Conheça os benefícios da bergamota + 2 receitinhas deliciosas com a fruta

Quem nunca comeu uma bergamota ao sol, não sabe a delícia que é a experiência. Além do gostinho, a fruta tem uma série de propriedades que são importantes para a saúde. Rica em ferro e vitamina A, B1, B2 e C, a “berga”, como dizem muitos gaúchos, tem propriedades diuréticas, digestivas e até expectorantes. Abaixo, listamos alguns benfícios da fruta e ainda algumas receitinhas para incrementar seu sabor em pratos deliciosos da nossa colunista do Mel e Pimenta.

:: Detox, antienvelhecimento e emagrecedor! 10 chás que são aliados da saúde
:: Receita quentinha para o inverno: aprenda a fazer creme de ervilha e bacon

Quem pensa que potássio vem só da banana, pode começar a incluir a bergamota na dieta também. O potássio é responsável por regular as funções do equilíbrio hídrico do corpo, além dos batimentos cardíacos e pressão arterial. A nutricionista Lenice Carvalho afirma que a fibra, também presente na fruta, ajuda no funcionamento intestinal, contribuindo na redução do colesterol.

— A bergamota também é fonte em vitamina A, que ajuda na renovação de células da pele, beneficiando a hidratação da pele — explica a especialista.

De acordo com a nutricionista Luiza Leite, além auxiliar no bom funcionamento do organismo, também ajuda no processo de emagrecimento (acredite!) justamente devido as fibras presentes na fruta, que promovem a saciedade.

—  Por ser rica em vitamina C, a bergamota age como antioxidante prevenindo o envelhecimento precoce das células e fortalecendo o sistema imune — acrescenta Luiza.

Ou seja, além de aproveitar um momento de prazer, ao comer uma bergamota você está cuidando da saúde. Não fosse apenas isso, a fruta ainda é eficaz no processo emagrecimento e manutenção do peso. E agora, receitinhas da Eline Brando, que assina nossa coluna de gastronomia:

1. Bolo de bergamota e coco

Bolo de bergamota Baixa 1

Ingredientes do bolo:
3 ovos
1 e 1/4 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de manteiga derretida
1 pote de iogurte natural
1 colher (chá) de extrato baunilha
1 colher (sopa) de rum escuro
1/2 xícara de suco de bergamota
1/2 xícara de coco ralado
1 colher (chá) de fermento para bolo
2 xícaras de farinha de trigo
Raspas de casca de bergamota

Ingredientes da calda:
2 e 1/2 xícaras de suco de bergamota
3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer:
1.Aqueça o forno 180 C e unte uma forma redonda com furo no centro de aproximadamente 30 cm.

2.Na batedeira coloque os ovos e o açúcar e bata até obter um creme uniforme e volumoso. Adicione o iogurte, a manteiga, a baunilha o rum e continue batendo.

3.Acrescente o suco de bergamotas, as raspas a gosto, o coco e volte a bater, acrescente a farinha aos poucos e batendo em baixa velocidade. Assim que os ingredientes estiverem incorporados desligue a batedeira, acrescente o fermento, envolva os ingredientes delicadamente. Despeje a mistura na forma e leve para assar a 180 C por 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito.

4.Enquanto o bolo está no forno, leve ao fogo uma panela com o suco de bergamota e o açúcar e deixe ferver até reduzir a uma calda delicada.

5.Espere ficar morno para retirar da forma, regue com a calda e sirva.

2. Suco de morango, bergamota e manjericão

Suco de tangerina e morango

 Ingredientes:
2 bergamotas
10 morangos graúdos
1 xícara de água gelada
Manjericão (usei duas)
Adoçante ou açúcar
Modo de fazer:
Extraia o suco das bergamotas espremendo, se necessário peneire os suco. No liquidificador ou mixer bata o suco de bergamota, com os morangos limpos e sem as folhas, a água gelada e as folhas de manjericão. Adoce a gosto e sirva gelado, decorado com manjericão.A receita rendeu dois copos.
Leia mais
Comente

Hot no Donna