Como escolher o melhor pão para incluir na dieta

Nutricionista explica as principais diferenças entre os tipos mais procurados

Foto: heila Oliveira - Cozinha Nestlé

No meio de uma dieta, um dos maiores dilemas é escolher em qual pão investir. Light, integral ou com número variado de grãos, os pães variam não só em número de calorias, mas também em benefícios para o corpo. A nutricionista Vanderli Marchori ensina a diferenciar os três tipos mais comuns.

Pão light: para ser considerado light o produto precisa ter 25% menos de pelo menos um dos ingredientes encontrados na fórmula original, mas isso não significa uma redução de calorias.

– Isso significa que você não vai necessariamente emagrecer se trocar o pão tradicional pelo pão light, mas você pode ajudar a controlar sua pressão escolhendo um pão com 25% menos sódio, ou seu colesterol com 25% a menos gordura – explica.

Pão integral: é aquele produzido com a farinha integral, na qual os grãos de trigo são triturados inteiros, diferente do processo refinado, que exclui a casca e o gérmen. Esses dois componentes oferecem vitaminas do complexo B, sais minerais, fibras, proteínas e gordura e, por isso, o pão integral nos deixa satisfeitos por mais tempo, o que pode favorecer o emagrecimento. 

Pão com grãos: o número que vai desde sete até 15, mas o que é importante destacar é que não importa o número, mas a qualidade e as características de cada grão.

– A linhaça, por exemplo, auxilia no sistema digestivo, deixa a pele mais bonita, tem componentes antioxidantes e anticancerígenos, é um poderoso desintoxicante e e tem ômega 3, que limpa as artérias. A aveia, por sua vez, reforça o sistema imunológico, combate infecções, melhora o funcionamento do intestino, controla o açúcar no sangue e a pressão arterial e melhora a concentração, enquanto a quinua ajuda a recuperar e manter os músculos e acelerar o metabolismo – alerta Vanderli Marchori.

Leia mais
Comente

Hot no Donna