Andar descalça piora a cólica? 10 mitos e verdades sobre a menstruação

Quem nunca ouviu a avó dizendo que você não pode lavar os cabelos quando estiver menstruada? E se a mãe te vê andando de pés descalços então, é quase a Terceira Guerra Mundial. “Minha filha, você vai ver os efeitos disso quando estiver naqueles dias”, repetem as matriarcas à exaustão.

Veja também
:: 12 mitos e verdades sobre a higiene feminina
:: Guia da vagina: 10 curiosidades que podem melhorar a sua vida
:: Confirmado! Dormir sem calcinha faz bem para a saúde

Levando-se em conta que uma mulher menstrua, em média, 400 vezes na vida – dos 12 aos 50 anos, na maioria dos casos -, o que não pode faltar é informação sobre o que de fato afeta ou não a saúde neste período. E, quanto mais a gente puder reverter os incômodos da semana-problema do mês, melhor ainda, não é? Foi por isso que convidamos a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler para desfazer aquelas dúvidas que circundam o tema. Vem ver:

1. Mulheres que convivem menstruam na mesma época

MITO! Lembra daquela viagem do colégio em que você e suas melhores amigas ficaram menstruadas no mesmo período? Provavelmente, não passou de uma mera coincidência. Embora isso possa acontecer, jamais foi provado que tenha algum fundo científico. Cada mulher tem um ciclo ovulatório independente, e a convivência não interfere. Ainda bem, não é? Já imaginou como seria se você, sua mãe, a irmã e a melhor amiga estivessem de TPM ao mesmo tempo? Haja chocolate!

giphy (9)

 

2. Andar descalça piora a cólica

MITO! Não há nenhuma relação entre deixar os chinelinhos de lado em casa e as famigeradas cólicas. Pode avisar a mãe, viu? A grande causadora da cólica é um hormônio chamado prostaglandina, que em excesso, provoca as contrações. Basicamente, a cólica é definida em dois tipos: a primária, que é o tipo comum, que a maioria das mulheres tem e, a secundária, que provem de outra doença como a endometriose e os miomas. O tratamento geralmente é feito com anti-inflamatórios e remédios que inibam a prostaglandina – que só podem ser receitados por médicos. Ah, e pode lavar o cabelo quando estiver naqueles dias também, tá?

giphy (10)

 

3. A menstruação favorece o aparecimento de acne

VERDADE! No período pré-menstrual, o aumento dos níveis de progesterona também eleva a oleosidade das glândulas sebáceas da pele, podendo sim favorecer o aparecimento ou agravamento da acne. A temida TPM, que costuma deixar as mulheres mais estressadas nesse período, também contribuem para que aquela espinha dê as caras no dia do festão no fíndi.

:: 3 objetos do dia a dia que podem causar acnes em você
:: O que fazer – e o que não fazer! – quando surgir aquela espinha

giphy (11)

4. Ter relação sexual no período menstrual é mais prazeroso

MITO! Muitas mulheres costumam sim ter mais tesão no período menstrual – e é, inclusive, mais fácil chegar ao orgasmo. Isso acontece porque a vagina fica mais lubrificada e aumenta o fluxo de sangue na região do clitóris, que fica mais sensível. Mas não é regra, viu? Há inclusive quem perca um pouco a libido nestes dias do mês – principalmente quem sofre de TPM. Ou seja, a questão é bem pessoal.

:: 6 motivos que dificultam o orgasmo feminino e como superá-los

giphy (12)

5. Suspender a menstruação faz mal à saúde

MITO! Não, não há problema suspender a menstruação vez ou outra. A ginecologista alerta que é necessário ter cuidado com a contracepção a longo prazo de progesterona, apenas para não ter diminuição na densidade óssea.

:: Conheça as técnicas permitem às mulheres suspender a menstruação

 

6. Transar menstruada aumenta o risco de transmitir doenças sexuais

VERDADE! As DSTs são transmitidas por meio do sangue, o que faz aumentar sim o risco de contração de doenças. Ou seja, mais do que nunca, a camisinha é indispensável! Neste período, o PH da vagina passa de ácido para alcalino. Também vale lembrar que a proteção contra a subida de germes se desfaz com a menstruação – ou seja, se você adquirir uma infecção, pode ser mais grave do que em outras épocas do mês.

giphy (16)
:: 5 erros que as mulheres cometem ao usar métodos contraceptivos
:: Anticoncepcional engorda? Desvende mitos e verdades sobre a pílula
:: Ginecologista tira dúvidas sobre o uso de anticoncepcional

7. TPM existe

VERDADE! Sim, aquela vontade de comer todos os doces da geladeira, chorar a cada vídeo de cachorrinhos felizes que aparece na sua timeline e, cinco minutos depois, achar que nada mais no mundo vai ter graça tem um fundo científico. Graças ao desequilíbrio de hormônios como o luteinizante (LH), estrogênio e progesterona , mais de 70% das mulheres sofrem com os sintomas – que incluem ansiedade, tensão e irritabilidade -, em menor ou maior grau. Mas tem como amenizar, viu? Nesta matéria, a gente te dá dicas de como reduzir os incômodos. Existem alguns suplementos e medicamentos que também podem ajudar, como alguns tipos de anticoncepcionais, óleo de prímola, entre outros – mas que devem ser recomendados pelo seu médico.

Manual da TPM
:: O que comer e o que evitar quando estiver naqueles dias
:: Chocolate melhora a TPM? Confira mitos e verdades sobre o tema

1vagina-depressed

8. Na menstruação o corpo elimina o sangue que não é útil

MITO! Não existe sangue que não seja útil ao organismo. O da menstruação é o sangue usado pelo organismo na preparação do útero para uma possível gestação. Na ausência da gravidez, ele é expelido naturalmente e não apresenta nenhuma purificação.

giphy (18)

9. Alguns fatores emocionais influenciam a duração e intensidade do fluxo no ciclo menstrual

VERDADE! Os fatores emocionais influenciam a ovulação e muitas mulheres podem não menstruar por determinados ciclos, e quando isso ocorre o próximo ciclo pode ter o fluxo mais intenso.

giphy (15)

10. Praticar atividade física regular e ingerir chocolates melhoram a TPM

VERDADE! Os exercícios físicos e a ingestão de chocolates liberam no corpo o hormônio da felicidade, a endorfina.  O chocolate, por exemplo, tem serotonina, que é um neurotransmissor que ajuda a aliviar a depressão, comum nesse período. Ou seja, não vai fazer com que você deixe de vez a TPM de lado, mas como negar a alegria instantânea que um belo pedaço de chocolate nos dá?

:: Mari Kalil: me dá um docinho que eu estou de TPM!

sss

Leia mais
Comente

Hot no Donna