Além dos bons resultados! 6 motivos para manter-se ativo, segundo Marcio Atalla

Não é novidade nenhuma aquele monte de pessoas correndo no fim das tardes ou no sábado pela manhã seja em parques, dando a volta em shoppings ou em alguma beira-mar. Mas ao que tudo indica, isto pode ser só uma impressão. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Esporte,  45,9% da população brasileira é sedentária superando o de países como dos Estados Unidos e da China problema que também é uma das causas de doenças multifatoriais, como a obesidade. Por isso, a prática de atividades físicas deve fazer parte do dia a dia para que os benefícios sejam reais e duradouros.

Os motivos variam entre falta de tempo e de vontade. Segundo o preparador físico Marcio Atalla, o ser humano é um ser poupador de energia e o exercício não é inato.

É necessário criar o hábito de fazer atividade física, que deve estar atrelado a outros fatores, tais como uma alimentação saudável, contemplando todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo explica.

:: 5 motivos para incluir já meia hora de exercícios na sua rotina
:: Dieta e exercícios: aplicativos para celular ajudam a perder quase 4 quilos a mais

Segundo ele, para ter bons resultados, o exercício deve ser praticado com regularidade. Seja uma caminhada diária e intensa de 30 minutos à prática de natação três vezes por semana, o importante é o fato de estar em movimento sem esquecer da alimentação balanceada. Vale lembrar que o corpo depende de todos os nutrientes para responder às atividades físicas.

– Ingerir alimentos com açúcar pré e pós-treino é uma boa opção, já que o ingrediente é uma ótima fonte de energia e prazer e faz com que o corpo sinta-se bem para começar a se movimentar – indica.

exercicios2

Para ajudar as pessoas se exercitarem com regularidade, Atalla aponta seis motivos para de manter-se ativo:

1. Longevidade

As pessoas que praticam exercícios vivem mais, pois ajuda no controle de doenças e na manutenção de níveis bons de colesterol, de pressão arterial e de glicemia.

2. Autonomia

Com os exercícios, outras atividades do dia a dia tornam-se mais fáceis porque o corpo passa a ganhar força e resistência muscular. O sistema imunológico também fica mais forte.

3. Economia

O movimento está relacionado à medicina preventiva, ou seja, os benefícios das atividades são tantos que até podem evitar gastos médicos no futuro, já que o corpo permanece mais forte e resistente.

:: 5 exercícios e aparelhos que fazem pouco efeito ou podem ser arriscados para a sua saúde
:: 9 enganos para não cometer durante as atividades físicas

Uma pessoa que pratica atividades físicas vai sete vezes menos ao médico do que aqueles que são sedentários diz Atalla.

4. Autoestima

Fazer exercício libera endorfina, melhora a postura e deixa o corpo e a pele mais bonita, refletindo na autoconfiança e no bem estar consigo mesmo.

5. Sociabilidade

O exercício proporciona a criação de uma rede de pessoas que gostam de praticá-los juntas, seja na academia, no parque ou em qualquer outro espaço, promovendo encontros prazerosos.

6. Estética

Quem não quer ter um corpo bonito? O padrão de beleza é individual, mas as atividades físicas contribuem para qualquer gosto, principalmente, para quem busca o emagrecimento ou o fortalecimento dos músculos.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna