Carla Lubisco: educadora física usa gestão empresarial para atrair alunos

Objetivo é incentivar as pessoas a terem uma vida saudável

Foto: Lauro Alves

Gestão, indicadores, metas, planejamento, monitoramento e avaliação de resultados. Não, esta reportagem não deveria estar nas páginas do Caderno Dinheiro. Todos esses termos, comuns nas conversas de empresários, economistas e executivos, fazem parte do dia a dia de uma mulher que dedica a vida à saúde e à beleza.

A porto-alegrense Carla Lubisco uniu os 34 anos de experiência como educadora física aos conceitos de gestão empresarial para criar um jeito novo de atrair os alunos para uma vida saudável. A mistura deu tão certo que a personal trainer já aplica seus métodos com grupos e empresas de outros Estados. Aliás, personal trainer não. Para não fugir do jeitinho empresarial de falar, Carla é, segundo ela própria, coach em bem viver.

Aos 49 anos, Carla personifica tudo aquilo em que acredita. Não seria necessário mencionar que ela pratica atividades físicas todos os dias, sem falha. Basta ver o pequeno corpo de músculos tonificados com tudo, absolutamente tudo, no lugar, para constatar a paixão de Carla pelos exercícios.

O que os desavisados não sabem é que ela tem outras armas para ignorar o tempo e completar meio século com a pele e os cabelos de guria, além de uma saúde de ferro. Ingredientes como sal, açúcar e gorduras não passam nem perto do prato de Carla. Refrigerantes, industrializados e álcool nem pensar. E atenção: nenhuma escapadinha será perdoada.

? Eu sei o que a ingestão dessas substâncias causa no meu corpo. E só de pensar já perco qualquer vontade de me alimentar mal ? afirma.

Por viver rigorosamente de acordo com tudo o que ensina aos alunos, Carla ganhou o respeito de gente grande. Há cerca de 10 anos dirige o programa de qualidade de vida de empresários como Jorge Gerdau Johannpeter.

Recentemente expandiu as fronteiras do Rio Grande do Sul com o programa Quality of Life Management, metodologia desenvolvida por ela que aplica ferramentas de gestão empresarial nos programas de bem-estar.

A mulher segura, extrovertida, sorridente, um pouco hiperativa até, não é a mesma jovem que experimentou de tudo e percorreu um longo caminho até se encontrar no universo do fitness. Desde sempre foi apaixonada por exercícios físicos e esportes, mas precisou buscar o equilíbrio emocional para vencer as consequências do culto ao corpo que viveu, como os transtornos alimentares. Hoje, afirma que mais importante do que ter um corpo belo é dedicar-se ao que faz bem, ao que traz felicidade.

Por isso mesmo, o dia de Carla tem hora para tudo. Para despertar, o café da manhã tem iogurte, frutas frescas e secas e grãos integrais como quinoa, amaranto ou linhaça. As refeições são ricas em grãos como feijão e grão de bico, peixes de águas frias, azeite extra virgem e legumes e verduras – normalmente crus. Depois de 25 anos, voltou a comer carne vermelha para suprir o corpo de nutrientes. E, com um apartamento equipado, pratica musculação e bambolê todos os dias, na hora “que der”.

Com essa rotina vem uma leveza que só os anos são capazes de prover.

? Não tenho medo de envelhecer. Me sinto renovada a cada dia. Para mim, a vida está começando.


Personal trainer preza pelos exercícios feitos em nome da saúde e da felicidade
Foto: Lauro Alves/Agência RBS

Dez mandamentos para a vida

Dividir seus conhecimentos e sua paixão por exercícios físicos e bem estar é uma das coisas de que Carla Lubisco mais gosta. Para compartilhar o que sabe ela publicou, em 2010, o livro Gestão da Qualidade de Vida – Como Viver Mais e Melhor (R$ 27). No prefácio, o empresário Jorge Gerdau Johanpeter afirma que implementar a gestão na atividade física pode levar a resultados progressivos e permanentes na vida das pessoas.

1) Gestão não é um bicho de sete cabeças. Ferramentas simples podem te ajudar a definir um programa de bem estar e a perseverar nele. Anote em um diário os objetivos de saúde para o ano (emagrecer, melhorar a qualidade do sono, reduzir dores no corpo…). Para cada mês, estabeleça metas e ações a serem realizadas para que isso seja possível e reavalie o resultado para manter o alcance dos objetivos.

2) De tempos em tempos, faça uma autoanálise. Avalie como você está ? não apenas o corpo, mas tudo que você deseja melhorar no seu dia a dia.

3) Exercite-se para reforçar o sistema muscular e cardiorrespiratório (dedique 30 minutos do seu dia para um exercício aeróbio e acrescente exercícios de fortalecimento muscular e funcionais). Também reserve um tempo maior para os amigos e para a leitura.

4) Ao iniciar qualquer ação, você deve estar ciente de que, em algum momento, poderá se sentir desestimulado. Mesmo assim, siga em frente. Seja disciplinado e tenha visão de médio e longo prazo. Celebre pequenas vitórias para reforçar o lado positivo do que você está fazendo e ter mais força para continuar.

5) Estabeleça metas realizáveis e seja flexível com você. O caminho é buscar o equilíbrio.

6) Faça com que seu esforço seja prazeroso. Escolha um exercício físico que você goste e horários adequados à sua agenda, para evitar desmarcações (não adianta marcar a caminhada às 6h se você tem dificuldade de acordar cedo).

7) Durma com qualidade e gerencie o estresse. Isso ajudará você a ser mais saudável e longevo.

8) Prefira sempre uma reeducação alimentar a dietas muito restritivas e punitivas. Um bom caminho é começar a pensar no que está ingerindo. O importante não é apenas emagrecer, mas se dar conta dos prejuízos dos alimento ricos em sal, açúcar e gordura, por exemplo. Adquira o costume de ler os rótulos e beba chás com propriedades antioxidantes (rooibos e oolong são boas opções).

9) Modifique hábitos antigos. Crie uma nova rotina que te faça mais saudável e feliz.

10) Para cada idade e sexo, há exames preventivos que devem ser feitos. Procure se informar para estar com a saúde sempre em dia.

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