Beber água ajuda na perda de peso, aponta pesquisa

Antes de tudo, saiba que para emagrecer de uma forma saudável, o importante é fazer uma reeducação alimentar e ter uma dieta equilibrada. Isso é unanimidade entre os profissionais da área da nutrição e saúde. Mas existem algumas práticas que são bem-vindas, como beber água, por exemplo. Um estudo feito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apontou que ingerir o líquido em maior quantidade durante o dia pode resultar em perda de peso. Segundo a pesquisa, o aumento de apenas 1% no consumo da bebida já é o bastante para baixar o consumo de calorias.

:: Dopper: porque beber dois litros de água por dia nunca foi tão fácil
:: Como perdi 15 quilos e recuperei a autoestima sem dietas radicais

No estudo, os pesquisadores descobriram que pessoas que consomem de um a três copos de água por dia acabam ingerindo menos calorias. O levantamento, feito com mais 18 mil pessoas, revelou que quem consome essa quantidade do líquido ingere de 68 a 205 calores a menos por dia.

— O impacto do consumo de água pura na mudança na dieta foi similar em diferentes etnias, níveis educacionais, renda familiar e peso corporal — disse Ruopeng An, professor de saúde comunitária da universidade e responsável pela pesquisa.

Coletados de 2005 a 2012, os resultados se mostraram diferentes entre aqueles que beberam água filtrada e água mineral engarrafada. Outra descoberta feita é quem bebe bastante água diminui a ingestão de gordura saturada, colesterol, açúcar e sal.

Todas bebendo bastante água, né?

Todas bebendo bastante água, né?

Outro estudo, publicado em 2013 na revista American Journal of Clinical Nutrition, já havia assegurado que o consumo de água reforça os efeitos do emagrecimento. A análise foi feita com 5.000 referências de diferentes bancos de dados de artigos científicos.

— Apesar de nas dietas normalmente ser recomendado beber muita água, até agora não havia nenhuma recomendação com base científica — disse Rebecca Muckelbauer, responsável pela pesquisa, na época.

Leia mais:
:: Muito mais que demaquilante! Água micelar é opção versátil para limpar a pele do rosto
:: Chef de Gisele Bündchen revela a dieta da família: “80% do que eles comem é vegetal”

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna