Angelina Jolie faz dupla mastectomia preventiva

Portadora de um gene que aumenta significativamente o risco de câncer de mama, a atriz decidiu ser proativa

Angelina Jolie tomou uma decisão drástica para evitar o mesmo destino da mãe, que morreu vítima de câncer nos ovários aos 56 anos
Angelina Jolie tomou uma decisão drástica para evitar o mesmo destino da mãe, que morreu vítima de câncer nos ovários aos 56 anos Foto: LEON NEAL

A atriz Angelina Jolie anunciou nesta terça-feira que passou por uma dupla mastectomia preventiva. Em um editorial publicado pelo New York Times, a vencedora do Oscar, de 37 anos e mãe de seis filhos, explicou que decidiu fazer a cirurgia após descobrir que é portadora do gene BRCA1, que aumenta drasticamente o risco de câncer de mama e nos ovários.

De acordo com a BBC, Jolie afirmou que médicos estimaram em 87% as chances da atriz desenvolver câncer de mama e em 50% o risco dela sofrer de câncer nos ovários. Ela teria começado em fevereiro o processo que terminou em abril. Após a cirurgia, estima-se que o risco dela desenvolver câncer de mama tenha caído para 5%.

“Não me sinto menos mulher”, diz Angelina Jolie sobre mastectomia

Fotos: famosas que tiveram câncer de mama

Depois da morte de sua mãe, Marcheline Bertran, que lutou contra o câncer nos ovários por 10 anos e morreu em 2007 aos 56 anos, Angelina Jolie procurou evitar que os filhos passassem pela mesma dor que ela vivenciou.

? Eu decidi ser proativa e minimizar o risco tanto quanto possível ? afirmou a premiada atriz.

Ela espera que seu relato sirva para incentivar mulheres a procurar orientação médica e entender suas opções, especialmente aquelas que têm histórico familiar de câncer mamário.

Angelina Jolie tem três filhos biológicos e três adotivos com o ator Brad Pitt. Ela também é ativista de causas humanitárias e embaixadora das Nações Unidas.

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna