Brindes no fim do ano: descubra quais são as 5 bebidas alcoólicas com menos calorias

A época das confraternizações é regada a brindes e várias opções de bebidas. Talvez você nem tenha percebido, mas aqueles drinks escolhidos a dedo no bar também pesam na contagem de calorias. Para saber quais deles somam menos pontos na dieta e na consciência, confira as dicas da nutricionista Helenice Tatewaki, de São Paulo.

Ela adianta que “não existe muito segredo, basta manter o autocontrole e optar pelas bebidas menos calóricas”. Desta forma, ela garante que é possível frequentar festas, jantares e happy hours sem colocar em risco os objetivos para o verão.

1 – Cerveja: 43 kcal a cada 100 ml

O consumo moderado de cerveja, aliado à uma dieta saudável, pode prevenir complicações cardiovasculares. A vantagem, segundo pesquisadores, se dá pela presença de mais de 50 tipos antioxidantes e vitaminas do complexo B. Com e sem álcool, a bebida ainda pode trazer benefícios contra a obesidade e o envelhecimento celular.

bebida cerveja

Quanto à crença de que a cerveja “causa barriga”, não se preocupe. A questão é que o consumo excessivo de qualquer tipo de álcool pode levar, sim, ao aumento de peso. Por isso, é válido limitar-se à indicação de um drinque por dia para as mulheres e dois para os homens.

2 – Sidra: 50 kcal a cada 100 ml

A bebida é resultado de duas etapas de fermentação do sumo de maçãs com valor alcoólico entre 5 e 7%. Dela é possível destacar a presença de minerais e vitaminas do grupo B e a ausência de fibras. Além disso, por conterem polifenóis, sidras também apresentam propriedades antioxidantes.

3 – Chopp: 60 kcal a cada 100 ml

bebida chope

A temperatura ideal para a bebida sair da máquina é entre zero e 2ºC, para seja consumida entre 6ºC e 8ºC. O chopp é a cerveja consumida fresca, logo após a maturação. Ou seja, o líquido recebe uma pasteurização extra, é engarrafado quente e tem a temperatura rapidamente alterada, aumentando a vida útil. Além disso, as chopeiras adicionam gás carbônico, que o deixa mais cremoso.

4 – Gim-tônica: 68 kcal a cada 100 ml

Obtida a partir de grãos como cevada e centeio, a Gim-tônica apresenta volume alcoólico entre 40 e 50%. É popular no mundo inteiro e compõe drinks clássicos, como o Negroni e Gin fizz.

5 – Prosecco: 85 Kcal a cada 100 gramas

bebida prosecco

Reprodução Pixabay

Prosecco é uma uva branca originária da Itália que dá sabor e textura a vinhos brancos e espumantes. Apresenta também função antioxidante, mas em menor quantidade que o vinho tinto, por exemplo.

Outras dicas

A quem não abre mão de celebrar com bebidas alcoólicas, é aconselhado consumir proteína magra, como peito de frango, peixes e carnes sem gordura e variadas salada. Desta forma, terá a sensação de saciez, pelo fato de o metabolismo se comportar de forma mais lenta perante às proteínas e fibras.

Intercale o consumo de cerveja com um copo de água pois, se consumido em excesso, o álcool desidratada. Ou seja, além de amenizar o número de calorias, você evita a ressaca no dia seguinte.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna