Bom dia, energia! Por que o café da manhã é fundamental para manter o pique – e até emagrecer

Acordar em cima da hora, correr para se arrumar e voar pela porta, no máximo engolindo uma xícara de café preto. Se essa parece a descrição da sua rotina matinal, saiba que você está cometendo um dos maiores erros de quem quer manter-se saudável – principalmente se você está na briga para perder alguns quilinhos: pular o café da manhã. Primeira refeição do dia, ela é fundamental para fornecer ao organismo os nutrientes essenciais para garantir energia e disposição após o período de jejum noturno – já que, mesmo durante o sono, nosso corpo continua trabalhando e gastando energia proveniente de nossas reservas.

giphy (18)

Ao lado do almoço e do jantar, o desjejum constitui uma das três principais refeições do dia e, como tal, deve ser completa em nutrientes e diversificada em alimentos, contendo ao menos uma opção do grupo dos energéticos. Pães e cereais integrais são ótimas opções: fornecem energia ao organismo, conservam melhor os nutrientes por não passarem pelo processo de refinamento e ainda aumentam a oferta de fibras, que auxiliam na regularização do intestino e auxiliam a sensação de saciedade. Frutas também devem estar no cardápio, como fontes de vitaminas e minerais. Variá-las é uma boa dica, já que cada uma oferece quantidade e qualidade diferentes de nutrientes. A fonte protéica, importante também pela oferta de cálcio, pode ser variada entre leite, preferencialmente semidesnatado, queijos, iogurtes, peito de peru e ovos.

— Fontes de proteína magra são importantes para construção e manutenção muscular, síntese de anticorpos, equilíbrio das taxas de glicose no sangue e controle do apetite até a próxima refeição — completa a nutricionista Cintya Bassi.

Veja também
:: Chega de beliscar! 8 razões que explicam por que você está sempre com fome
:: Gosta de comida caseira? Como montar uma marmita prática e saudável

5.-mythos-4

Além dos benefícios para a nutrição e o bom funcionamento do corpo, de acordo com diversas pesquisas, quem mantém o hábito de tomar um café da manhã caprichado tem maior predisposição a manter o peso saudável: cerca de 78% das dietas bem-sucedidas apostam no desjejum como uma das principais refeições do dia.

— Isso acontece por dois motivos: primeiro porque, quando acordamos e nos alimentamos, estamos também despertando o organismo e dando a ele autorização para voltar a funcionar de forma mais rápida, o que é importante para manter o metabolismo e o gasto calórico — explica Cintya.

— O segundo motivo é que uma pessoa que não toma café da manhã e passa horas sem se alimentar tende a exagerar na quantidade de alimentos e calorias ingeridas na próxima refeição, contribuindo para o ganho de peso.

:: Alimentação: 5 cinco sinais da intolerância ao glúten
:: Barrinhas de cereal: vilãs ou mocinhas de uma alimentação saudável?

healthy-and-delicious-breakfast-wallpaper

Se você é daquelas que jura pular a refeição por não sentir fome ao acordar, rever seus hábitos alimentares pode ser uma solução mais saudável.

— A maior parte dessas pessoas costuma comer mais no período noturno, por isso, sugiro avaliar essa prática e reduzir a quantidade de alimentos ingeridas no jantar e ceia — finaliza a profissional.

:: Tapioca emagrece? 10 motivos para incluir o alimento na dieta
:: 3 sopas leves e funcionais para os dias quentes ou frios

Sugestões de cardápio

Dia 1:
1 copo de suco de laranja, 2 fatias de pão de forma integral, ricota temperada

Dia 2:
1 copo de leite com 2 colheres rasas de achocolatado, 1 pão francês, 1 ponta de faca de margarina, 1 fatia de mamão

Dia 3
1 taça de café com leite, 4 bisnaguinhas com requeijão, 1 banana picada com aveia

Dia 4:
Vitamina completa: 100ml iorgurte semidesnatado, 150ml de leite semidesnatado, 100g de morango, 1 banana, 1 colher de mel, tudo batido no liquidificador.

giphy (19)

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna