para quase todo mundo. Apenas mulheres grávidas ou quem tem crises de labirintite não tratadas têm restrições.

Benefícios

A curto prazo, é possível ver a silhueta mais enxuta, já que a queima calórica é alta. Mas a movimentação traz vantagens para várias áreas do corpo.

– O jump auxilia na circulação e, com a prática contínua, em pouco tempo já é possível reparar na diminuição da celulite – afirma Franciely.

A médio prazo, a personal trainer aponta a melhora na qualidade de vida como principal fator para você insistir na prática: a saúde melhora como um todo, você dorme melhor, passa a se alimentar com mais qualidade e se sente incentivada a colocar os exames em dia.

– Além disso, estudos mostram que o jump aumenta a massa óssea, principalmente do quadril. Fazer jump desde cedo é uma maneira de minimizar a perda natural de massa óssea e ter mais qualidade de vida lá para frente – diz Franciely.

Dance mix

Foto: André Ávila/Agência RBS

Foto: André Ávila/Agência RBS

Para quem quer aliar o trabalho cardiovascular a uma hora divertida e descontraída, vale experimentar a aula de Dance Mix. Com coreografias de diferentes gêneros musicais, a promessa é fugir da monotonia e queimar calorias.

– É uma modalidade leve, em uma graduação de intensidade que vai de baixa para moderada, mas com um gasto calórico interessante. Para quem está parada há muito tempo, é uma boa maneira de voltar a se exercitar: apesar de ter coreografia, a aluna é bem livre para seguir no seu próprio ritmo – explica Andrea Silveira da Fontoura, que lembra que pessoas com labirintite devem tomar cuidado com certos movimentos de mudança de direção, por exemplo.

Benefícios

Andrea explica que o gasto energético varia de acordo com a pessoa, mas vem acompanhado de coordenação e mobilidade: enquanto perde peso, você também aprimora a execução dos movimentos.
– Em pouco tempo, já é possível, também, perceber a melhora do condicionamento respiratório e uma retomada da consciência corporal, importante para o próprio exercício. Os benefícios em seguir com a prática são a melhora na composição corporal e no condicionamento – explica.

Running class

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A corrida é uma velha conhecida de quem quer entrar em forma, ganhar condicionamento físico e queimar bastante calorias. Para quem gosta de correr, mas busca uma atividade coletiva para dar um gás no projeto verão, vale conhecer a running class, uma aula coletiva de corrida na esteira, com orientação de um professor.

– O profissional ajuda a otimizar o treino em questões como velocidade, inclinação e tempo. Além disso, o fato de ser em grupo tem um elemento motivacional para muita gente. Você não se distrai e foca o máximo na prática – aponta Andrea.

A prática pode ser feita por qualquer um, porque o próprio aluno que determina a intensidade do exercício. Mas vale ficar atenta: quem tem alguma lesão muscular em fase aguda com relação à dor deve evitar a corrida.

Benefícios

Nas primeiras semanas, você já pode ver o ponteiro da balança reduzir – o que pode ser animador para seguir em frente com o exercício. A médio prazo, já se poderá observar uma melhora na passada, no condicionamento e no desempenho: você corre mais e não fica tão cansada depois.

– Para quem está interessado em emagrecer e manter o novo peso, a corrida também ajuda nessa mudança da composição corporal. A longo prazo, você percebe que reduziu a gordura e tem alguma melhora muscular nos membros inferiores – explica Andrea Silveira da Fontoura.

Leia mais:
:: Alimentação faz toda a diferença para o exercício: saiba o que comer para melhorar seu desempenho

Leia mais
Comente

Hot no Donna