Aprenda a se exercitar em dias de calor

O verão está chegando e você quer se manter ativa? Saiba como

Foto: Stock xchng

O verão é uma estação excelente para se exercitar: você está mais disposta, os dias são mais longos e os alimentos são mais leves – sem falar na motivação extra de encarar o biquíni. Mas nos dias de calor intenso, algumas precauções são necessárias. Donna ensina os truques para enganar a temperatura e aproveitar a estação com saúde.

Beba muita água: Água é importante sempre; mas nos dias quentes, com o aumento do suor, preste atenção redobrada à hidratação. Se o exercício durar menos de uma hora, água é o suficente. Para períodos mais prolongados, bebidas esportivas com carboidratos e minerais ajudam a repôr as substâncias perdidas, aumentando a resistência e diminuindo o risco de câimbras.

Diminua a intensidade: No calor, cuide para se esforçar um pouquinho menos do que em dias normais. Faça pausas para descansar, diminua o ritmo e o tempo de atividade.

Fique na sombra: Procure parques arborizados e lugares bem ventilados para andar de bicicleta, correr, caminhar ou passear com o cachorro. E não esqueça o filtro solar.

Escolha um bom horário: Pela manhã ou à noitinha costumam ser horários mais adequados para o exercício. Evite os horários quentes e muito ensolarados.

Roupas: Use roupas leves e claras, que possibilitem a passagem da transpiração. Nada de calças quentes e justas.

Nade: Trocar a corrida pela natação pode ser outra opção para o exercício no calor. Se a piscina for aquecida, cuide para que não seja em excesso.

Cuide da casa: Cuidar do jardim, lavar o carro e dar banho no cachorro, por exemplo, são maneiras simples de fazer exercícios leves e de forma refrescante.

Preste atenção ao seu corpo: Fique atenta aos sinais de exaustão devido ao calor, como náusea, tontura, câimbras e dor de cabeça. Caso apareça algum desses sinais, interrompa a atividade, tente esfriar o corpo e beba líquidos.

Leia mais
Comente

Hot no Donna