Arroz ajuda a controlar o peso e previne contra doenças, diz estudo

Pesquisa apontou redução dos riscos de obesidade, hipertensão e síndrome metabólica

Resultados mostram que aqueles que incluíam o arroz em suas dietas tinham elevadas quantidades de vários nutrientes essenciais, como ácido fólico e outras vitaminas do complexo B, potássio, fibras e vitamina A.
Resultados mostram que aqueles que incluíam o arroz em suas dietas tinham elevadas quantidades de vários nutrientes essenciais, como ácido fólico e outras vitaminas do complexo B, potássio, fibras e vitamina A. Foto: Divulgação/ Stock Photos

Compartilhar

Uma pesquisa americana apontou uma série de benefícios de uma das comidas mais típicas do brasileiro: o arroz. Publicado na revista Nutrition Today, o estudo sugere que uma porção de arroz por dia melhora a qualidade nutricional da dieta e reduz o risco de obesidade, hipertensão e síndrome metabólica.

Os pesquisadores analisaram dados de 1999 a 2004 do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) sobre a dieta de mais de 25mil crianças e adultos. Das quatro faixas etárias estudadas, cerca de 3 mil participantes relataram comer arroz.

Os resultados mostram que aqueles que incluíam o arroz em suas dietas tinham elevadas quantidades de vários nutrientes essenciais, como ácido fólico e outras vitaminas do complexo B, potássio, fibras e vitamina A.

Além disso, eles apresentaram menos gordura corporal, e consumo maior de grãos, legumes e frutas. Esses resultados reforçam a pesquisa anterior publicada sobre NHANES sobre o arroz, que mostrou que as dietas das pessoas que relatavam comer arroz eram mais coerentes com as recomendações de nutricionistas.

Segundo os pesquisadores, com dietas mais saudáveis, essas pessoas têm menos riscos de desenvolver doenças crônicas.

? Comer uma porção de arroz, integral ou branco, é uma maneira simples e agradável de melhorar a alimentação e ter um risco menor de desenvolver doenças. O arroz é pobre em calorias, rico em nutrientes e é saboroso. Além disso, ele combina bem com outros alimentos saudáveis como feijão, verduras e proteínas magras, ficando mais fácil seguir as recomendações nutricionais ? disse Julie Upton, uma autoras do estudo.

Obesidade

Os pesquisadores descobriram que pessoas entre 19 e 50 anos que comiam arroz com frequência estavam menos propensas a ter excesso de peso ou desenvolver obesidade. Os estudados tinham 34% menos chances de ter pressão arterial alta, 27% menos probabilidade de ter aumento da circunferência abdominal e 21% menos chances de ter síndrome metabólica.

? Este estudo mostra que comer arroz pode melhorar a dieta e reduzir o risco para as principais condições que afetam mais da metade de todos os americanos: a doença cardíaca e o diabetes tipo II ? afirma Upton.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna