Como aproveitar as festas juninas sem comprometer a dieta

Nutrólogo ensina a deixar mais magras as comidinhas típicas do mês de junho

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Foto: Tatiana Cavagnolli

A festas juninas, sempre cheias de amendoim, pipoca, milho verde e quentão, podem ser uma cilada para quem está de dieta. A maioria dos pratos preparados nestas comemorações tem alto valor calórico, mas existem formas de aproveitar a gastronomia típica do mês sem comprometer o regime. O nutrólogo Celso Cukier dá as dicas:

- Milho: o milho, por exemplo, é rico em proteínas e carboidratos e não possui alto teor calórico, mas quando são acrescentados a ela o sal e a manteiga, pode se tornar bem perigoso.

- Pipoca: temos marcas de pipocas com baixo teor de óleo ou gordura vegetal que também podem ser uma boa opção.

- Amendoim – é, entre todos os pratos, o mais calórico, principalmente, o que possui a casquinha branca e o torrado com sal.

Celso Cukier faz um alerta sobre os exageros gastronômicos que as pessoas costumam cometer em meses de frio, como junho:

- A sensação de fome aumenta no frio. É um mecanismo natural do corpo para repor energias. O interessante é que nesses momentos, temos uma tendência a desejar alimentos mais calóricos, mas o ideal é optar pelas sopas e caldos que trazem conforto à temperatura do corpo. Para consumir menos, podemos fazer um lanche antes de ir para a festa. Assim vamos conseguir apreciar todas as especiarias. Quando nossa alimentação está harmônica, nosso corpo reage bem e evitamos maiores problemas – ensina.

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