Conheça os alimentos que estimulam o bronzeado

Donna ensina o que comer para ficar com a pele dourada do sol

Foto: Ricardo Chaves

Banho de sol, autobronzeador, manga. Você sabia que alimentos também ajudam a ter um bronzeado bonito? Existem nutrientes que, além de proteger a pele contra a radiação UV, também a deixam com um tom dourado e natural.

– Certos alimentos atuam como fotoprotetores porque contêm nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios – explica o nutrólogo André Veinert.

Os nutrientes dos alimentos são transportados pela corrente sanguínea e atuam sobre a derme e a epiderme (camadas profunda e superficial da pele), formando uma barreira protetora contra os raios solares. Cenoura, abóbora, damasco, mamão, pêssego, manga e outros alimentos amarelo-alaranjados, bem como as folhas verde escuras – rúcula, agrião, brócolis, espinafre – fornecem os nutrientes fotoprotetores.

– Eles fornecem o betacaroteno, que auxilia na formação da melanina e protege a pele contra os raios ultravioletas, além de atribuir uma cor natural ao bronzeado – conta o nutrólogo.

Por serem ricos em vitamina A e carotenoides, esses alimentos também ajudam a manter a cor da pele por mais tempo após a exposição ao sol.

Outros aliados do bronzeado são o tomate, a beterraba, o pimentão vermelho, a melancia, a goiaba e o morango – eles contêm licopeno, que também protege a pele dos nocivos raios ultravioleta.

Após a exposição ao sol, para hidratar e regenerar a pele, uma boa dica é a vitamina C – presente em  frutas como acerola, kiwi, caju, goiaba, manga-rosa, morango, melão, pêssego e em vegetais como salsinha, pimentão, couve-manteiga, folhas de mostarda, couve-flor, repolho, tomate e brócolis. Quem tomou sol demais pode ajudar na regeneração da camada lipídica da pele comendo frutas oleaginosas, como a castanha do Pará, ricas em vitamina E e selênio.

– Mas se a pele apresenta vermelhidão, o ideal é consumir chocolate amargo, chá branco e uva roxa que são ricos em flavonoides – explica Veinert. Esses alimentos são importantes porque ajudam a ativar a circulação sanguínea.

Com duas porções diárias desses nutrientes em sua alimentação, o bronzeado bonito é garantido. Se não gosta muito de algum, insira-o em saladas ou sucos – e não esqueça de manter-se hidratada durante os dias de calor: pelo menos dois litros de líquidos por dia, que podem variar entre água pura, água-de-coco, água aromatizada, sucos naturais ou chás gelados.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna