Aproveite os benefícios do gergelim

O gergelim é uma planta, mas o produto final que compramos e consumimos é a sua semente. Possui minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo, além de vitaminas do complexo B. Tem alto teor de fibras e gorduras monoinsaturadas – as chamadas gorduras do bem.

O gergelim pode ser encontrado nas variações branco, preto e marrom. Os mais comuns são o branco e o preto. As variedades possuem praticamente o mesmo perfil nutricional. O preto contém maior teor de antioxidantes e ferro. Sua melhor forma de consumo é na forma natural, ou seja, crua e com casca.

:: Carboidrato à noite: pode ou não pode?

Uma colher de sopa tem cerca de 84kcal. Mas isso não deve ser impedimento para o consumo, pois é uma rica fonte de minerais, além de auxiliar no controle dos perfis de colesterol sanguíneo. A quantidade varia de pessoa a pessoa, no entanto, podemos utilizar como média diária o consumo de 10 a 30g da semente.

Os benefícios do consumo da semente de gergelim são inúmeros. Listamos o mais importantes

1) Combate a prisão de ventre, umedecendo e lubrificando o intestino.
2) Auxilia no tratamento da hemorroidas, já que a casca da semente possui componentes que ativam a circulação sanguínea na parede intestinal.
3) Garante ossos mais saudáveis, pois seus minerais, em especial o cálcio, fortalecem nossos ossos.
4) É aliado no controle da obesidade, pois quem ossui habito de consumir o gergelim regularmente consegue controlar a velocidade de armazenamento de gorduras no corpo, controlando assim a obesidade.
5) Ótimo aliado contra o diabetes: o alto teor de fibras auxilia o organismo no controle de transporte do açúcar que ingerimos.
6) As fibras presentes no gergelim possuem a função de controlar o colesterol.
7) Possui um importante papel no correto funcionamento do intestino, contribuindo da mesma forma para a correta digestão.
8) Quando seu consumo for associado com outras fontes de carboidrato, ele atuará regulando a velocidade de absorção desses alimentos, de modo a nos sentirmos saciados por um período maior de tempo.

Três dicas para iniciar o consumo

1) Inserir em receitas diárias, sobre feijão, arroz, massa, pães, saladas.
2) Buscar nas gôndolas do supermercado pães e biscoitos que possuem a semente na sua forma integral. É uma boa forma para iniciar seu consumo.
3) Pessoas com colesterol elevado, podem se valer dos benefícios do gergelim, mas seu consumo deverá ser diário, por pelo menos 1 mês.

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