Confira receitas com alimentos termogênicos para gastar calorias comendo

A ideia de comer para queimar gordura parece boa demais para ser verdade, mas é possível! Os chamados alimentos termogênicos, como gengibre, vinagre de maçã e chá verde, contém substâncias que agem no organismo aumentando a temperatura corporal e acelerando a queima de gordura. Consequentemente, intensificam também a perda calórica.

Na prática, o organismo precisa gastar energia para digerir os termogênicos, acelerando o metabolismo. Quanto maior o valor termogênico do alimento maior é o gasto calórico para processá-lo.

Confira alguns alimentos termogênicos, indicados pela nutricionista Tatiana Rodrigues Callero, da Oficina de Nutrientes:

# Pimenta-Caiena (pimenta-vermelha): rica numa substância chamada capsaicina, que favorece a quebra de gorduras do tecido adiposo, aumentando a perda calórica.
Quantidade diária: 3 gramas, 2 vezes por dia.

# Gengibre: segundo um estudo feito na China, o consumo frequente de gengibre acelera o metabolismo em até 10%.
Quantidade diária: 1 pedaço de 2 cm, 3 vezes por dia.

# Vinagre de Maçã: possui efeito termogênico devido ao ácido acético. Alguns autores, inclusive, sugerem benefícios na diminuição da circunferência abdominal com o consumo de vinagre de maçã. Cuidado: o vinagre deve ser orgânico para manter as qualidades funcionais!
Quantidade diária: 1 colher de chá de vinagre de maçã 2 vezes ao dia

# Chá Verde: reduz a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase, enzima responsável pela digestão dos carboidratos.
Quantidade diária: 1 xícara de chá, de 5 a 10 minutos antes das refeições.

# Cafeína: promove a lipólise, que leva o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia.
Quantidade diária: 200mg a 400mg por dia. Isso equivale a 500ml de chimarrão, 400ml de chá ou 200ml (uma xícara) de café.

# Canela: o cromo e os compostos fenólicos presentes na canela são responsáveis pelo controle glicêmico e a glicêmia controlada reduz a sensação de fome.
Quantidade diária: 2 colheres de chá por dia.

# Chá hibisco: uma xícara de chá de flor hibisco contém flavonóides e ácidos orgânicos que impedem a retenção de líquidos e elimina toxinas que dificultam o emagrecimento.
Quantidade diária: 3 xícaras chá por dia

# Óleo de coco: é rico em gorduras saturadas do tipo triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são mais facilmente digeridos, absorvidos e transformados em energia, auxiliando, assim, no emagrecimento.
Quantidade diária: 1 colher de sopa.

Leia também:
:: Anda se sentindo um pouco inchada? Dicas de alimentos e receitas para desinchar
:: Incomodada com os “furinhos”? Confira receitas com maçã e outros alimentos que ajudam a melhorar a celulite

A nossa colunista Eline Prando dá dicas de receitas com alimentos termogênicos, que podem ajudar a acelerar o metabolismo:

Shrubs de gengibre

BebidaVinagreGengibreBaixa1

Ingredientes:
1/2 xícara de gengibre descascado e picado ou finamente ralado
1 xícara de vinagre de maçã
1/2 xícara de açúcar
Água com gás

Modo fazer:
Em uma panela pequena (não use de alumínio) coloque o gengibre e o vinagre. Leve ao fogo alto e assim que ferver desligue passe os ingredientes para um pote de vidro. Deixe esfriando, cubra e deixe em temperatura ambiente por 24 horas.
Usando uma peneira fina coe os ingredientes deixando escorrer por cinco minutos, sem pressionar. O líquido extraído deve medir aproximadamente 3/4 de xícara, caso não tenha atingido essa medida adicione um pouco de vinagre de maçã. Descarte o gengibre. Transfira o líquido para uma panela pequena, misture o açúcar e leve ao fogo alto até ferver. Assim que levantar fervura baixe o fogo e deixe por mais 2 a 3 minutos mexendo até que o açúcar se dissolva completamente.
Assim que estiver frio coloque em um vidro limpo, tampe e leve à geladeira até a hora de usar. Na hora de servir coloque em um copo uma parte do xarope para quatro partes de água com gás, adicione gelo e sirva.

Almôndegas de frango com gengibre

AlmondegasdefrangodegengibreBaixa
Ingredientes:
500 g de peito frango moído
2 colheres (sopa) de aveia em flocos médios
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher de (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
1 colher (sopa) de talo lemon grass picado (capim cidró, erva cidreira, capim santo)
2 colheres (chá) de gengibre fresco finamente picado
1 dente de alho picado
Sal e pimenta moída na hora a gosto
Folhas de alface pequenas
Cebolinha em fatias finas
1 limão cortado em fatias
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Azeite de oliva para untar a assadeira

Modo de fazer:
Preaqueça o forno e unta uma forma com azeite de oliva.
Moa o frango ou passe no processador.
Em uma tigela, misture o frango, a aveia em flocos médios, o molho de soja, o amido de milho, a salsinha, o talo do lemon grass, gengibre e o alho. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Molde esferas de aproximadamente 2 cm.
Aqueça bem uma frigideira, coloque o óleo e as almôndegas de frango e refogue-as até ficarem douradas em todos os lados, mais ou menos por cinco minutos. Acomode as almôndegas sobre papel absorvente. Coloque as almôndegas e leve-as ao forno por mais 5 minutos.
Para servir acomode as almôndegas em uma travessa ou tábua, ao lado organize as folhas de alface, espalhe cebolinha e coloque as rodelas de limão. Para degustar coloque uma almôndega na folha de alface, regue com limão e coma com as mãos.

Leia mais
Comente

Hot no Donna