Como não meter (muito) o pé na jaca nas festas de final de ano

Especial por Mariana Cenci Weckerle*

Final de ano, comilança, diversão, alegria, despedida de um ano e comemoração pela chegada do próximo. Ou seja, tudo é motivo de festa. E onde tem festa, tem comida e bebida… Aliás, muita comida e muita bebida. Essa é a época em que mais ouvimos o tal “chutei o balde”, “enfiei o pé na jaca”, “ano que vem recomeço”, não é mesmo? Mas podemos, sim, fazer boas escolhas em meio a tantas tentações.

Aqui vão algumas dicas para esse período de pré e pós-festas e que farão com que a culpa no dia seguinte seja bem menor.

  • Lembre-se de ingerir bastante água. Embora essa dica seja clichê, muitas pessoas bebem e comem demais, ficam horas expostas ao sol e acabam desidratadas. A água vai evitar dores de cabeça, inchaço e ainda ajudar a mandar embora todas aquelas toxinas que colocamos para dentro do nosso corpo. Para facilitar o funcionamento do intestino, é aconselhado beber 500ml de água em jejum.
  • Adicione gotas de limão na água do desjejum. A fruta, além de ser um santo remédio, é energia pura e ainda, segundo a minha Nutricionista Cris Zinelli é um ótimo alcalinizante, regula o pH do sangue, ameniza dores de estômago causadas pelo excesso de alimentos industrializados, ricos em açúcar, sal e gordura. Se você fizer uma limonada suíça (com a casca) melhor ainda, pois é na casca e não no sumo, que encontramos a maior reserva de Vitamina C do limão.
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    Foto: reprodução Instagram

    Evite sucos de frutas que contém altos índices de frutose. Os sucos naturais são mais saudáveis que refrigerantes, mas já passamos dessa fase, não é? O melhor é fazer águas aromatizadas, chás gelados e intercalar as garrafinhas de água com essas bebidas ricas em fitoquímicos e com poderes maravilhosos. Como sugestão, chá de hibiscus, chá verde, chá de cavalinha, abacateiro, cidreira, chá branco…

  • Uma tática maravilhosa para adoçar sucos verdes low carb é utilizar água de coco ao invés de frutas. Faça sucos verdes de verdade, com muitos verdes! Coloque folhas de hortelã, funcho, salsinha, salsão, gengibre, pepino, limão siciliano e beba bem geladinhos! Garanto que você não sentirá falta das frutas.
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“@gurianaturebaBom diiiiaaaaa!!!! Esse foi meu café da manhã de ontem. Não tomo suco verde todo dia não, tenho preguiça de fazer e gosto de café preto! Hehehe Esse foi muito pratico. Coloquei 1/2 garrafa de kombucha que eu tinha em casa (não sei fazer!) + 1/2 maço de salsinha + gelo! Ovos, melão e chia… that’s it!” | Reprodução Instagram

  • Inicie as refeições com um belo prato de salada com molhos saudáveis. Evite molhos industrializados e a base de maionese. Para temperar busque molhos à base de mostarda e melado, vinagre balsâmico, Tahine e limão, azeite de oliva e ervas.
  • Refeições com carnes magras e legumes ou folhas verdes escuras são ótimas sugestões para jantares leves e nutritivos. Abuse da couve, vagem, brócolis, abobrinha e aspargos.
  • Vai beber? Prefira vinho branco seco à cerveja e caipirinha. Lembre-se também de intercalar taças de vinho com água para evitar desidratação.
  • Opte por sobremesas à base de frutas da estação que são mais suculentas e saborosas. Chocolates amargos são uma boa opção para os momentos de ataques a doces. Frutas assadas com especiarias como canela, cardamomo e cravo em pó saciam a vontade de comer gordices. Mas se a vontade não passar, experimente fazer sorvetes caseiros à base de frutas congeladas. São deliciosos!
  • Essas dicas são valiosas não somente nessa época, afinal, festas de crianças, casamentos e reuniões familiares cheias de comidas gostosas, acontecem o ano inteiro, certo? Por isso, minha sugestão é alimentar-se bem na maior parte do tempo para que essas escapadas eventuais não prejudiquem sua dieta e, principalmente, sua saúde

Aproveite as festas de Final de Ano com energia, alegria e consciência. Sua saúde agradece!
Um beijo, Guria Natureba

*Mari é focada em saúde, e isso inclui se exercitar bastante e comer bem. Já fez cursos de Gastronomia Saudável nas melhores escolas do Mundo, em NY e na Califórnia. Dá aulas de culinária para adultos e crianças, ama viajar e desbravar a culinária típica de cada país por onde passa. Se for vegetariana, melhor ainda!

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