Confira os exercícios físicos que vão bombar em 2018

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Todo ano, o Colégio Americano de Medicina Esportiva lança uma lista com as principais tendências relacionadas ao mundo fitness. São as modalidades que você mais vai ver nas academias durante o ano. Em 2018, as cinco maiores apostas são, pela ordem, treinos de alta intensidade, exercícios com o peso do corpo, de força, atividades em grupo e ioga.

Conversamos com os preparadores físicos Joana Cambeses e José Ricardo Garcia Albrechet para ajudar você a descobrir o que mais se encaixa com o seu perfil.

HIIT

A sigla em inglês quer dizer Treino Intervalado de Alta Intensidade e é recomendada para quem quer emagrecer, definir a musculatura e melhorar o condicionamento físico.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

BENEFÍCIOS
A maior vantagem do HIIT é aumentar o consumo de oxigênio pós-exercício.
– Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante as próximas 24 horas – explica Albrechet.

PERFEITO PARA… QUEM TEM PRESSA
Apesar de ser de alta intensidade, a modalidade pode ser feita para qualquer pessoa. Segundo Joana, a modalidade é perfeita para quem tem pouco tempo mas quer ver resultados.
– O HIIT é basicamente um método em que você pode variar os exercícios e o protocolo de descanso. Por exemplo, escolher três exercícios e intercalar a prática: 20 segundos de movimento e 10 segundos de descanso até chegar ao tempo da sessão. Uma aula de dez minutos já faz diferença. As possibilidades são praticamente infinitas porque cada um segue seu próprio ritmo, basta manter-se em movimento – explica Joana.

AULAS EM GRUPO

Para muita gente, atividade física é sinônimo de aulas lotadas e superanimadas, como zumba, bike ou jump. Não importa a modalidade, mas, sim, malhar junto com outras pessoas.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

BENEFÍCIOS
As aula em grupo é programada para ser uma sessão eficaz para níveis de aptidão diferentes.
– São capazes de atender a todos os objetivos possíveis, basta combinar bem as sequências de aulas e distribuir bem durante os dias da semana – explica Albrechet.

PERFEITO PARA… QUEM QUER MOTIVAÇÃO EXTRA
Para Joana, além do gasto calórico de cada modalidade, as aulas em grupo servem como um importante espaço de troca.
– Cercar-se de pessoas que têm um mesmo objetivo e também estão se dedicando para alcançá-lo é emocionalmente poderoso. Você cria um grupo, troca informações, fala sobre seus hábitos. Além de mais motivado, isso faz com que você seja mais persistente no exercício.

EXERCÍCIOS COM PESO DO CORPO

Esse tipo de treino não é uma novidade, mas está cada vez mais presente nas academias, na carona do sucesso de modalidades como funcional e do crossfit, que recuperaram exercícios que tinham sido deixados de lado em detrimento dos aparelhos.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

BENEFÍCIOS
Para quem faz, o resultado dos exercícios com o peso do corpo é o aumento da massa magra, do tônus muscular e da resistência.

PERFEITO PARA…QUEM SE DEDICA DE FATO
Joana explica que esse tipo de exercício é complexo, porque pede movimentos ultra articulados e bastante coordenação.
– Exige uma grande autoconsciência, já que é preciso fazer os movimentos corretamente para não se machucar e alcançar os objetivos. Qualquer um pode fazer, mas, por causa da coordenação, não é fácil para todo mundo.

TREINOS DE FORÇA

A famosa musculação nunca é deixado de lado.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

BENEFÍCIOS
Além de aumentar a massa magra, vai fortalecer a sua musculatura e também evitar lesões em outros exercícios mais intensos, como a corrida.

PERFEITO PARA… QUEM ERA SEDENTÁRIO
Joana destaca que a musculação é o exercício perfeito para quem está parado e quer começar a se movimentar:
– Cada exercício isola a musculatura e trabalha um grupo de cada vez, numa postura perfeita exigida pelo aparelho. Tem muito menos risco de lesão que os com o peso do próprio corpo, e a progressão acontece através da elevação de carga no aparelho.

YOGA

Ao lado de treinamentos de alta intensidade e de força, a yoga é apontada como uma das maiores tendências fitness de 2018.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

BENEFÍCIOS
A grande vantagem da yoga também pode ser o motivo pelo qual a prática ganha mais e mais adeptos: ajuda na busca pela integração de corpo, mente e emoções em uma vida mais equilibrada.
– Quando o alinhamento das posturas é executado com um nível de detalhes profundos, faz com que tenhamos uma nova percepção de nosso corpo. A postura melhora, a respiração fica equilibrada e nesse momento nos conectamos com o momento presente. A aula é voltada para praticantes de todas as idades, não importando se iniciante ou avançado – diz Albrecht.

PERFEITO PARA… QUEM BUSCA CORPO E MENTE SÃOS
Além dos benefícios mentais, também é possível ver o resultado da prática no seu corpo.
– Uma sessão deixa você relaxado, e a atividade contínua faz com que você corrija a sua postura, tenha mais energia, fique mais flexível e tonificado, além de queimar calorias e ser um ótimo aliado na perda de peso – diz Joana.

Leia mais:
:: Quer malhar em casa? 6 exercícios para fazer com uma cadeira
:: Malhando em casa: 10 exercícios para deixar pernas e bumbum em forma
:: 5 opções para mamães e bebês fazerem exercícios físicos juntos | Vanessa Martini

Leia mais
Comente

Hot no Donna