Seu filho range os dentes enquanto dorme? Saiba o que fazer

Muitas crianças ansiosas ou que sofreram uma alta carga emocional desenvolveram um distúrbio que se chama bruxismo. Ou seja, elas passaram a ranger os dentes enquanto dormem. Mas isso é normal?

Segundo a especialista em ortodontia e ortopedia facial, Sarah Zimmermann, como qualquer parte do organismo o sistema mastigatório evolui com o desenvolvimento do corpo como um todo, ou seja, uma necessidade natural do organismo de acomodar os dentes e preparar a troca da dentição. O importante é saber que todos temos de alguma forma este ranger de dentes ou apertamento, é fisiológico. A preocupação deve começar caso o quadro evolua por muito tempo ou de forma muito agressiva.

Mais colunas da Vanessa
:: Conheça os oito erros mais comuns das mães de primeira viagem
:: Como falar sobre a morte com as crianças

:: Como organizar as finanças para a chegada do bebê

Em momentos da vida estressantes ou estimulantes para a criança, é normal que ela apresente o quadro de apertamento ou ranger dos dentes. Estes estímulos podem ser o início do ano escolar, o aniversário, uma separação, o cachorrinho que chegou ou que morreu, enfim tudo o que afete a criança. Podemos citar ainda fatores de ordem sistêmica, como respiração bucal ou deficiências nutricionais.

Se a criança manifestar desgastes acentuados, dores de cabeça, dificuldades mastigatórias e de abrir a boca, é necessário buscar tratamento com dentista especializado.

Dicas para os pais:

– Ofereça alimentos fibrosos e em pedaços para que a criança possa desenvolver uma mastigação eficiente.
– Cuide com hábitos prolongados de chupeta e mamadeira, pois podem provocar interferências dentais e alterações musculares e ósseas.
– Crie um ambiente tranquilo que anteceda o sono. Perto da hora de ir para a cama, mão é recomendável que a criança assista à televisão ou brinque tablet. Evite luzes acesas.
– Programe uma rotina adequada de atividades para as crianças. Lembre que elas precisam de tempo para brincar.

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna