Amamentar por seis meses mantém o corpo em forma

Mulheres na pós-menopausa que passaram pela experiência apresentaram

Foto: Stock Images

Mães que amamentam têm menos chances de se tornar obesas, segundo uma pesquisa com 740 mil mulheres do Reino Unido na pós-menopausa. O estudo foi publicado no “International Journal of Obesity”.

Os pesquisadores descobriram que quanto mais filhos a mulher tivesse, maior o peso corporal nos anos posteriores. O Índice de Massa Corporal (IMC), no entanto, era mais baixo em mulheres que tinham amamentado: cada seis meses de amamentação reduziu em cerca de 1% o IMC.

A pesquisa levou em conta fatores conhecidos por influenciar a obesidade, como o fumo e a prática de exercícios, entre outros.

– Já sabemos que amamentar é o melhor para os bebês, mas este estudo estende os benefícios para as mães, mesmo 30 anos depois de ter dado à luz – diz o coordenador do estudo, Kirsty Bobrow, da Universidade de Oxford.

A pesquisa integra o “Million Women Study”, maior investigação sobre reprodução e estilo de vida que influenciam a saúde da mulher. As participantes têm em média 57,5 anos e IMC de 26,2, o que é considerado sobrepeso – IMC acima de 30 é considerado obesidade. A maioria das mulheres do estudo tiveram pelo menos um filho e, dessas, 70% amamentaram por cerca de sete meses.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna