Como fazer exercícios no frio: veja dicas para praticar atividades físicas no inverno

Foto: Pexels
Foto: Pexels

O inverno está começando a dar as caras no Sul e quando as temperaturas baixam surge a dúvida: é seguro se exercitar quando as temperaturas estão baixas? A resposta é: depende, se você tomar os cuidados corretos, é seguro sim.

A temperatura ideal para prática de atividades físicas fica em torno de 20 graus. Temperaturas mais baixas exigem cuidados maiores, para que a saúde não seja comprometida. Veja algumas dicas da personal trainer e nutricionista Raquel Lupion para que o exercício nos dias de inverno mais rigoroso não se torne um problema:

Aqueça e alongue antes de começar a atividade física

Com a temperatura mais baixa, os músculos ficam mais rígidos e contraídos. O ideal é prepará-los de forma adequada para o treino. Faça alongamentos ativos (movimentos repetitivos) e aquecimentos, como caminhadas ou trotes, por cerca de 15-20 minutos antes de começar o treino.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Use roupas adequadas

Para manter a temperatura do corpo estável, use roupas justas, como camisetas e calças, protetor de orelhas, gorro, luvas e casacos. Comece o treino com mais roupas e vá tirando à medida que o corpo vai aquecendo. Isso vai garantir uma segurança maior na prática.

Pegue leve no frio

As baixas temperaturas passam a sensação de que podemos pegar mais pesado do que realmente conseguimos, o corpo parece responder melhor à sobrecarga imposta. Essa ideia é falsa, por isso, não se empolgue. Existem dados que revelam um aumento de cerca de 30% na ocorrência de infartos durante a prática de exercícios em temperaturas abaixo de 14 graus. Por isso, se você tem problemas cardíacos, evite se exercitar em áreas abertas durante o inverno.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Respire pelo nariz

É bastante importante que durante a prática tenhamos maior atenção na respiração: ela deve ser feita totalmente pelo nariz. Dessa forma, nós garantimos o aquecimento do ar gélido antes que ele chegue aos pulmões. Em algumas pessoas, o não aquecimento adequado do ar pode desencadear um quadro muito parecido com a asma – mesmo em pessoas que não são asmáticas. Se o dia está realmente bem frio, a dica é tapar o rosto com um pano, garantindo que o nariz e a boca estejam bem protegidos.

Leia mais:
:: Aposte nesses três exercícios e acabe com a flacidez do braço
:: Hora do treino: o que fazer primeiro, musculação ou exercício aeróbico?
:: Conheça o LISS: treino que te ajuda a abandonar o sedentarismo e queimar gordura
:
Dicas para quem quer começar a correr em 2018

Leia mais
Comente

Hot no Donna