Bem-estar no verão: luz do sol funciona como antidepressivo natural

Maior luminosidade e calor da estação provocam reações químicas que levam as pessoas às ruas

Além de trazer a sensação de bem-estar, o sol enche ruas, praças e praias
Além de trazer a sensação de bem-estar, o sol enche ruas, praças e praias Foto: Charles Guerra

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Sabe aquela sensação de sentar na areia e observar o mar? De colocar a mão para fora da janela do carro e sentir o vento? De passear no parque com os filhos? São cenas comuns no verão, e o prazer que causam pode ser explicado química e psicologicamente.

Um abraço, agora, tende a ser me­lhor que no inverno. Isso porque, com os dias mais longos do verão, ficamos mais expostos ao sol, que nos traz calor e luminosidade. Essa luminosidade bate no corpo, reage e cria substâncias importantes.

? É como um antidepressivo natural ?  define a professora de Psicologia e Medicina da Unisul Maria do Rosário.

Ao ar livre

Além de causar essa reação quími­ca, o sol enche ruas, praças e praias. Essa proximidade com outras pessoas é um combustível que nos anima.

? Verão é época de abertura, de nos relacionarmos mais, ficarmos em con­tato com a natureza, termos uma vida mais saudável e mais trocas afetivas ? diz Maria do Rosário.

Esta época também nos faz ficar menos doentes, afirma a psicóloga Angelita Quintino Egert, vice-presi­dente do Conselho Regional de Psi­cologia de Santa Catarina.

? Existe depressão de inverno, mas mais nas regiões polares. Lá, no in­verno, há pouca luz. Desde a década de 1970, há pesquisas comprovando a importância da luminosidade. Muitas pessoas chegam a ser tratadas por ses­são de fototerapia ? conta Angelita.

Especialista em atividade física e saúde, o professor da UFSC Markus Nahas diz que, de modo geral, ga­nhamos em bem-estar no verão. Cabe planejar o que fazer com o tempo livre. Se as praias estão longe, aproveite parques e praças. A dica fundamental é: saia de casa.

10 dicas para curtir

? Aproveite o sol – a luminosidade esti­mula o corpo a produzir substâncias que nos dão mais ânimo

? Mas aproveite o sol nos horários cer­tos – antes das 10h e depois das 17h. Senão ele pode se tornar um vilão, cau­sando problemas na sua pele

? Pegue sol todos os dias. Uma cami­nhada no início da manhã ou no fim de tarde é uma boa alternativa

? Prefira fazer exercícios ao ar livre a am­bientes fechados como de academias, principalmente as com ar-condicionado

? Os jovens costumam trocar o dia pela noite no verão. Não precisam evitar a noite, mas uma boa dica é equilibrar, aproveitar o dia também

? O cuidado com a alimentação é fun­damental para o nosso bem-estar; evite alimentos calóricos e beba muita água

? O contato com a natureza estimula o corpo a produzir hormônios importantes para a sensação de bem-estar

? Reunir a família e os amigos nos torna mais felizes e ajuda a prevenir doenças

? O verão é uma boa época para os idosos reverem o costume de não sair muito de casa. Pegar um solzinho é importante para, por exemplo, evitar doenças de pele

? Faça uma corrida, dê caminhadas, ande de bicicleta, passeie com o cachor­ro, jogue vôlei com os amigos, vá nadar ou surfar, enfim, movimente-se.

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