Conheça os nutrientes que ajudam a manter o bom aspecto da pele

Alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes é essencial

Frutas são fontes de vitaminas, carotenoides e flavonoides
Frutas são fontes de vitaminas, carotenoides e flavonoides Foto: Divulgação

Muitos fatores podem influenciar no aspecto da pele: genética, hormônios, idade. No entanto, há também fatores externos que fazem diferença, como a exposição aos raios ultravioletas, os hábitos de fumar e beber e a alimentação. Sim, para ter uma pele saudável e bonita é fundamental ter uma dieta equilibrada rica em vitaminas, mineiras e antioxidantes.

? Os antioxidantes atuam contra os radicais livres e têm efeitos fotoprotetores, prevenindo o envelhecimento da pele ? explica  a nutricionista Cinthia Yumi Yabuta.

Pesquisas sugerem que a interação entre os nutrientes – e não sua ação isolada – está relacionada com a aparência da pele. Segundo a especialista, um exemplo é o fato de a vitamina C atuar na regeneração da vitamina E, que possui efeito fotoprotetor.

Além de uma alimentação equilibrada e rica em substâncias com ação oxidante, a ingestão diária de bastante água é essencial para manter o brilho e a elasticidade da pele. De acordo com Cinthia, a água facilita o aproveitamento de algumas vitaminas e minerais pelo organismo.

Confira a lista feita pela nutricionista das principais fontes de nutrientes que influenciam no aspecto da pele:

:: Vitamina A

– Origem animal: queijo, manteiga, ovos, fígado e alimentos enriquecidos, como o leite

– Origem vegetal: vegetais folhosos (espinafre, brócolis) e vegetais amarelos (abóbora, cenoura, damasco)

:: Vitamina C

– Frutas em geral, principalmente as cítricas: acerola, kiwi, mamão, laranja, caju, goiaba e morango

– Hortaliças: repolho, brócolis, tomate e pimentão

:: Vitamina E

Óleos vegetais, folhosos, grãos integrais, sementes e oleaginosas

:: Zinco

– Frutos do mar, aves e carnes

– Leguminosas e grãos também contêm este mineral, mas o seu aproveitamento é melhor nos alimentos de origem animal 

:: Carotenoides

Vegetais folhosos, cenoura, tomate, abóbora, manga, espinafre, couve e melancia

:: Flavonoides

Chá verde, uva, nozes, morango e maçã

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