Aprenda a diminuir o inchaço nos olhos

Descubra pequenos cuidados para minimizar ou até evitar o problema na época de festas

Foto: Adriana Franciosi

O inchaço nos olhos é reclamação comum depois das festas de fim de ano, cheias de bebidas e alimentos pesados. O que é pior: as bolsas nos olhos, que fazem todo mundo parecer mais velho e cansado, são mais frequentes em mulheres.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, todo inchaço nos olhos é um processo inflamatório, que pode ser desencadeado por mudanças metabólicas que fazem o organismo reter mais líquido. A boa notícia é que pequenos cuidados podem restaurar o equilíbrio do metabolismo.

Donna ensina o que fazer quando acordar com o olho inchado:

Faça uma massagem suave do canto externo para o interno do olho, independentemente do tipo de inflamação (causada por ressaca, menstruação ou doenças).

Aplique uma compressa fria de chá de camomila ou água filtrada por no mínimo 20 minutos.

Coloque sobre cada olho uma rodela de pepino ou batata gelada, também por 20 minutos.

Mantenha as mãos limpas e evite tocar os olhos.

Não compartilhe fronhas, toalhas, maquiagem ou colírio.

Durma bem – pelo menos oito horas por noite.

Use óculos com filtro UV sempre – a radiação irrita os olhos e pode agravar o inchaço.

Aplique filtro solar 30 minutos antes de sair de casa.

Se a borda da pálpebra estiver inflamada, limpe com um cotonete molhado em solução indicada para blefarite.

Além do abuso no fim de ano, o inchaço nos olhos também pode ser desencadeado por doenças como a blefarite (inflamação na pálpebra decorrente do excesso de oleosidade), alergias, conjuntivite e síndrome do olho seco. Outras causas possíveis são estresse, falta de sono, flutuação hormonal, desidratação, uso de medicamentos e herança genética. Por isso, se o inchaço não diminuir em dois dias, procure um oftalmologista.

Para não acordar inchada, previna-se com uma alimentação adequada. O primeiro passo é diminuir o consumo de sal, indica o especialista. Ele ressalta ainda que o brasileiro ingere o dobro da quantidade sal indicada pela Organização Mundial da Saúde, o que é um risco para os olhos – o sódio se deposita no cristalino, antecipando o surgimento da catarata.

Alimentos processados também devem ser evitados – além do sódio, eles contêm produtos químicos que formam resíduos no organismo e são difíceis de serem eliminados.

Fique longe também do excesso de carne vermelha e das frituras e abuse das frutas que contêm bastante água, como melancia, maçã e laranja – grandes aliadas no combate ao inchaço.

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