Anda esquecendo as coisas? Pode ser Alzheimer!

Conheça os primeiros sinais da doença que acomete principalmente os idosos

Casal usa dinheiro com serviços de babás e de professores, entre outros
Casal usa dinheiro com serviços de babás e de professores, entre outros Foto: Spyglass Entertainment

Quem nunca passou por essas situações: ao sair de casa, percebe que esqueceu o guarda-chuva. Ou então, vai ao shopping e não lembra onde estacionou o carro. E a saia justa de encontrar um conhecido na rua e não fazer a mínima ideia de onde o conhece e nem o seu nome? Com a agitação e o estresse da vida moderna, esquecimentos como esses são considerados normais. Porém, é preciso estar atento quando esses lapsos de memória se tornam mais frequentes.

? A perda da memória para fatos recentes é um dos sintomas mais comuns do início da Doença de Alzheimer ? afirma Cássio Bottino, psiquiatra e coordenador do Programa Terceira Idade do Hospital de Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP.

A doença, que normalmente afeta idosos com mais de 65 anos, é muitas vezes negligenciada nas fases iniciais, por ser facilmente confundida com o processo normal de envelhecimento.

? Antes da pessoa se preocupar, é necessário que um médico investigue essas queixas e demais sinais característicos da enfermidade ? diz ele.

O diagnóstico precoce é a chave para impedir que os efeitos da DA avancem e comprometam a qualidade de vida do idoso. Porém, a doença possui uma evolução lenta e isto também é uma barreira para a sua detecção.

No momento em que a DA é diagnosticada, é preciso saber que os esquecimentos continuarão acontecendo cada vez mais, já que a doença não tem cura. Os familiares devem estimular o idoso a manter a mente e o corpo ativos por meio de jogos de tabuleiro, leitura de livros e jornais, palavras-cruzadas, aprendizado de outro idioma ou instrumento musical, caminhadas, e também, manter um convívio social ativo.

Atenção

Sintomas iniciais da Doença de Alzheimer

? Perda de memória recente

? Dificuldade para realizar atividades rotineiras

? Desorientação espacial

? Poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal

? Problemas com pensamento abstrato

? Errar o lugar das coisas

? Mudanças de humor e comportamento

? Transformações de personalidade

? Perda de iniciativa nas atividades

? Problemas com a linguagem

Leia mais
Comente

Hot no Donna