Saiba quais alimentos ajudam a combater a gordura localizada

(Denis Raev/Divulgação)
(Denis Raev/Divulgação)

Aquela gordurinha localizada, geralmente, incomoda muitas mulheres. Mesmo estando com as medidas em dia, nem sempre é fácil eliminar aquela gordura de lugares específicos do corpo. Segundo a nutricionista Alice Bayer Monteiro, a estratégia mais eficaz é adequar o percentual de gordura corporal, o que faz com que essa gordura em excesso seja eliminada. Para isso é preciso dieta e exercícios físicos regulares. Existem estratégias nutricionais que auxiliam e aceleraram esse processo.

— Alguns alimentos termogênicos e nutrientes importantes otimizam os resultados. Os termogênicos mais importantes são chá verde, chá de hibiscus, chá de oliveira, gengibre, pimenta vermelha e canela. Os mais poderosos para redução de circunferência da cintura são os chás de oliveira, alecrim e centella asiática — indica a especialista.

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Segundo Alice, uma dieta com menos doces, carboidratos simples (pão branco, massa, arroz branco), refrigerantes e qualquer bebida adoçada é fundamental para não armazenar gordura na barriga. Esses alimentos podem ser trocados por frutas, vegetais, carnes magras e cereais somente integrais. Alguns nutrientes são importantes para o controle de gordura localizada (e que devem estar em quantidades adequadas) na dieta são:

Magnésio

Ativa enzimas essenciais facilitando o armazenamento da gordura no fígado, para que depois seja utilizada.
Fontes: castanha de caju, queijo tofu, leite de soja, cebola, peito de frango, gérmen de trigo, espinafre.

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Cromo

Ajuda na digestão dos carboidratos e gordura, evitando estoques no abdômen.
Fontes: aveia, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará, queijo branco.

(Divulgação)

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Zinco

Ajuda no equilíbrio da glicemia (açúcar no sangue), é antioxidante, ajudando o organismo a se proteger de inflamações.
Fontes: pão de centeio, nozes, pistache, amêndoas.

(Heila Oliveira/Cozinha Nestlé)

(Heila Oliveira/Cozinha Nestlé)

Cálcio

Ajuda na quebra de gordura e no gasto energético adequado em dietas de restrição calórica.
Fontes: leite e derivados, extrato de soja suplementado com cálcio, vegetais verdes escuros, aveia, chia, sardinha, feijão, amêndoa, orégano, gergelim.

(Eline Prando)

(Eline Prando)

 

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