Carrega a casa na bolsa? Conheça os danos que o peso pode causar à saúde

Solução é limitar a carga e tentar distribuir o peso durante o dia

A alça deve ser o mais curta possível para que o peso fique perto do corpo e não balance
A alça deve ser o mais curta possível para que o peso fique perto do corpo e não balance Foto: Divulgação

Carteira, telefone, guarda-chuva, agenda, bolsa de maquiagem, livro, garrafinha d´água. Tudo isso cabe na sua bolsa?  Atenção: o excesso de peso pode provocar má postura, dores nas costas, estresse, entre outros problemas de saúde, segundo pesquisa da Associação Britânica de Quiropratas.

? A bolsa tem grande impacto na postura e nos movimentos. Você nem nota, mas seu corpo dramaticamente se adapta e compensa o peso ? diz o fisioterapeuta Russell Stocker.

Para não sofrer com o peso, a solução é limitar a carga e tentar distribuir o peso durante o dia. Se não quiser usar uma mochila, o jeito é separar o conteúdo em duas bolsas com alças largas para distribuir a pressão. O peso deve estar o mais perto possível do centro de massa, geralmente ao redor da pélvis.

O que usar

A recomendação é usar uma bolsa estilo sacola com uma alça cruzada de forma diagonal pelo corpo, equilibrando o peso.

A alça deve ser o mais curta possível para que o peso fique perto do corpo e não balance. Alças longas não são indicadas, pois a bolsa balança conforme a caminhada, batendo nos quadris, nas costas ou nos joelhos.

:: Impacto no corpo

Pescoço: o peso faz com que o pescoço naturalmente se desloque para equilibrar o peso, o que causa tensão do lado do peso e compressão do lado oposto.

Ombros e costas: ao suportar a carga, os ombros se elevam, o que afeta a musculatura das costas, as omoplatas e os músculos da coluna. Músculos cansados não sustentam a coluna corretamente, o que piora a postura. A longo prazo, isso pode até causar artrite.

Braços: ficam estáticos para segurar a bolsa, andar e se equilibrar, bem diferente do balanço do movimento espontâneo. Os nervos podem ficar pressionados, levando à dor crônica.

Quadris e pernas: a longo prazo as mulheres podem desenvolver artrite por causa do aumento de pressão. Quanto maior o peso da bolsa, maior a pressão nas articulações.

Leia mais
Comente

Hot no Donna